Você sabia que é possível transformar parte do seu Imposto de Renda em impacto social? Empresas tributadas pelo lucro real podem destinar até 1% do IR devido ao Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente (FDCA) até o dia 31 de dezembro, sem custo adicional. Essa iniciativa permite direcionar recursos para projetos que mudam vidas, alinhando responsabilidade social aos valores corporativos, impactando diretamente a vida de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.
Por que contribuir?
A destinação de parte do Imposto de Renda é segura, não interfere em outras deduções fiscais e é regulamentada pela Receita Federal, garantindo total segurança no processo. É um gesto simples que gera benefícios reais. “Confie no seu contador e no processo porque ele é regulado pela receita federal, além de ser muito simples. É importante que nossa sociedade conheça essa importante ferramenta de destinação de recursos por meio do Imposto de Renda”, reforça Daniela Marra, controller do Instituto Ramacrisna.
O Impacto das Doações
O Centro de Apoio Educacional Ramacrisna (CAER) é um dos projetos beneficiados pelo Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente (FDCA) e apresenta um Retorno Social sobre Investimento (SROI) de 3,62. Isso significa que cada R$ 1,00 doado ao projeto se transforma em R$ 3,62 em benefícios para as crianças atendidas. Desde 1992, o CAER já atendeu mais de 17 mil alunos de 6 a 13 anos, oferecendo oficinas de formação integral no contraturno escolar, além de alimentação de qualidade, material escolar e vestuário.
Iniciativas como essas transformam vidas como a de Gabriela Lopes, aluna da Orquestra Filarmônica Ramacrisna. Gabriela ingressou no projeto aos 8 anos e hoje, aos 19, é spala da orquestra e estudante de música na UEMG. “Nunca imaginei estar onde estou hoje, cursando faculdade, tocando com artistas renomados e rodando o país em turnês. Tudo isso só foi possível graças ao projeto, que oferece suporte e oportunidades incríveis”, relata Gabriela emocionada.
Com iniciativas como o CAER e a Orquestra, o Instituto Ramacrisna reforça seu compromisso com a educação de qualidade, redução das desigualdades e construção de um futuro mais justo e promissor.
Conheça os Projetos Contemplados em 2024
Este ano, as doações serão destinadas aos projetos “Meu Cordel” e “Isso é Coisa de Criança”, que incentivam a leitura. O primeiro estimula a criatividade por meio da linguagem poética e rimas, enquanto o segundo distribui malas de leitura com livros infantojuvenis para creches de Betim. “Destinar parte do Imposto de Renda para fundos como o FDCA é mais do que uma estratégia de responsabilidade fiscal; é um ato de cidadania. As empresas que escolhem investir em organizações como o Instituto Ramacrisna estão ajudando a mudar vidas e fortalecer comunidades”, destaca Solange Bottaro, vice-presidente do Instituto.
Por que participar?
Empresas que destinam parte de seus impostos não só cumprem seu papel social, mas também ajudam a construir um futuro promissor. A parceria com o Instituto Ramacrisna é a prova de que essas doações geram resultados transparentes e efetivos.
Como realizar a destinação:
O processo é simples:
1.Consulte o contador da empresa e informe o valor do IR devido.
2.Faça o pagamento até 31 de dezembro do valor referente a 1% do total devido para o Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente (FDCA) de Betim.
3.Informe o Instituto Ramacrisna como beneficiário e escolha entre os projetos “Meu Cordel” ou “Isso é coisa de criança”.
4.Registre a destinação na declaração de IR.
Transforme o imposto devido em esperança, oportunidades e transformação de vidas. Clique aqui e saiba mais sobre como destinar o IR.