Notícias

14 de julho de 2023

Notícias|ONG's|Qualificação Profissional

Impressão 3D: por que essa tecnologia vai impactar o futuro?

Saúde, educação, engenharia e arquitetura são só algumas áreas que serão modificadas pela modelagem e impressão 3D

A impressão 3D surgiu em 1984. A tecnologia permite a criação de objetos a partir da disposição de materiais em três dimensões, com base em um modelo digital. Ou seja, para o processo funcionar, é preciso que o software, o hardware e os materiais funcionem perfeitamente e em conjunto.

Nos últimos anos, a impressão 3D tem se desenvolvido cada vez mais e é uma possibilidade de inovação para diversas áreas de indústria e serviços. A expectativa é que a técnica permita o barateamento de algumas peças e a criação de novos objetos.

Para que serve a impressão 3D?  

Atualmente, a maior parte dos objetos feitos nas impressoras 3D são feitos de plástico, funcionando por meio da fundição de um filamento de matéria-prima, utilizando uma fonte de calor, como o laser.

Isso já permite utilizar a impressão 3D para criar brinquedos e ferramentas, por exemplo. Mas a tecnologia avança cada vez mais e os cientistas já estudam criar objetos utilizando outros tipos de material. 

Assim, será possível botar em prática melhorias na área da saúde, alimentação e construção civil. Um modelo de coração impresso nesse tipo de equipamento, por exemplo, permite melhor formação de profissionais como médicos e enfermeiros.

Também será possível criar próteses e implantes personalizados com rapidez, e até órgãos inteiros poderão ser utilizados em transplantes. Já na indústria de construção, será possível criar uma casa do zero em 24 horas.

Essas são só algumas possibilidades da tecnologia, mas as indústrias têm um potencial infinito para explorar. Tudo com alto nível de detalhamento, rapidez na criação, personalização, economia de recursos e flexibilização de invenções.

Tecnologia necessita de mão-de-obra

Todo esse potencial só poderá sair do papel se existirem trabalhadores especializados em operar o equipamento. Atualmente, existe o técnico de impressão 3D. Esse profissional cuida de todo o processo de fabricação das peças, desde a criação do projeto de design, passando pela preparação da impressão das bandejas em ambiente digital, passando pela impressão, até as tarefas de pós-processamento.

Durante todas as etapas, o técnico é responsável por fazer os ajustes e configurações necessárias, o tratamento e o acabamento final das peças. Sabendo de todo esse processo, o Instituto Ramacrisna oferece o curso de Modelagem e Impressão 3D para jovens e adultos entre 16 e 35 anos que querem aprender o ofício.

Nas aulas, os alunos aprendem todas as técnicas necessárias para criar e modelar desenhos tridimensionais por meio de programas modeladores. Nesses softwares, eles vão aprender como preparar e fatiar o desenho criado para que possa ganhar vida na impressora 3D. 

Além disso, os estudantes aprendem como configurar o equipamento para realizar a impressão de forma ágil, econômica e com alta qualidade. Por fim, o curso também ensina as  técnicas de montagem, manutenção, limpeza e alinhamento da impressora para que a impressão ocorra de forma correta.

Ao todo, são 20 alunos por turma, com acesso teórico e prático às impressoras disponíveis no FabLab Ramacrisna. As aulas são duas vezes por semana, totalizando uma carga horária de 32 horas/aula.

O Instituto atua há mais de 60 anos na capacitação, profissionalização e inserção no mercado de trabalho de pessoas em situação de vulnerabilidade social moradoras da região metropolitana de Belo Horizonte.

Nas seis décadas de atuação, mais de 2 milhões de pessoas foram impactadas pelos nossos projetos. Você e sua empresa podem ajudar a transformar a vida de mais gente. Conheça nosso trabalho e faça sua doação.

compartilhar:

Receba nossas notícias