Notícias

13 de junho de 2022

Apoio pedagógico|Tecnologia e Inovação

Inclusão digital: como a tecnologia ajuda pessoas em vulnerabilidade social

O Instituto Ramacrisna investe em projetos de inclusão digital que levam tecnologia para crianças, adolescentes e jovens.

Inclusão digital é levar o acesso à tecnologia ao maior número de pessoas possível. Permitindo que elas ingressem no mundo digital, tendo contato com à informação, conhecimento e à cidadania.

Investir em inclusão digital também é dar mais possibilidades para conquistar um emprego, melhorando currículos, ampliando o leque de vagas e facilitando o acesso a cadastros para postos de trabalho e processos seletivos.

Em tempos pós-pandemia de covid-19, o acesso à tecnologia se torna ainda mais necessário, já que aulas online e trabalho home office se tornaram práticas que devem continuar mesmo com a retomada das atividades.

Por isso, o Ramacrisna investe em ações de inclusão digital. A mais recente foi a inauguração do FabLab, um espaço inovador de fabricação digital. Em todo o Brasil, existem apenas 25 unidades desse tipo, sendo três em Minas Gerais – todas em Belo Horizonte. Esta é a primeira unidade a ser implantada na cidade de Betim, em uma zona rural.

FabLab: inovação e inclusão digital

O FabLab é um laboratório de inovação criado para estimular a criatividade e o conhecimento por meio da prática, transformando ideias em realidade. A iniciativa tem por objetivo promover a qualificação profissional de jovens e adultos e a inclusão digital de crianças e adolescentes, alunos do ensino fundamental de escolas públicas, através do aprendizado de programação e conhecimentos básico e intermediário em tecnologia. 

https://www.youtube.com/watch?v=vB2LPK3G5Gg

Com isso, o Ramacrisna quer levar inclusão, inovação e tecnologia de ponta para além das fronteiras regionais, sociais e econômicas. No espaço, são ministradas aulas, cursos e oficinas, como o Meninas em Rede, focado na inserção de mulheres na programação.

Já no projeto Xeque Mate, além de oficinas de xadrez,os alunos participam de lições de Robótica Educacional. A atividade ajuda a incentivar o lado criativo, o conhecimento de programação e o raciocínio lógico. Além disso, propicia o trabalho colaborativo, o compartilhamento de dados e a interdisciplinaridade.  

A inauguração do FabLab também trouxe mudanças na rotina de crianças e adolescentes matriculados no Centro de Apoio Educacional Ramacrisna (CAER). Diariamente, eles cumprem carga horária no espaço, seja com oficinas de matemática e informática básica ou usando da tecnologia para ajudar no nivelamento escolar. 

Já com a impressora 3D, os alunos fazem a modelagem em diferentes softwares, de forma colaborativa e estimulando a criatividade. Os óculos de realidade virtual também estão disponíveis para as crianças e jovens, que podem utilizá-los para conhecer lugares distantes e ver o mundo de outra forma.

Iniciamos as aulas do novo curso de Autocad que é utilizado em áreas como engenharia mecânica e civil, para o desenvolvimento de projetos e desenhos técnicos, onde o aluno irá aprender elaborar peças de desenho técnico em duas dimensões e para criação de modelos tridimensionais criando plantas e projetos utilizando técnicas para salvar, abrir e nomear arquivos,  noções de geometria, plano cartesiano, ângulo, projeção ortogonal, apresentação da interface do programa, diferenças entre interfaces em 2D e 3D.

Profissionalização e doações de computadores

O Ramacrisna também oferece cursos para que jovens encontrem na tecnologia uma profissão. No curso de Operador de Computador, os profissionais aprendem a montar, instalar e reparar computadores. Além de receberem a capacitação para suporte a redes de computadores locais e para configuração de equipamentos e softwares. 

Durante as aulas, os jovens realizam consertos de computadores doados por empresas. Além de aprenderem a como dar manutenção nas máquinas, após o reparo elas são cedidas para crianças do Centro de Apoio Educacional Ramacrisna – CAER. A distribuição é feita via sorteio entre aqueles que estão participando e frequentes em todas as oficinas e não têm computador em casa. As famílias assinam o compromisso de devolução caso o equipamento deixe de funcionar, para que o Ramacrisna dê a destinação correta, evitando assim o descarte inadequado, poluindo o meio ambiente. 

Outro curso ofertado é o de Robótica Industrial, em que os alunos aprendem conceitos de eficiência e segurança para desenvolvimento de programação, lógica de controle de processo industrial e manipulação e programação de robô industrial. 

Todos esses projetos são colocados em prática com a ajuda de empresas parceiras e patrocinadores, que fazem parte da nossa corrente do bem. Você pode nos ajudar a levar tecnologia para mais pessoas. Doe para o Ramacrisna e contribua para a inclusão digital.

compartilhar:

Receba nossas notícias