Notícias

6 de fevereiro de 2026

Apoio pedagógico|Arte e Cultura|Crianças|Doações|Esportes|ONG's|Prêmios|Produtora Antenados|Qualificação Profissional|Tecnologia e Inovação

Instituto Ramacrisna celebra 67 anos e supera 170 mil atendimentos em 2025

Iniciativas sociais, segurança alimentar, cuidado com pessoas e reconhecimento institucional reforçam o impacto social do Instituto ao longo de 2025

 

O Instituto Ramacrisna celebra 67 anos de atuação social reafirmando seu compromisso com a transformação de vidas por meio da educação, qualificação profissional, cultura, esporte e assistência social. Em 2025, a instituição alcançou a marca de 171.544 atendimentos, resultado do trabalho contínuo e da atuação em parceria com o poder público e empresas.

Ao longo de sua trajetória, o Instituto Ramacrisna consolidou-se como referência em projetos sociais voltados para pessoas em situação de vulnerabilidade social na Região Metropolitana de Belo Horizonte, ampliando oportunidades e promovendo inclusão social.

Do total de atendimentos registrados em 2025, 25.045 foram realizados diretamente pelo Instituto Ramacrisna, enquanto 146.499 aconteceram em parceria com o poder público, fortalecendo a atuação em rede e ampliando o alcance social das ações.

Parcerias que transformam: Instituto Ramacrisna e Prefeitura de Betim

A parceria com a Prefeitura de Betim segue como um dos pilares desse impacto, especialmente nas ações de segurança alimentar e assistência social:

  • 2.151.075 refeições servidas em parceria com a Secretaria de Saúde;
  • 834.782 refeições servidas nos Restaurantes Populares de Betim;
  • 138.147 kg de alimentos distribuídos por meio do Banco de Alimentos;
  • 20.137 pessoas beneficiadas com doações alimentares.

Além disso, a parceria rendeu 68.523 atendimentos realizados no Projeto Viva o Esporte em parceria com a Secretaria de Esportes. Enquanto isso, no Projeto CASA, foram 57.839 atendimentos.

No CAER (Centro de Apoio Educacional Ramacrisna), 268 crianças e adolescentes participaram de atividades esportivas, culturais, aulas de informática e reforço escolar. Além disso, houve a doação de 20 computadores para alunos do projeto, ampliando o acesso à tecnologia e ao conhecimento.

O xadrez e o judô também brilharam em 2025. O xadrez contou com 161 participantes, conquistando 12 participações em campeonatos em seis cidades. Como resultado, os alunos faturaram 12 primeiros lugares, 15 segundo lugar e 12 terceiro lugar.

Enquanto isso, no judô, 194 alunos participaram de 22 campeonatos. Ao todo, foram 132 medalhas e 13 troféus conquistados em competições locais, estaduais e nacionais. 

Inovação, qualificação profissional e cultura

No FabLab, 221 crianças participaram das Oficinas de Robótica. Além disso, 98 alunos de nove turmas foram certificados em cursos na área de tecnologia . 

Enquanto isso, os cursos de qualificação profissional atenderam 888 alunos em 21 modalidades diferentes. Além disso, o projeto Construindo o Futuro, realizado com apoio da Petrobras, certificou 328 participantes em cursos nas áreas de beleza, gestão e empreendedorismo. A iniciativa ainda incluiu 1.226 participantes das atividades esportivas impulsionando comunidades e transformando vidas na grande BH. 

O programa de aprendizagem inseriu  770 jovens como aprendizes em empresas de 10 cidades da RMBH, um aumento de 20% em relação a 2024.  Além disso, tivemos 164 jovens efetivados pelas empresas ao final do período como aprendizes. 

Na área cultural, a Orquestra Filarmônica Ramacrisna contou com 50 músicos, realizou 51 apresentações e alcançou público estimado de mais de 25 mil pessoas. Enquanto isso, na Biblioteca foram 3.308 atendimentos e 1.751 livros emprestados. Já o projeto Mala de Leitura doou 75 kits, beneficiando 14.285 pessoas. 

Cuidado integral com pessoas

A atuação do Ramacrisna também se fortalece por meio de iniciativas complementares que ampliam o impacto social e institucional. A Produtora Antenados, por exemplo, segue contribuindo para a formação prática e geração de oportunidades, com a realização de 520 coberturas fotográficas, produção de 429 vídeos e atendimento a 31 clientes ao longo do ano.

Na área de segurança alimentar, o Ramacrisna manteve o compromisso com o cuidado integral das pessoas atendidas, servindo 87.400 refeições e 60.322 lanches dentro da instituição.

O trabalho solidário também se destacou por meio das doações de alimentos. Em 2025, foram recebidas 2.622 doações de parceiros, beneficiando diretamente 10.488 pessoas em situação de vulnerabilidade social.

O Instituto também reforçou seu compromisso com a valorização das pessoas e o desenvolvimento profissional das equipes. Ao todo, são 592 funcionários e 548 aprendizes contratados em regime CLT. A instituição mantém um quadro majoritariamente feminino, com 61% de mulheres e 39% de homens, além de investir continuamente na qualificação interna, totalizando 729 horas de treinamento para colaboradores. O cuidado com a saúde mental e social segue como prioridade. Foram realizados 704 atendimentos psicológicos para funcionários, 587 para adolescentes e jovens do programa de aprendizagem e Orquestra, além de 220 atendimentos psicológicos e 30 atendimentos sociais voltados aos alunos do CAER, totalizando 1.511 atendimentos psicológicos e 30 atendimentos sociais.

67 anos do Instituto Ramacrisna

Com 67 anos de atuação, o Instituto Ramacrisna é uma referência nacional no desenvolvimento social, se destacando pela inovação e eficácia de seus projetos, que abrangem aprendizagem, profissionalização, cultura, geração de trabalho e renda, tecnologia, esporte e lazer.

 Em 2025, recebeu o prêmio de Impacto Social pela BrazilFoundation, que reconheceu 25 organizações brasileiras de destaque pela excelência, inovação e liderança na transformação social. Foi contemplada pelo Global Humanitarian Award – Índia, um reconhecimento internacional por sua atuação humanitária e impacto social em escala global. Figura no ranking Thedotgood (2022 a 2025) e, pela 8ª vez, foi reconhecida entre as 100 Melhores ONGs do país. No último ano, foi considerada destaque de Minas Gerais na categoria estadual da premiação.Modelo de autossustentabilidade, o Ramacrisna mantém uma fábrica de cercas de arame, cuja receita contribui com cerca de 40% das despesas básicas da instituição, garantindo maior autonomia e continuidade das suas ações sociais. 

Mas esse é só o começo. O Ramacrisna quer continuar transformando vidas. Para isso precisamos de sua ajuda. Entre em contato e saiba como ajudar.

compartilhar:

Receba nossas notícias

    Visão geral de privacidade

    Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.