Os amantes da sétima arte têm um motivo a mais para celebrar em Betim. O Instituto Ramacrisna será um dos espaços que receberá parte da programação da 2ª Mostra de Cinema de Betim, evento gratuito que desde outubro vem movimentando a cidade com uma agenda repleta de oficinas, exibições, seminários e apresentações culturais. A iniciativa, idealizada pela cineasta e jornalista Elizabete Martins Campos, é realizada por meio das Leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura, tem como propósito fortalecer o setor audiovisual e promover o acesso à cultura.
Entre as atividades que acontecerão no Instituto está a oficina “Som para o Audiovisual”, marcada para os dias 13 e 14 de novembro, das 13h às 16h, no espaço do Ramacrisna (Rua São Paulo, 379, Santo Afonso – Betim). A atividade abordará desde a captação de áudio até o desenho e finalização do som, destacando o papel essencial desse elemento na criação de atmosferas e narrativas cinematográficas. A oficina é voltada para profissionais e interessados a partir de 18 anos, incluindo técnicos e operadores de som, microfonistas, músicos, DJs e designers de som.
Para a idealizadora da Mostra, Elizabete Martins Campos, a presença do Instituto Ramacrisna na programação reforça a importância de conectar diferentes segmentos da sociedade em torno da cultura. “Estamos dialogando e convidando os diversos setores de Betim a participarem das discussões sobre o fortalecimento da indústria criativa no Brasil. O Ramacrisna é um parceiro fundamental, pois alia a formação técnica à inclusão social, formando público e profissionais por meio da educação e da arte”, destaca Elizabete.
Com mais de seis décadas de atuação, o Instituto Ramacrisna é uma das principais referências em educação, cultura e inclusão social em Minas Gerais. Por meio de sua produtora Vídeos Antenados, o Instituto realiza produções audiovisuais profissionais e também oferece cursos gratuitos de audiovisual, democratizando o acesso à formação técnica e estimulando jovens a ingressarem no mercado criativo.
A vice-presidente do Instituto, Solange Bottaro, celebra a oportunidade de integrar a programação da Mostra e destaca o papel transformador do cinema na formação humana e profissional. “O audiovisual é uma poderosa ferramenta de expressão e transformação. Ao sediar uma oficina da Mostra de Cinema e abrir espaço para o diálogo entre instituições e produtores culturais, o Ramacrisna reafirma seu compromisso com o desenvolvimento da cultura em Betim e com a valorização dos talentos locais”, afirma Solange.
A 2ª Mostra de Cinema de Betim terá sua Mostra de Filmes entre os dias 26 e 30 de novembro, no Monte Carmo Shopping, exibindo 28 produções brasileiras e locais entre curtas, médias e longas-metragens. A abertura oficial acontece no dia 25 de novembro, às 17h30, com o seminário “Betim Indústria Criativa – Desafios e Caminhos Possíveis”, que contará com acessibilidade em Libras.