No embate, 11, dos 14 alunos do Instituto Ramacrisna foram premiados em suas respectivas categorias
No último sábado, 19 de julho, a cidade de Pará de Minas foi recebeu o Torneio Satélite dos Campeonatos Mineiros de Xadrez Rápido e Blitz 2025. A competição, que foi realizada na AABB Pará de Minas, reuniu 38 jogadores de diversos municípios do estado, promovendo um ambiente desafiador e enriquecedor para os participantes.
Representando o Instituto Ramacrisna, de Betim, 14 jovens enxadristas – que fazem parte do projeto Vencer, Acreditar, Lutar, Engajar (VALE), realizado pela Instituição m parceria com a empresa VALE, enfrentaram adversários de diferentes faixas etárias e níveis técnicos, acumulando aprendizado, estratégia e superação em cada partida. O resultado foi positivo: 11 alunos conquistaram troféus e medalhas, com colocações entre os cinco primeiros de suas categorias, sendo dois primeiros lugares, dois segundos lugares, três terceiros lugares, dois quartos lugares e dois quintos lugares, um desempenho que evidencia o crescimento técnico e emocional dos atletas.
O torneio também teve um papel decisivo na preparação dos estudantes para os desafios que virão. Diversos alunos garantiram vaga para os Campeonatos Mineiros de Xadrez Rápido e Blitz, que acontecerão em breve. Para o professor de xadrez do Instituto Ramacrisna, Bruno Jacomini, a experiência foi fundamental para o desenvolvimento dos enxadristas. “Esses campeonatos são muito importantes para que os alunos testem seus conhecimentos, aprendam a lidar com a pressão do jogo e ganhem confiança no próprio potencial. Foi uma excelente oportunidade de amadurecimento e reforço do trabalho que fazemos em sala de aula. ”, conta.
A vice-presidente do Instituto Ramacrisna, Solange Bottaro, também celebrou o desempenho dos jovens. “É emocionante ver nossos alunos se destacando em campeonatos por todo o estado. A equipe de xadrez do Ramacrisna é motivo de muito orgulho. O esporte transforma vidas, e nossos enxadristas mostram que, com dedicação e oportunidade, é possível ir muito além. ”, comemora.