Notícias

24 de abril de 2023

Jovem Aprendiz|Qualificação Profissional

Jovem Trabalhador: como entrar no mercado em 2023

Entrar no mercado como um  jovem trabalhador é um desafio. Especialmente se você não tem uma formação ou não está ligado a alguma organização. Muitos até desistem e acabam atrasando sua entrada no ambiente de trabalho. 

Há inúmeras iniciativas para ajudar quem quer começar uma carreira. Aqui mesmo no Instituto Ramacrisna, além do programa Adolescente Aprendiz que insere jovens de 14 a 20 anos no mercado de trabalho, temos diversos cursos profissionalizantes que podem facilitar esse ingresso no mundo corporativo.  

A importância  dessa entrada no mercado de trabalho é tão grande que tem até um dia especial. A data de 24 de abril foi a escolhida para o Dia Internacional do Jovem Trabalhador. É o momento simbólico para quebrar preconceitos e ajudar quem tenta se tornar um profissional. 

Quer saber mais sobre os desafios e as soluções para o jovem trabalhador? Então siga a leitura! 

Estágio e Aprendizagem: os caminhos do Jovem trabalhador 

As duas principais formas do Jovem Trabalhador entrar no mercado é através de programas de estágio ou de aprendizagem. 

Vamos conhecer mais sobre os dois agora.

Jovem Trabalhador: Programas de Estágio 

A nova lei de estágio foi promulgada em setembro de 2008 e trouxe avanços consideráveis para os estudantes. 

Pela legislação, o estágio é “o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo do estudante. O estágio integra o itinerário formativo do educando e faz parte do projeto pedagógico do curso”

Ele é dividido em duas categorias. Uma é o estágio obrigatório, definido como pré-requisito no projeto pedagógico de alguns cursos. Assim, o aluno precisa dele para a obtenção do diploma. Nesta categoria, bolsas, auxílio-transporte e outras formas de remuneração são facultativos. 

Já o estágio não obrigatório é uma opção do estudante. Porém, as horas investidas são acrescidas à carga horária da escola ou faculdade. Portanto, apesar de opcional, o estágio é fundamental para a formação do aluno, que deve, necessariamente, ser remunerado. 

Jovem Trabalhador: Programa de Aprendizagem 

A Lei da Aprendizagem foi promulgada no ano 2000 e pode ser considerada um marco de inclusão social no Brasil. Além de abrir as portas para o mercado de trabalho, ela traz esperança de um futuro melhor para jovens de todo o país. 

Pela lei, para ser um Jovem Aprendiz, o adolescente tem de possuir entre 14 e 24 anos e ter cursado ou estar cursando o ensino fundamental ou médio. Sendo que, para quem tem de 14 a 16 anos é obrigatório estar na escola. 

Para que seja efetivado, é necessária uma formação prática e que o jovem esteja matriculado em um curso de aprendizagem de uma instituição formadora. 

A carga horária que um Jovem Aprendiz pode exercer é de quatro a seis horas por dia, nunca excedendo as 30 horas semanais. E esse tempo precisa ser dividido entre o trabalho e as aulas teóricas. Além disso, os menores de 18 anos não podem exercer trabalhos noturnos. 

Ainda de acordo com a Lei, todas as empresas de médio e grande porte devem contratar aprendizes. As vagas devem corresponder a um mínimo de 5% e um máximo de 15% do seu quadro de funcionários.

AprendizDay

Para comemorar o Dia Internacional do Jovem Trabalhador o projeto Adolescente Aprendiz Ramacrisna realizou um evento de uma semana, com alunos do instituto e dos polos. Assim, ele contou com a participação de jovens de Betim, Belo Horizonte, Igarapé e Juatuba. Além disso, contamos com aprendizes que fazem as atividades teóricas “im loco” nas empresas parceiras Tupy e Teksid.

Segundo Janara Gomes, coordenadora pedagógica do Ramacrisna, “A intenção foi oferecer uma semana de descontração e integração. Tivemos atividades como “Passa ou Repassa Aprendiz”, incluindo muitas tortas de chantilly. Realizamos perguntas que envolvem: conhecimentos gerais, sobre o Ramacrisna e conteúdos apresentados em sala de aula.”

Conheça o projeto Adolescente Aprendiz 

O Ramacrisna é uma das instituições credenciadas para o treinamento de jovem aprendiz em Minas Gerais. O Adolescente Aprendiz foi criado em 2005, é uma das mais importantes iniciativas do Ramacrisna. Desde seu lançamento, mais de 4000 jovens em situação de vulnerabilidade foram atendidos. 

O projeto oferece formação teórica e prática nas seguintes áreas:

  • auxiliar administrativo
  • assistente de logística 
  • auxiliar de serviços bancários
  • auxiliar de audiovisual, 
  • auxiliar de comércio e serviços, 

Clique aqui para conhecer mais sobre o programa e contratar um Jovem Aprendiz do Ramacrisna. 

compartilhar:

Receba nossas notícias