A leitura traz diversos benefícios para a formação de uma criança além de ser uma ótima forma de distração dos pequenos. Por isso, é importante que a interação aconteça ainda na primeira infância.
De acordo com especialistas, o livro infantil pode ser convidativo para a criança, estimulando a imaginação e estimulando a forma de compreender o mundo.
Mas na hora de escolher um exemplar muita gente tem dúvida de quais agradam os pequenos e trazem os benefícios adequados. Por isso, preparamos um guia com as indicações para cada idade.
Guia do livro infantil
O contato com a literatura pode ocorrer desde os primeiros dias de vida. Entre zero e cinco meses, a recomendação é que sejam escolhidos livros infantis que sejam feitos em materiais resistentes, como pano ou plástico.
Os exemplares devem ter poucas páginas e conter muitas figuras. Durante a interação, é importante que pais ou responsáveis interajam com a história, apontando as figuras que estão no livro, dizendo as palavras em voz alta, facilitando que o bebê compreenda o que está vendo. Outra dica é representar com gestos ou voz a figura que estiver indicando.
Já entre os seis meses e um ano, os livros infantis devem ter texturas, figuras coloridas e ilustrações que despertem a atenção. Também é importante que eles sejam feitos em materiais resistentes, para que o bebê possa interagir com as páginas, popups e dedoches.
Quando a criança tiver entre 1 e 3 anos, escolha os textos rimados e ricos em repetições, como as poesias e as fábulas em versos. O livro infantil para essa idade deve ser rico em ilustrações, permitindo a prática da nomeação e descrição de cenas. Além disso, os exemplares com imagens em diferentes formatos e texturas ajudam a explorar o tato.
Para as crianças no fim da primeira infância, com idades de 3 a 6 anos, os livros com histórias longas e menos imagens são os mais indicados. É o caso dos contos de fadas, fábulas e autores clássicos da literatura infantil. Para tornar o momento mais interessante, peça para que a criança reconte a história, o que estimula a linguagem e a memória.
Para crianças alfabetizadas
Quando a criança aprende a ler, o livro infantil ajuda a criar autonomia e autoconfiança. Além disso, pode ser uma ótima forma de estimular valores. Por isso, para os leitores de 6 a 8 anos, especialistas recomendam livros com histórias mais longas, com cenários, vilões e heróis.
Já entre 8 e 10 anos, os livros devem ter histórias com começo, meio e fim. No enredo, devem ser abordados temas de convívio social, como amizade e respeito às diferenças, por exemplo.
Por fim, no final da infância, até os 12 anos, as histórias devem ter enredos mais densos e uma linguagem mais elaborada. Também é hora de explorar diferentes gêneros textuais, como contos, crônicas, novelas, ficção científica e romance, por exemplo.
Conheça a Biblioteca do Instituto Ramacrisna
A Biblioteca Professor Arlindo Corrêa da Silva, que esse ano completa 48 anos de existência, conta com mais de 9 mil livros em seu acervo. Para estimular o hábito em crianças e adolescentes, são feitas contações de histórias e mediações de leitura. Além disso, todos os volumes estão disponíveis para empréstimo para moradores da comunidade de todas as idades.
“Quando a biblioteca dá autonomia aos leitores para acessarem acervos, opinarem em aquisições e participarem de planejamento e ações, o leitor se sente parte integrante e atuante. Além de empoderar, isso aproxima o público, que cria o hábito da leitura”, explica a coordenadora da Biblioteca, Cleide Moura.
A Biblioteca desenvolve diversos projetos de incentivo à leitura, como o Mala de Leitura. Trata-se de uma mala com aproximadamente 40 livros e se transforma em uma “estante expositora” quando é aberta. Através dele, diversas instituições de ensino são visitadas com uma biblioteca itinerante e recebem doações de livros.
Você pode nos ajudar a dar continuidade a esse e outros projetos. É só entrar em contato conosco.