Empresas que investem em causas sociais conquistam a admiração do público, aumentam sua credibilidade e constroem conexões autênticas com seus consumidores.
Em um mercado cada vez mais consciente, empresas não são avaliadas apenas pelo que vendem, mas também por aquilo que representam. E é nesse contexto que o marketing social se consolida como uma das estratégias mais eficazes para construir reputação, credibilidade e conexão emocional com o público.
O marketing social não é uma tendência passageira, ele representa uma mudança profunda na forma de fazer negócios. Isso porque ele conecta os objetivos empresariais a causas sociais relevantes, criando um ciclo virtuoso de valor compartilhado enquanto a empresa gera impacto positivo na sociedade, fortalece sua imagem e fideliza seus clientes.
O marketing social é uma forma estratégica e ética de uma empresa contribuir com a sociedade e, ao mesmo tempo, fortalecer sua presença de marca. Trata-se de gerar valor real, com responsabilidade e propósito, e não apenas de associar a imagem da empresa a causas para parecer moderna ou preocupada.
Isso porque, ao adotar uma postura ativa em relação a temas sociais, marcas demonstram responsabilidade, empatia e visão de longo prazo — qualidades que o consumidor valoriza profundamente. Segundo pesquisa do site Mídia Market, 89% dos brasileiros passam a admirar uma marca que se posiciona e atua em momentos de necessidade.
Além disso, 87% dos entrevistados disseram que compram mais de marcas que se alinham a este propósito e 70% estão dispostos a pagar mais caro por produtos de empresas que agem com responsabilidade social.
Mas, mais do que isso, o marketing social pode até mudar a forma como uma marca é vista. A pesquisa da Mídia Market mostrou que 79% dos brasileiros reconsiderariam marcas que antes rejeitavam, caso as empresas se envolvessem positivamente em causas sociais.
O engajamento com causas gera identificação e transforma clientes em defensores da marca. Isso significa não só maior retenção e lifetime value (Valor do Tempo de Vida do Cliente), métrica que estima o valor financeiro total que um cliente gera para uma empresa durante todo o período em que mantém um relacionamento com ela). Mas também permite o fortalecimento da reputação mesmo em momentos de crise.
Ao adotar o marketing social de forma estruturada e verdadeira, as empresas constroem mais do que uma imagem positiva. Elas desenvolvem vínculos emocionais, aumentam seu diferencial competitivo e criam ambientes corporativos mais inspiradores, tanto para clientes quanto para colaboradores.
O engajamento com causas sociais melhora a percepção da marca, amplia sua credibilidade, atrai talentos alinhados com propósito e impulsiona inovação. Além disso, consumidores engajados se tornam defensores da marca, compartilhando sua experiência e ampliando o alcance da mensagem.
Por isso, ao escolher uma Instituição para vincular a sua marca, deve-se levar em consideração sua trajetória e credibilidade. Instituições como o Instituto Ramacrisna, localizado em Betim (MG), e que possui mais de seis décadas de atuação em projetos sociais, além de ser referência nacional em transformação social por meio da educação, cultura, qualificação profissional, inclusão digital e esporte, são parceiros de peso para alcançar o impacto desejado em seu negócio . Grande parte dos projetos realizados pela Instituição se tornam realidade graças ao apoio de empresas que acreditam na força do marketing social com propósito.
Assim, sua empresa contribui com impacto social mensurável; fortalece sua marca com autenticidade; estabelece conexões reais com seu público; alinha-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); e participa de uma rede de empresas que lideram pelo exemplo.
Na prática, empresas parceiras do Ramacrisna têm acesso a um portfólio de projetos com alta qualidade técnica e comprovado impacto social. Além disso, contam com suporte completo para prestação de contas, divulgação de resultados e acesso a materiais institucionais que facilitam a comunicação com o público interno e externo.
A instituição também oferece caminhos para aporte por meio das Leis de Incentivo, permitindo que as empresas invistam parte de seus tributos em projetos transformadores. Dessa forma, o marketing social se torna também uma estratégia de gestão inteligente e sustentável.
E para ajudar sua empresa a dar o próximo passo com segurança e estratégia, o Instituto preparou o e-book “Marketing social na prática”, disponível gratuitamente. A publicação traz orientações valiosas para quem quer atuar com responsabilidade, transparência e resultado.
Baixe agora e descubra como sua empresa pode ser parte da mudança. O impacto começa com uma escolha.