O marketing social conecta empresas a causas transformadoras. Saiba como fazer parte dessa mudança.
Você sabe o que é marketing social? Mais do que uma tendência, essa estratégia conecta marcas a causas que realmente transformam vidas. Saiba como sua empresa pode fazer parte dessa mudança com propósito, visibilidade e resultados concretos.
O termo foi criado em 1970, por Philip Kotler e Gerald Zaltman – dois especialistas em marketing que perceberam que os princípios do Marketing tradicional, de venda de produtos, poderiam ser usados para causas sociais, na venda de ideias, atitudes e comportamentos.
Mas afinal, qual a diferença entre o marketing social e o marketing tradicional? O objetivo da empresa. Enquanto o primeiro foca em tentar fazer do mundo um lugar melhor, o segundo visa apenas o lucro. Classificada como versão 3.0 do marketing, a novidade foca valores, centrando-se em propósitos para promover mudanças positivas na sociedade.
Ou seja, marketing social é o uso de estratégias de marketing voltadas para promover o bem-estar coletivo. Em vez de vender um produto ou serviço, o objetivo é incentivar comportamentos positivos ou apoiar causas sociais relevantes. Ele pode estar presente em campanhas de conscientização, ações educativas ou no apoio direto a projetos sociais — inclusive através de leis de incentivo fiscal.
Mas engana-se quem pensa que isso se resume à filantropia. O marketing social na prática é estratégico: além de promover impacto social, fortalece a reputação das empresas, melhora a percepção da marca, fideliza consumidores e engaja colaboradores.
Ao investir em ações de marketing social, sua empresa:
Implementar o marketing social na sua empresa pode ser mais simples do que parece. Em primeiro lugar, é importante definir uma causa alinhada aos valores da marca. Isso garante autenticidade e engajamento genuíno, tanto do público externo quanto dos colaboradores.
Em seguida, é hora de buscar projetos sérios e bem estruturados, preferencialmente aprovados por leis de incentivo fiscal. Assim, sua empresa pode destinar parte do imposto devido a iniciativas com impacto real, sem comprometer o orçamento.
Confira algumas ações práticas para começar:
Há mais de seis décadas, o Instituto Ramacrisna atua em Betim (MG) e região com projetos voltados à educação, cultura, esporte, inclusão digital e capacitação profissional. E grande parte dessas iniciativas só é possível graças ao apoio de empresas comprometidas com o marketing social.
O marketing social não é apenas uma tendência, mas também uma forma de atuação consciente e estratégica. Por isso, ao apoiar iniciativas como as do Ramacrisna, sua empresa contribui para um futuro mais justo, enquanto fortalece sua marca com autenticidade e propósito. Quer entender melhor como o marketing social funciona, quais são as leis de incentivo e como escolher projetos confiáveis?
O Instituto Ramacrisna preparou o e-book “Marketing social na prática”, disponível gratuitamente, para responder a essas e outras dúvidas. A publicação traz exemplos práticos, orientações para empresas e mostra como cada real investido pode gerar impacto social verdadeiro.
Baixe o e-book e descubra como começar. O impacto começa com uma escolha.