Notícias|ONG's|Sustentabilidade
Como melhorar o mundo sem agredir o meio ambiente? Essa foi a pergunta motivadora para que a Organização das Nações Unidas (ONU) criasse os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Eles fazem parte da Agenda 2030, plano de ação global criado para erradicar a pobreza e promover qualidade de vida a todos. Levando em conta as condições do planeta e sem comprometer as próximas gerações.
Ao todo, 193 países assumiram o compromisso de envolver governos, empresas e sociedade civil para melhorar o mundo em três pilares: social, econômico e ambiental.
Em pesquisa do IDDRI, as ONGs são classificadas como atores-chave para tornar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável uma realidade. O estudo avaliou relatórios de organizações alemãs e franceses e estabeleceu quatro principais formas de atuação:
Aqui no Brasil, ONGs como o Instituto Ramacrisna também são fundamentais para que os 17 objetivos saiam do papel. Um levantamento realizado em 2018 ouviu 676 pessoas entre beneficiários, funcionários, clientes, fornecedores e parceiros. Eles apontaram quais ODS estão mais alinhados com a operação do Instituto Ramacrisna.
O trabalho foi feito pela ImpactLab, empresa de consultoria que desenvolve soluções em gestão de impacto e inovação para organizações com ou sem fins lucrativos, associados e alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Abaixo, você confere os ODS apontados como os mais alinhados com o Instituto. O tamanho das barras reflete o grau de envolvimento dos projetos do Ramacrisna com as metas.
A vice-presidente do Instituto Ramacrisna, Solange Bottaro, explica como esse mapa ajuda a compreender como os projetos são vistos.
A atuação do Ramacrisna foi incrível, pois uniu todos os stakeholders no processo. Desde a criança de 6 anos do ensino fundamental, aos funcionários, gestores e membros do Conselho Deliberativo. O envolvimento foi completo e todos vivenciaram a dor do planeta, das famílias vulneráveis e a importância de TODOS participarem juntos para a mudança desse sistema que não mais atende a vida digna e inclusiva de todos.
Nos ajude a continuar colocando os objetivos em prática. Você pode contribuir sendo pessoa física ou jurídica. Saiba como doar.
Além de apontar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável com mais afinidade, os entrevistados também explicaram como viam a as ações do Instituto de acordo com as metas:
ODS 10 – Redução das Desigualdades: Garante e promove a igualdade de oportunidades e a inclusão social e econômica, independente de idade, gênero, deficiência, raça, etnia ou religião.
ODS 4 – Educação de Qualidade: Oferece educação complementar à escola para crianças e adolescentes, promovendo a sociabilidade e a capacidade criativa e estimulando o potencial cognitivo.
ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico: Promove capacitação e inserção no mercado de trabalho pelo programa Adolescente Aprendiz. E cria oportunidades de qualificação ou requalificação profissional.
ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes: o Ramacrisna realiza, há mais de 60 anos, um trabalho responsável e transparente. Além de prezar pela ética e gestão inclusiva e participativa.
ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura: A Fábrica de Telas Ramacrisna possui maquinário moderno e adota princípios sustentáveis.
ODS 5 – Igualdade de Gênero: Garante a inserção e a igualdade de oportunidades das mulheres em seus projetos. Também realiza palestras e oficinas sobre igualdade de gênero e empoderamento feminino.
ODS 12 – Consumo e Produção Sustentáveis: Promove oficinas de materiais reaproveitados para as crianças do Centro de Apoio Educacional Ramacrisna, incentivando a preservação do meio ambiente e multiplicando as informações.
ODS 1 – Erradicação da Pobreza: garante a inclusão de adolescentes e jovens em vulnerabilidade social em projetos que promovam o desenvolvimento pessoal, social e econômico
ODS 3 – Saúde e Bem-estar: promove palestras e oficinas para conscientizar e reforçar a prevenção do uso de álcool e drogas. Informa sobre saúde sexual, DSTs e gravidez na adolescência.
ODS 7 – Energia Limpa e Sustentável: A Usina Fotovoltaica gera energia limpa, de fonte silenciosa e com economia imediata para as atividades sociais.
O Instituto Ramacrisna é o mais novo integrante do Movimento Minas 2032 (MM2032), que reúne organizações dos três setores da sociedade civil para acelerar as ações para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU).
A medida reforça o compromisso da organização na aplicação de esforços para alcançar as metas da Agenda 2030 tanto internamente – com funcionários, voluntários e assistidos – quanto com parceiros e população em geral.
Liderado pela empresária Adriana Muls, em parceria com o Instituto Orior, o “Movimento Minas 2032 (MM2032) – pela transformação global” propõe uma discussão sobre um modelo de produção duradouro e inclusivo, capaz de ser sustentável, e o estabelecimento de um padrão de consumo igualmente responsável. Em quase quatro anos de existência, o grupo vem crescendo e conquistando novos parceiros no setor público e privado.
Entre os participantes do MM2032 estão a Fundação Dom Cabral, Fundamig, FIEMG, ArcelorMittal, Governo de Minas, Rede Band, Sociedade Mineira de Engenheiros, CEMAIS, Sistema OCEMG, FAPEMIG, BH AirPort, entre muitos outros importantes representantes do primeiro, segundo e terceiros setores em Minas Gerais.
Compartilhe essa ideia. Envie esse artigo para um amigo conhecer nosso projeto.