Notícias

9 de outubro de 2025

Sem categoria

Orquestra Filarmônica Ramacrisna celebra 20 anos com espetáculo beneficente “Clássicos de Minas”

Apresentação reúne grandes nomes da música mineira no Cine Theatro Brasil, em uma noite de celebração, solidariedade e inclusão

 

No dia 12 de novembro, o palco do Cine Theatro Brasil recebe o espetáculo “Clássicos de Minas”, um concerto beneficente que celebra os 20 anos da Orquestra Filarmônica Ramacrisna. Sob a regência do maestro Eliseu Barros, a apresentação promete uma experiência única, marcada pela união entre tradição, inovação e solidariedade.

Mais do que uma comemoração, o concerto é um gesto coletivo de amor à cultura e à transformação social. Os artistas convidados participarão de forma voluntária, abrindo mão do cachê em prol da causa da Instituição, e toda a renda obtida com a venda dos ingressos será destinada à manutenção das atividades da Orquestra e dos demais projetos sociais do Instituto Ramacrisna. O evento também reforça o compromisso da instituição com a inclusão e a acessibilidade, contando com intérprete de Libras e audiodescrição para que mais pessoas possam vivenciar plenamente a emoção da noite.

No palco, a Orquestra dividirá arranjos exclusivos com artistas consagrados e da nova geração da música mineira, são eles: Ana Cristina, Bernardo do Espinhaço, Bloco de Belo, Laura Catarina, Malvina Lacerda, Marina Araújo, Patrícia Ahmaral, Renegado, Sérgio Pererê e Trio Amaranto. O repertório foi cuidadosamente escolhido para refletir a identidade múltipla e vibrante de Minas Gerais, transitando entre o congado e as folias tradicionais, o legado do Clube da Esquina, a energia dos blocos carnavalescos de Belo Horizonte e a força do rap, que dá voz às comunidades.

Segundo o maestro Eliseu Barros, o nome “Clássicos de Minas” é mais do que um título: é uma homenagem ao estado que inspira e molda a trajetória da Orquestra. Ele explica que o concerto foi concebido para valorizar a cultura e os artistas mineiros, traduzindo em música a alma das serras e montanhas. “Celebrar os 20 anos da Orquestra Filarmônica Ramacrisna com este espetáculo é um gesto de gratidão e amor às nossas raízes. Mesmo após quatro décadas de carreira, este concerto tem um valor profundamente emocional para mim, ele reflete a solidariedade que reuniu artistas, amigos e apoiadores do Instituto Ramacrisna — um convite para que todos testemunhem como a música pode transformar vidas, criar pontes e projetar para o futuro o melhor de quem somos”, afirma o maestro.

Para Solange Bottaro, vice-presidente do Instituto Ramacrisna, o concerto representa o resultado de duas décadas de dedicação e impacto social. “Cada nota tocada pela nossa Orquestra carrega histórias de superação e sonhos realizados. Ver esses jovens no palco, ao lado de grandes artistas mineiros, é a prova viva de que a música transforma. É uma celebração do que já conquistamos juntos e um convite para que mais pessoas se unam a nós nessa corrente de solidariedade e cultura que há 20 anos muda realidades”, destaca.

Sobre a Orquestra Filarmônica Ramacrisna

Criada em 2005, a Orquestra Filarmônica Ramacrisna nasceu com o propósito de levar a música clássica e instrumental às crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social da comunidade de Vianópolis, em Betim. Hoje, o grupo é formado por 50 jovens músicos e já se apresentou em alguns dos principais espaços culturais da região metropolitana de Belo Horizonte, como o CCBB, Teatro Bradesco, Cine Theatro Brasil, Palácio das Artes e Museu de Ciências Naturais da PUC Minas.

Em 2024, a Orquestra viveu um momento histórico ao se apresentar ao lado de Seu Jorge, em um show beneficente que celebrou os 65 anos do Instituto Ramacrisna, no Cine Theatro Brasil. O encontro reuniu cerca de mil pessoas e reafirmou o poder da música como instrumento de transformação e inclusão social.

Ao longo de sua trajetória, a Orquestra dividiu o palco com grandes nomes da música nacional e internacional, como Céu, Fernanda Takai, Lô Borges, Toninho Horta, Beto Guedes, Flávio Venturini, Mônica Salmaso, Joyce Moreno, além dos tenores italianos Claudio Mattioli e Massimiliano Barbolini, o tenor lírico Felipe Peletta e a violinista norte-americana Elizabeth Fayette.

Serviço

Orquestra Filarmônica Ramacrisna apresenta: “Clássicos de Minas”

Data: 12 de novembro de 2025
Horário: 20h30
Local: Cine Theatro Brasil (Av. Amazonas, 315 – Centro, Belo Horizonte)
Ingressos: https://www.eventim.com.br/artist/cine-theatro-brasil/classicos-de-minas-20-anos-orquestra-filarmonica-ramacrisna-3997763/
Evento beneficente | Acessível com intérprete de Libras e audiodescrição

compartilhar:

Receba nossas notícias

    Visão geral de privacidade

    Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.