Comemoração do aniversário da Orquestra Filarmônica Ramacrisna teve concerto especial
Este mês, a Orquestra Filarmônica Ramacrisna celebrou 19 anos de dedicação à cultura e à música instrumental como formas de transformar vidas. Em um evento especial, a comunidade de Vianópolis, em Betim, pôde aproveitar um repertório inovador e emocionante.
Orquestra Filarmônica Ramacrisna: do sonho à realidade
A Orquestra Filarmônica Ramacrisna foi criada em 2005, com o propósito de transformar a vida de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. Ou seja, o projeto pretendia usar a música como uma forma de levar aos jovens a oportunidade de mergulhar em um universo de possibilidades e expressões artísticas. Assim, os músicos encontram alternativas para seu desenvolvimento pessoal e profissional.
Atualmente, a Orquestra Filarmônica Ramacrisna conta com 40 músicos. Eles não apenas aprendem a tocar seus instrumentos, mas também conhecem um repertório diversificado que abrange desde as composições clássicas até as mais modernas.
Ao longo de seus 19 anos, a Orquestra Filarmônica Ramacrisna fez diversas apresentações nos principais espaços culturais da região metropolitana de Belo Horizonte, incluindo o CCBB, o Teatro Bradesco e o Palácio das Artes, por exemplo. Além disso, sua trajetória conta com parcerias com grandes nomes nacionais e internacionais, o que reflete o alto nível artístico e a dedicação dos jovens músicos que fazem parte deste projeto.
Inovação sustentável
Além de seu compromisso com a excelência musical, a Orquestra inaugura um novo momento de sua história, prezando pela sustentabilidade. Com a adoção de tablets, o grupo reduziu o uso do papel. Anteriormente, eram utilizadas cerca de 546 folhas mensalmente para a impressão de partituras. Por ano, isso equivale a 6.560 folhas – o equivalente a supressão de 1 árvore e o uso de 65.600 litros de água. Hoje, a Filarmônica Ramacrisna utiliza a ferramenta digital que contribui para a preservação do meio ambiente, mostrando que é possível aliar arte e sustentabilidade.
Além da adoção dos tablets, a Orquestra Filarmônica Ramacrisna realizou um concerto especial para celebrar os 19 anos. A apresentação “Clássicos do rock” contou com um repertório formado por sucessos do Led Zeppelin, Queen, AC/DC, Aerosmith, Guns N’ Roses, Beatles e Metallica. Os músicos também receberam a participação especial de uma banda formada por músicos tradicionais de Belo Horizonte e de um quarteto vocal lírico.
Futuro promissor
Com quase duas décadas de história, a Orquestra Filarmônica Ramacrisna continua a inspirar novas gerações, não só pela sua qualidade artística, mas também pelo seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade. Este aniversário é mais que uma celebração do passado – é um sinal do promissor futuro que espera esses jovens talentos e a comunidade que eles estão inseridos.
Para garantir que o trabalho da orquestra continue por muitos anos, o Ramacrisna conta com o patrocínio de empresas, como a Weg. Além disso, recebe recursos do Instituto Machado Meyer e Instituto Cultural Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Também é possível doar qualquer valor para beneficiar este e outros projetos do Instituto Ramacrisna. Entre em contato e faça sua contribuição.