Nos dias 26 e 27 de junho, às 21h, o Grande Teatro Cemig Palácio das Artes em Belo Horizonte será o cenário de um evento musical histórico: o concerto “As Cores do Clube da Esquina”. O espetáculo reunirá membros fundadores do movimento Clube da Esquina, como Lô Borges, Beto Guedes, Toninho Horta e Flávio Venturini, além de artistas influenciados por esse movimento, incluindo Seu Jorge, Mônica Salmaso, Joyce Moreno, Fernanda Takai e Céu.
Dedicado a Milton Nascimento, o concerto contará com arranjos inéditos de Wagner Tiso, regência do maestro Eliseu Barros e direção artística e musical de Robertinho Brant. No repertório, canções icônicas como “Um girassol da cor do seu cabelo”, “Um gosto de sol”, “Nascente” e “Nada será como antes”.
Um dos destaques especiais do evento será a participação da Orquestra Filarmônica Ramacrisna, do Instituto Ramacrisna, composta por 40 talentosos músicos – alunos da Instituição. A orquestra, conduzida pelo maestro Eliseu Barros, promete trazer muita emoção às canções do Clube da Esquina. “É uma honra para a Orquestra participar de um evento desta magnitude ao lado de artistas tão renomados do nosso país. Estamos todos muito empolgados e prontos para dar o nosso melhor em uma noite que certamente ficará marcada na memória de todos”, afirmou o maestro Eliseu Barros, destacando a importância do evento para a orquestra.
A vice-presidente do Instituto Ramacrisna, Solange Bottaro, também expressou sua satisfação: “Para nós, do Instituto Ramacrisna, é um grande prazer ver nossa orquestra participar de um momento histórico como este. Acreditamos que a música é uma poderosa ferramenta de transformação e estar neste palco, ao lado de tantos ícones, é uma realização imensa”.
O concerto faz parte de um projeto mais amplo que celebra a memória do Clube da Esquina e prevê, ainda este ano, o lançamento de dois discos duplos com gravações inéditas dos mesmos artistas e promete ser um marco na história musical de Belo Horizonte, celebrando a rica herança do Clube da Esquina e oferecendo uma experiência inesquecível para o público. Não perca a oportunidade de assistir a esse espetáculo único e prestigiar a Orquestra Filarmônica Ramacrisna em ação.
Sobre a Orquestra Filarmônica Ramacrisna
Em junho de 2005, o Instituto Ramacrisna criou a Orquestra Jovem com o objetivo de trazer para a realidade das crianças e jovens, em situação de risco pessoal e social da comunidade de Vianópolis, em Betim, com idades entre 12 e 24 anos, a beleza do universo da música instrumental.
Com o projeto, 40 músicos frequentam aulas de teoria musical e pratica, em instrumentos de cordas, sopro e percussão. Os renomados professores da família Barros, ministram aulas por naipes: Alexandre (sopro) e Elias (violino) acompanham o Maestro Eliseu na missão de promover o desenvolvimento musical desses talentosos músicos.
A Orquestra conta com o patrocínio da empresas Machado Mayer, Weg e Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Sobre o Instituto Ramacrisna
O Instituto foi fundado em 1959, pelo jornalista Arlindo Corrêa da Silva, e já impactou a vida de mais de 2 milhões de pessoas de 12 cidades da Grande BH nos últimos 65 anos. Localizado em Betim/MG, o Ramacrisna desenvolve projetos de aprendizagem, profissionalização, cultura, de geração de trabalho e renda, de tecnologia, de esporte e lazer, entre outros.
O Ramacrisna possui uma parceria com a Fundação Dom Cabral desde 2008, com o objetivo de capacitar os gestores e implementar ferramentas gerenciais para melhoria de processos internos e já recebeu diversas premiações que atestam sua competência em gestão: entre elas está o ranking internacional: o Thedotgood (antigo NGO Advisor) por 2 anos seguidos (2022 e 2023). Em 2023, pelo sétimo ano consecutivo, figura entre as 100 Melhores ONGs do Brasil, pelo Instituto O Mundo Que Queremos (IOMQQ) e o Instituto Doar.
Em 2021, conquistou o Selo A+ que audita e reconhece as organizações da sociedade civil que seguem parâmetros internacionais de gestão e transparência. Em 2020 recebeu o selo ONG Transparente, e em 2018 foi eleita a melhor Organização de Assistência Social do país, todas concedidas pelo Instituto Doar.
Serviço
As Cores do Clube da Esquina
Local: Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1537 – Centro, Belo Horizonte)
Data: 26 e 27 de junho
Horário: às 21h
Ingressos: a partir de R$ 95 (meia entrada) , na plataforma Eventim