Com uma história de mais de 60 anos, o Ramacrisna, segue transformando vidas. O Instituto, só em 2022, atendeu mais de 104 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social em 13 cidades da região metropolitana de Belo Horizonte. Isso representou um aumento de 200%, comparado aos números do ano anterior.
Ao todo, já são mais de 2 milhões de vidas transformadas pelas ações da organização, através de projetos na área de educação, profissionalização, cultura, inclusão digital e lazer. E não para por aí: o Instituto tem orgulho em anunciar suas novas parcerias para 2023.
Continue a leitura para saber mais.
Ramacrisna: 64 anos de transformação de vidas
Em 2022, o Ramacrisna conseguiu alcançar números expressivos: o Instituto quase triplicou a quantidade de pessoas atendidas.
Foram 104.170 atendimentos realizados, envolvendo atividades de arte, cultura, educação, inclusão digital, esportes, alimentação a baixo custo e apoio alimentar a famílias em extrema vulnerabilidade socioeconômica.
Ao mesmo tempo, foram criados novos núcleos de atendimento nas cidades de Juatuba e Igarapé, focados na profissionalização de jovens e na sua inserção no mercado de trabalho, através do programa Jovem Aprendiz.
Por se tratarem de cidades próximas a polos industriais, esses núcleos são importantes para conscientizar as empresas sobre o percentual de aprendizes entre seus funcionários. Atualmente, a quantidade de estudantes deve ser de, no mínimo, 5% e, no máximo, 15% dos colaboradores já existentes.
Nem sempre essa norma é cumprida pelas organizações. É necessário fazer um trabalho de valorização e capacitação desses jovens para que eles consigam ser incluídos nessas empresas.
Todo o trabalho do Ramacrisna é focado na transformação de vidas através do empoderamento das pessoas. O objetivo é capacitar crianças e jovens para que no futuro, eles consigam ter uma nova perspectiva.
Arlindo Corrêa da Silva, fundador do Ramacrisna, nos ensinou algo muito importante. “Só é possível transformar a vida de uma pessoa através da educação”, este era o lema do professor, que entendia a força do conhecimento para termos uma sociedade mais justa e igual.
Para 2023, o Ramacrisna tem orgulho em anunciar novas parcerias e também a renovação de projetos com empresas parceiras. Todo o trabalho desenvolvido só é possível através da associação com empresas e também com o poder público.
Entre os principais projetos renovados estão dois com a empresa Vale S.A, focados no atendimento de crianças através do esporte. Além disso, o Instituto contará novamente com o apoio da Essencis e também da Usiminas, em projetos de valorização da cultura, como a Orquestra Jovem Ramacrisna.
Já com as novas parcerias, o destaque é o curso de audiovisual que será feito com a Localiza. Serão disponibilizados cursos profissionalizantes com turmas que tem o foco em softwares como o Autocad.
O Ramacrisna tem a felicidade em trabalhar com muitas empresas relevantes do mercado e ser referência de boa prestação de contas, conseguindo expandir cada vez mais os serviços e mudar o dia a dia de muitas famílias.
Diferenciais do Instituto
O Ramacrisna funciona de segunda à sexta-feira, de 7h às 22h, atendendo crianças, jovens e adultos. Além dos projetos em diferentes áreas, o Instituto desempenha um papel importante como um local de apoio às famílias.
Por exemplo, as crianças que frequentam o espaço, permanecem no período complementar à escola, onde é oferecido lanche e almoço, até nas férias escolares.
O público atendido é bastante diversificado: as atividades do Instituto abrangem as mais variadas idades, sempre visando a descoberta de um talento pessoal. O incentivo à cultura, tecnologia, ao lazer, ao conhecimento e ao esporte é um diferencial para que os jovens descubram uma possível carreira ou desenvolvam um sonho.
Alguns projetos do Ramacrisna encontram-se disponíveis para patrocínios. Em 2023, contamos com o seu apoio para continuarmos com os nossos trabalhos de transformação social. Entre em contato conosco e saiba como colaborar.