Notícias

30 de janeiro de 2026

Cases|Jovem Aprendiz|Por Dentro do Ramacrisna|Qualificação Profissional

Por dentro do Ramacrisna: como o programa de aprendizagem transformou a vida de Daniela Suzi da Silva

A vivência no programa Aprendiz Ramacrisna abriu caminhos profissionais e ajudou a definir escolhas que seguem impactando sua vida

 

A trajetória de um jovem aprendiz não se resume apenas ao primeiro emprego. Mas também o início de uma vida profissional com propósito, autonomia e transformação social. A história de Daniela Suzi da Silva é um exemplo concreto de como oportunidades bem direcionadas, aliadas à educação e ao acompanhamento humanizado, têm o poder de mudar destinos  e de como o Instituto Ramacrisna atua nesse processo. 

Daniela conheceu o Instituto ainda jovem, por meio do pai, que trabalha na instituição há mais de 17 anos. O contato próximo com a Instituição despertou o seu interesse em participarde um dos programas mais importantes para a inserção de jovens no mercado de trabalho: o Aprendiz Ramacrisna. A trajetória que começou ainda na adolescência, hoje se consolida em uma posição estratégica na Instituição. 

O início da jornada como adolescente aprendiz

Daniela participou do projeto entre 2011 e 2012. Naquele momento, a expectativa era adquirir experiência profissional e compreender melhor a dinâmica do mercado de trabalho. No entanto, a vivência foi muito além disso.

Ela iniciou a trajetória em uma empresa parceira do Ramacrisna, atuando nos setores de logística e contabilidade. Durante o programa, desenvolveu competências essenciais como responsabilidade, organização, autonomia e visão de futuro, habilidades que fazem parte da formação integral proposta pelo Instituto. 

Depois que Daniela recebeu um feedback positivo pelo desempenho no setor de logística, ela começou a atuar na área contábil da empresa. A partir daí, ela se apaixonou pelos números, influenciando diretamente sua escolha pelo curso superior de Ciências Contábeis.

“O programa me proporcionou conhecimento prático e me ajudou a descobrir minha vocação profissional”, relembra Daniela.

Da aprendizagem à carreira no Ramacrisna

A história de Daniela com o Ramacrisna não terminou ao final do programa. Poucos meses após o término do seu contrato como aprendiz, a jovem foi contratada pelo próprio Ramacrisna, iniciando uma nova etapa em sua trajetória profissional. Paralelamente ao trabalho, entre os anos de 2014 e 2018, cursou a graduação em Ciências Contábeis, conciliando os estudos com sua rotina profissional, um período marcado por disciplina, dedicação e muitos desafios. 

Daniela destaca um dos momentos que marcou sua trajetória neste período. “ Em 2017 passei por um momento marcante e transformador em minha carreira. Fui convidada para integrar o setor contábil do Ramacrisna. Ali pude colocar em prática todo o conhecimento que estava adquirindo na faculdade, unindo técnica com uma nova responsabilidade e propósito. Foi um passo muito importante para o meu amadurecimento profissional”, relembra Daniela. 

Recentemente um novo desafio lhe foi confiado: liderar o setor no qual atuava. “ O meu maior desafio veio com este convite. Não é apenas um avanço em minha carreira a qual tanto me dedico, mas um importante voto de confiança em meu trabalho e um profundo senso de responsabilidade. Assumir este papel significou compreender que cada número carrega decisões, impactos e vidas. É um desafio exigente, mas também extremamente gratificante e que reafirma diariamente o meu propósito profissional e meu orgulho em contribuir para a sustentabilidade e credibilidade do Ramacrisna.”, destaca. 

Para Daniela, trabalhar no Ramacrisna é fazer parte de um ambiente comprometido com a transformação social, ética e propósito. “A melhor parte é poder ver, na prática, o impacto da transformação na vida dos beneficiários dos programas, e reconhecer que minha própria vida também foi transformada por essa trajetória dentro do Instituto”, destaca.

“O Programa Aprendiz Ramacrisna tem o poder de transformar vidas e abrir caminhos para um futuro promissor”, ressalta Daniela. 

Como participar do Aprendiz Ramacrisna

O Programa JovemAdolescente Aprendiz é uma iniciativa do Governo Federal que tem como objetivo incentivar a inserção de jovens no mercado de trabalho, de forma legal e protegida. A ação é realizada por meio de instituições credenciadas, responsáveis pela capacitação teórica, encaminhamento para empresas parceiras e acompanhamento do desenvolvimento dos jovens.

O Instituto Ramacrisna é uma dessas instituições. No Ramacrisna, o jovem aprendiz inicia com a formação teórica e, posteriormente, passa para a prática na empresa parceira. A carga horária pode ser de quatro ou seis horas diárias, totalizando até 30 horas semanais. No modelo do Instituto, o adolescente permanece quatro dias na empresa e um dia no Ramacrisna, dedicado à formação teórica.

Para participar do Programa Aprendiz Ramacrisna, o jovem deve ter entre 14 e 21 anos e estar matriculado no ensino regular, cursando no mínimo o ensino fundamental ou médio. Vale destacar que essa é a única forma de contratação legal de adolescentes nessa faixa etária, conforme a legislação brasileira.

O primeiro passo é realizar o cadastro no Banco de Talentos do Instituto Ramacrisna. Esse cadastro não garante uma vaga imediata, mas , quando elas surgem, o jovem já está entre os possíveis aprendizes. 

Ou seja, as contratações ocorrem de acordo com a demanda do mercado. Dessa forma, os candidatos passam por avaliações e entrevistas conforme os critérios de cada empresa, sendo a decisão final de contratação responsabilidade do empregador. Para participar, é necessário não ter sido aprendiz anteriormente na modalidade administrativa.

Outra porta de entrada é o Curso Preparatório Jovens de Futuro, com carga horária de 80 horas. Durante o curso, os adolescentes aprendem conceitos fundamentais para o mercado de trabalho, como postura profissional, ética, atendimento ao cliente, comunicação, relacionamento interpessoal e preparação para entrevistas. De acordo com o desempenho e a demanda do mercado, ocorrem as indicações dos alunos para vagas de aprendiz.

Histórias como a de Daniela Suzi da Silva mostram que investir em aprendizagem, educação e acompanhamento humanizado é investir em um futuro mais justo, com oportunidades reais para jovens em situação de vulnerabilidade.  

Faça parte dessa corrente do bem. Entre em contato e contrate um aprendiz para sua empresa.

compartilhar:

Receba nossas notícias

    Visão geral de privacidade

    Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.