Notícias

31 de março de 2025

Cases|Esportes|ONG's|Por Dentro do Ramacrisna|Sem categoria

Por dentro do Ramacrisna: como o Viva o Esporte mudou a vida de Júlio César

O atleta passou 14 anos longe do esporte, mas agora vai representar o Brasil em um campeonato mundial de taekwondo.

 

A trajetória de um atleta é marcada por desafios, superações e conquistas. No caso de Júlio César Ferreira Fernandes, essa jornada teve um significado ainda mais especial. Atleta de Taekwondo há cerca de 20 anos, ele encontrou no projeto Viva o Esporte, realizado pelo Instituto Ramacrisna em parceria com a  Prefeitura de Betim, o suporte necessário para retomar sua carreira e alcançar um dos maiores sonhos: integrar a seleção brasileira da modalidade.

Um recomeço cheio de conquistas

Júlio iniciou sua trajetória no Taekwondo em 2003, quando fez seu primeiro exame de faixa para a amarela. Em 2006, conquistou a Faixa Preta 1º Dan e acumulou títulos importantes, como campeão mineiro e vencedor dos Jogos do Interior de Minas (JIMI). Porém, em determinado momento, precisou fazer uma pausa para se dedicar aos estudos e ao trabalho.

“Sempre tive o sonho de seguir no Taekwondo, mas a vida me levou por outros caminhos. Precisei parar por um tempo, focar em outras áreas, mas nunca deixei de sentir que aquele era o meu verdadeiro lugar”, relembra.

Assim, após 14 anos afastado do esporte, ele decidiu retomar os treinos em março de 2024, através do projeto Viva o Esporte, realizado pelo Instituto Ramacrisna em parceria com a Prefeitura de Betim. Júlio voltou a competir e rapidamente reconquistou seu espaço. Logo no mesmo ano, tornou-se campeão mineiro, vice-campeão da Copa do Brasil e da Copa Sudeste. Além disso, em dezembro, mais uma grande conquista: o exame para a Faixa Preta 2º Dan.

A dedicação e o esforço renderam frutos. Em fevereiro de 2025, Júlio participou do Grand Slam, seletiva para a seleção brasileira de Taekwondo, e garantiu sua vaga na categoria Master até 68kg. Agora, seu próximo desafio é representar o Brasil no Mundial, que acontecerá em junho deste ano. Para isso, ele segue em treinamento intensivo, mantendo o foco e o comprometimento que o trouxeram até aqui.

“Quando ouvi meu nome entre os classificados, foi um dos momentos mais emocionantes da minha vida. Tudo o que passei, cada sacrifício, cada dia de treino intenso, tudo valeu a pena. Agora, sigo com mais força e dedicação para representar o Brasil da melhor forma possível”, afirma Júlio.

O impacto do projeto Viva o Esporte

Mais do que um atleta, Júlio também se tornou inspiração para outras pessoas. Ele é referência  no projeto Viva o Esporte, além de dar aulas em uma academia particular. Para ele, ensinar é mais do que uma profissão, é uma paixão.

“Trabalhar com o que amamos é um privilégio  né? É muito gratificante ver o brilho nos olhos dos alunos, incentivar e ajudá-los a conquistar seus sonhos dentro do Taekwondo. Muitos chegam desacreditados, achando que não vão conseguir, e eu sempre digo: acredite, porque o esporte tem o poder de mudar vidas”, aconselha.

O Projeto Viva o Esporte promove diversas atividades físicas, esportivas, de lazer e recreação, práticas corporais e esporte de rendimento para crianças a partir de 4 anos, adolescentes, jovens, adultos e idosos, com e sem deficiência. A iniciativa ajuda na promoção da saúde, qualidade de vida, bem estar físico e psíquico dos atendidos, contribuindo para o exercício da cidadania e transformação humana. As atividades são gratuitas, realizadas em ambientes inclusivos e com acompanhamento de profissionais especializados.

O projeto é um exemplo de inclusão social e esportiva. Isso porque a iniciativa oferece a crianças, jovens e adultos a oportunidade de se desenvolverem por meio do esporte, Foi esse suporte que permitiu a Júlio não apenas voltar aos tatames, mas também se tornar um professor dedicado a transformar vidas.

“Sou imensamente grato por tudo o que o projeto representa. Graças a essa iniciativa e à parceria com o Ramacrisna, pude retomar minha trajetória, conquistar títulos e, principalmente, inspirar outras pessoas. O esporte vai muito além da competição, ele nos ensina valores para a vida”, enfatiza Júlio.

Um futuro de grandes desafios

O caminho de Júlio ainda reserva muitos desafios, mas ele segue firme em seus objetivos: continuar evoluindo no Taekwondo, representar o Brasil em competições internacionais e expandir seu trabalho como professor.

“Quero continuar crescendo, aprender mais e compartilhar esse conhecimento com meus alunos. Espero um dia poder contribuir ainda mais com o projeto Viva o Esporte e o Ramacrisna, ajudando a formar novos atletas e cidadãos. Se tem uma coisa que aprendi nessa trajetória é que para Deus nada é impossível. E enquanto eu puder, vou lutar pelos meus sonhos e contribuir com o  sonho de outros”.

O esporte transformou a vida de Júlio, e, através do projeto Viva o Esporte, ele tem a chance de retribuir, inspirando novas gerações de atletas a acreditarem no próprio potencial. Que sua trajetória continue sendo um exemplo de superação, dedicação e amor pelo que faz.

No Ramacrisna, acreditamos que o esporte tem o poder de mudar vidas. Se você apoia essa ideia, entre em contato conosco e colabore com os nossos projetos.

compartilhar:

Receba nossas notícias