Notícias

6 de maio de 2024

Cases|Jovem Aprendiz|Notícias|ONG's

Por dentro do Ramacrisna: conheça a história de Rayane Pereira

Aos 18 anos, Rayane Pereira se orgulha em dizer que é funcionária do Instituto Ramacrisna. Ela integra o setor de comunicação da Instituição, enquanto cursa Publicidade e Propaganda. Mas, quatro anos atrás, quando ela conheceu o Instituto, ela mal podia imaginar que seguiria por esse caminho.

A jovem queria uma oportunidade como aprendiz. A partir daí, sua vida mudou completamente. “O Instituto tem o poder de transformar vidas, e comigo não foi diferente”, resume. Conheça essa história a seguir.

Aprendiz Ramacrisna

Era 2020, quando Rayane Pereira teve seu primeiro contato com o Ramacrisna. Ela tinha 14 anos quando uma amiga a avisou sobre uma oportunidade de aprendiz em uma empresa de Juatuba, onde ela mora. Muito animada, ela correu atrás para conseguir a vaga e, assim, ingressou no projeto Adolescente Aprendiz.

“Na época, não sabia nem ligar um computador, não tinha acesso fácil à tecnologia em minha cidade. Graças ao apoio do Instituto e da empresa que me acolheu, saí de lá não apenas sabendo mexer no computador, mas dominando diversos programas, coisas que nunca imaginei aprender”, conta.

Ao todo, Rayane ficou 1 ano e 4 meses como aprendiz nesta empresa e aprendeu muito. Na época, ela chegou a cogitar fazer uma faculdade de recursos humanos e construir sua carreira na área.

Porém, na última semana de seu contrato como aprendiz na empresa, a jovem foi surpreendida por um convite da coordenadora pedagógica do Adolescente Aprendiz: uma vaga de aprendizagem na comunicação do Instituto. Ela, claro, aceitou. “Fiquei em choque! Nunca imaginei que algo assim aconteceria na minha vida. Voltei como aprendiz, mas em uma área totalmente diferente”, lembra. 

Jornada na comunicação

Foi o primeiro contato da jovem com a área de comunicação. Ela passou 1 ano e 4 meses como aprendiz no Ramacrisna. Ao final do contrato, mais uma surpresa: Rayane foi efetivada no setor. Além do emprego, ela também tinha, agora, a certeza da carreira que queria seguir. “Encontrei minha paixão na área de comunicação”, destaca.

Esse foi o pontapé inicial para que ela ingressasse no curso de Publicidade e Propaganda. Sua contratação fez  toda a diferença para o aumento de sua autoestima e crença em  seu futuro. “Tenho muito orgulho em ter minha profissão, em poder ajudar a minha mãe em casa, com as contas e dar o suporte que ela nunca teve. Ela me criou sozinha e sempre batalhou muito para me dar educação e um futuro melhor. E hoje eu posso retribuir.”, se orgulha. 

A jovem relata a importância do apoio encontrado no Instituto para a sua formação. “De uma garota inexperiente no mercado de trabalho, me tornei uma jovem efetivada aos 18 anos, realizada e grata. Sempre que posso, agradeço ao Instituto e às pessoas que me apoiaram e acreditaram em mim. O Ramacrisna mudou minha vida e a de todos ao meu redor”, elogia. 

No dia a dia do trabalho, Rayane tem muitas responsabilidades, mas uma delas possui um significado mais que especial: ela cuida das redes sociais do Adolescente Aprendiz, o que considera uma reviravolta e tanto. “É incrível fazer parte da equipe de comunicação do Instituto. Cheguei lá sem saber praticamente nada, e agora tenho entre as minhas tarefasa responsabilidade de cuidar do Instagram do programa de aprendizagem, que foi tão importante para mim. É uma reviravolta e tanto, né? Às vezes até eu paro para pensar e vejo o tanto que isso é louco, mas, ao mesmo tempo, legal”, conta. 

Mas, além do significado para sua jornada pessoal, o trabalho tem outro ponto muito especial para Rayane. “O mais gratificante é saber que, mesmo que seja apenas um pouco, estou ajudando a impactar a vida de adolescentes, crianças e todas as pessoas que passam pela Instituição. É uma sensação indescritível”, revela.

Além de continuar fazendo a diferença, Rayane pretende continuar sua graduação e tornar sua carreira ainda mais sólida. “E continuar compartilhando como o Instituto Ramacrisna transformou minha vida”, diz, agradecida. 

Se você quer ver mais pessoas tendo suas vidas transformadas, faça parte de nossa corrente do bem. Conheça nosso trabalho e saiba como ajudar.

compartilhar:

Receba nossas notícias