Notícias

9 de maio de 2024

Apoio pedagógico|Notícias|ONG's

Por que é difícil aprender matemática?

Aprender matemática é um problema para grande parte dos alunos dos ensinos fundamental e médio. É o que prova o desempenho dos estudantes brasileiros em avaliações internacionais. Segundo a última Pesquisa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), a cada 10 jovens com até 15 anos, sete não sabem resolver problemas matemáticos simples. 

Isso significa que os alunos apresentam dificuldade em conversão de valores e comparação de distâncias, por exemplo. O número de estudantes com baixo desempenho em matemática é muito maior que a média mundial. Enquanto o Brasil registrou 73%, a média mundial foi de 31%. Além disso, a pesquisa aponta que apenas 2% mostraram conseguir aprender matemática, registrando maior proficiência na disciplina. 

Fazendo uma comparação com as avaliações anteriores, o desempenho brasileiro não evoluiu, tem sido o mesmo na última década, o que mostra que há um grande gargalo na educação. Mas o que podemos fazer para ajudar a mudar esta realidade?

Reforço no aprendizado

Para auxiliar no desenvolvimento dos estudantes, o Instituto Ramacrisna oferece atividades de reforço para crianças, adolescentes e adultos. Para as crianças de seis a 14 anos, o Centro de Apoio Educacional Ramacrisna (CAER) realiza atividades no contraturno escolar, que ajudam a desenvolver o aprendizado em diversas áreas. 

Um dos recursos utilizados nas atividades é a Lousa Digital. Conectada à internet, os alunos aprendem por meio dela as disciplinas de matemática e português de forma lúdica e dinâmica. Outro método utilizado é a Mesa Alfabetizadora Digital, que auxilia os estudantes não apenas na disciplina de matemática, mas também em portugês. Por meio dela,  eles se familiarizam com a linguagem escrita, encaixando blocos coloridos em um grande painel eletrônico, além de atividades que incluem fábulas, provérbios, cantigas de roda, trava-línguas, entre outras. Dessa forma, um dos grandes desafios da alfabetização é acelerada, a criança refaz sua autoestima e amplia o processo de aprendizagem. 

Já para os jovens e adultos entre 16 e 45, o Ramacrisna oferece o curso Reforço de Português e Matemática, que faz parte do projeto Construindo o Futuro VI, realizado em parceria com a Petrobras. As aulas visam contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem e a  melhora do rendimento dos alunos. Além disso, eleva a autoestima dos estudantes e os torna mais autônomos, participativos e motivados. As aulas são embasadas no currículo mínimo escolar. O curso está com inscrições abertas até o dia 23/05 para moradores de Ibirité. 

Dicas de aprendizado

Na matemática é importante entender que a disciplina vai além da calculadora. Ela envolve raciocínio lógico, ou seja, o aluno deve conseguir entender o pensamento por trás da resolução do problema e só depois executar os cálculos. 

O raciocínio também se aplica às fórmulas: em vez de decorar, a dica é compreender o cálculo. Para isso, entenda a parte teórica antes de ir para a prática. E, na hora de colocar a mão na massa, não tenha medo. Praticar é a palavra-chave. 

É importante também entender que a matemática não se resume às quatro operações:   adição, subtração, divisão e a multiplicação representam o mais básico da disciplina. Claro que, para conseguir compreender assuntos mais complexos, o básico deve estar na ponta da língua. 

Por fim, é preciso conseguir levar o conteúdo para o seu dia a dia. A hora de ir ao mercado, por exemplo, é uma oportunidade para fazer conversões de medidas e comparar preços dos produtos. Para os amantes de esportes, saber a dimensão de um campo de futebol, analisar o número de torcedores em um estádio e até o número de gols por rodada são formas de ver a matemática no dia a dia. 

Para saber mais sobre as aulas, conhecer nosso trabalho ou ajudar a transformar a vida das pessoas, entre em contato conosco.

compartilhar:

Receba nossas notícias