Notícias

13 de setembro de 2022

Apoio pedagógico|Educação / Profissionalização|Esportes

Projeto Xeque Mate: conheça os benefícios do xadrez

Novo projeto do Ramacrisna explora benefícios do xadrez para a formação de mais de 400 crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos em vulnerabilidade social

Um jogo de tabuleiro que exercita a lógica, o raciocínio, a estratégia e ainda proporciona o trabalho colaborativo e a interdisciplinaridade. É por conta desses e outros benefícios do xadrez que o Instituto Ramacrisna iniciou, neste ano, um novo projeto.

Chamado de Xeque Mate, a iniciativa tem patrocínio da Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. O objetivo é promover a vivência esportiva, preparando crianças, adolescentes e jovens para a vida, por meio de práticas que unem tecnologia, esporte e educação.

Para isso, os alunos participam de oficinas de robótica e xadrez. Ao todo, o projeto vai beneficiar 448 crianças e jovens entre 6 a 18 anos, em situação de vulnerabilidade social, alunas do Centro de Apoio Educacional Ramacrisna e também moradores do assentamento 2 de julho. A duração prevista do Xeque Mate é de 2 anos.

Veja detalhes sobre o projeto.

Benefícios do xadrez

A oficina de xadrez tem um papel muito importante na preparação para o futuro. Isso porque o aprendizado e a prática do jogo representam não só uma opção de lazer e esporte, mas também uma maneira de despertar capacidades fundamentais no desenvolvimento das crianças e jovens. Entre elas, por exemplo, o estímulo à atenção, à concentração, fomento do raciocínio lógico, a criação de estratégias para propor soluções inovadoras, a iniciativa para a tomada de decisões e a persistência.

Além disso, o xadrez também ajuda a promover a paciência e o respeito em relação ao adversário, bem como é um ótimo exercício para a memória.

Mais do que isso, o xadrez reforça o senso de responsabilidade e melhora a autoestima dos pequenos. O jogo também aumenta a habilidade de a criança prever ou observar algo de forma antecipada, ajudando na capacidade de dedução e tomada de decisões.

Oficina de robótica educacional

Além de xadrez, o projeto também oferece oficinas de robótica educacional para os alunos. Nas aulas, as crianças e adolescentes podem inventar, programar, montar e movimentar o robozinho. A atividade ajuda a exercitar o raciocínio lógico, além de promover noções de programação e tecnologia.

Mais do que isso: a oficina propicia que o aluno perceba a importância do trabalho colaborativo, o compartilhamento de dados e consiga assimilar mais facilmente o conteúdo escolar, por meio da interdisciplinaridade.

Dessa forma, o Projeto Xeque Mate busca proporcionar aos alunos o acesso ao Desporto Educacional, praticado nos melhores sistemas de ensino e em formas assistemáticas de educação. Evitando, assim, que jovens de menor renda sejam excluídos do mercado por falta de oportunidade. A finalidade é alcançar o desenvolvimento integral do indivíduo e a sua formação para o exercício da cidadania e do lazer.

Sobre o Instituto Ramacrisna

O Instituto Ramacrisna é uma instituição sem fins lucrativos que, há mais de 60 anos, desenvolve projetos na área de lazer, cultura, cursos profissionalizantes e de aprendizagem para crianças, adolescentes e adultos em vulnerabilidade social de 13 cidades da Região Metropolitana.

Ao todo, quase 2 milhões de pessoas já tiveram suas vidas transformadas pelos nossos projetos. Nos ajude a continuar trabalhando. Faça sua doação.

compartilhar:

Receba nossas notícias