Notícias

27 de novembro de 2023

Notícias|ONG's|Qualificação Profissional

Quais os avanços dos ODS no Brasil?

País está longe de conseguir tornar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável em uma realidade 

Transformar o mundo para esta e as próximas gerações. Foi com essa ideia que os 193 Estados-Membros da Organização das Nações Unidas (ONU) assumiram o compromisso de envolver governos, empresas e sociedade civil para melhorar o mundo em três pilares (social, econômico e ambiental) ,assinaram a Agenda 2030 e se comprometeram a cumprir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Porém, eles podem não sair do papel. Isso porque alguns países não conseguiram grandes avanços nas metas. O Brasil é um deles. Segundo o  Relatório Luz da Sociedade Civil da 

Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável, a maior parte das metas estão em retrocesso. 

A seguir, confira a realidade dos ODS no Brasil:

ODS no Brasil

De acordo com o estudo, das 168 metas estabelecidas dos 17 ODS, 102 estão em situação de retrocesso no Brasil, o correspondente a 60,35%. Outras 14 (8,28%) foram consideradas ameaçadas. 

Os dados são referentes a 2022 e mostram também que 16 metas (9,46%) tiveram o crescimento estagnado, em comparação com 2021. Além disso, 29 (17,1%) estavam com progresso suficiente e só 3 (1,77%) tiveram crescimento satisfatório. 

Por fim, 4 (2,36%) delas sem dados suficientes para classificação, sendo que 1 (0,59%) não se aplica ao Brasil. O documento ainda ressalta o impacto desigual dos retrocessos, especialmente sobre mulheres, população negra, indígenas e grupos vulneráveis, principalmente nas regiões Norte e Nordeste.

Como reverter o quadro?

Ainda é possível fazer com que os ODS no Brasil se tornem realidade. Para isso, é preciso a ação conjunta entre governos, sociedade civil e empresas. O Instituto Ramacrisna, por exemplo, na contramão do cenário nacional, está alinhado a diversas metas. Confira:
  • ODS 10 – Redução das Desigualdades 

Garante e promove a igualdade de oportunidades e a inclusão social e econômica, independente de idade, gênero, deficiência, raça, etnia ou religião.

  • ODS 4 – Educação de Qualidade

Oferece educação complementar à escola para crianças e adolescentes, promovendo a sociabilidade e a capacidade criativa e estimulando o potencial cognitivo.

  • ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico

Promove capacitação e inserção no mercado de trabalho pelo programa Adolescente Aprendiz. E cria oportunidades de qualificação ou requalificação profissional.

  • ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes

O Ramacrisna realiza, há mais de 60 anos, um trabalho responsável e transparente. Além de prezar pela ética e gestão inclusiva e participativa.

  • ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura

A Fábrica de Cercas Ramacrisna possui maquinário moderno e adota princípios sustentáveis.

  • ODS 5 – Igualdade de Gênero

Garante a inserção e a igualdade de oportunidades das mulheres em seus projetos. Também realiza palestras e oficinas sobre igualdade de gênero e empoderamento feminino. 

  • ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação:

Desenvolve diversas parcerias com poder público, empresas privadas, organizações internacionais para mobilizar e compartilhar conhecimento, expertise, tecnologia e recursos financeiros para desenvolvimento de ações e projetos que vão de encontro dos ODS.

  • ODS 1 – Erradicação da Pobreza

Garante a inclusão de adolescentes e jovens em vulnerabilidade social em projetos que promovam o desenvolvimento pessoal, social e econômico

  • ODS 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável: 

O Instituto Ramacrisna oferece alimentação segura, nutritiva e suficiente para todos os alunos durante todo ano. Além disso, através de ação emergencial no período da pandemia da covid-19, distribuiu cestas básicas e cartão vale alimentação para público vulnerável atendido pela instituição.

  • ODS 7 – Energia Limpa e Sustentável

A Usina Fotovoltaica gera energia limpa, de fonte silenciosa e com economia imediata para as atividades sociais.

Nos ajude a continuar colocando os objetivos em prática. Você pode contribuir sendo pessoa física ou jurídica. Saiba como doar.

Avaliação por ODS 

O relatório sobre a aplicabilidade das ODS no Brasil, faz uma análise detalhada sobre a evolução de cada uma delas no país. Confira o relatório completo.

compartilhar:

Receba nossas notícias