Notícias

1 de julho de 2024

Qualificação Profissional|Tecnologia e Inovação

Qual o futuro dos jogos digitais no Brasil?

Marco Legal dos Jogos Digitais no Brasil abre possibilidades para quem se interessa pela área.

O setor de jogos eletrônicos vive um momento de expansão em todo o mundo. Segundo o último estudo da PWC, empresa de consultoria e auditoria, o mercado movimentou mais de US$196,8 bilhões em 2022. Além disso, o setor de jogos digitais no Brasil também vive um momento positivo.

Um levantamento da Newzoo divulgado pela Universidade de São Paulo  revelou que os games movimentam mais de R$ 12 bilhões por ano.  Assim, o Brasil é o maior mercado de jogos eletrônicos da América Latina e o 13º no ranking mundial.

E o mercado tende a melhorar. Isso porque, para desenvolver ainda mais os jogos digitais no Brasil, o país sancionou uma legislação específica. O Marco Legal estabelece regras e incentivos para incentivar o desenvolvimento do mercado.

Marco Legal dos Jogos Digitais no Brasil

A Lei 14.852 é considerada um avanço. A legislação permite a fabricação, importação, venda, desenvolvimento e uso de jogos digitais no Brasil. Ou seja, a lei busca incentivar negócios e aumentar investimentos no setor de jogos.

Outro ponto importante é que a legislação estabelece o que são jogos eletrônicos. O conceito inclui jogos de computador, celulares, internet, consoles e acessórios como joysticks e softwares.

A lei não inclui máquinas caça-níqueis, jogos de azar, loterias ou qualquer jogo com apostas e prêmios em dinheiro real ou virtual, por exemplo. Também não abrange jogos de fantasia, em que participantes criam equipes virtuais de jogadores reais. 

Além disso, o marco legal reconhece várias profissões no setor, como artistas visuais e de áudio, designers de jogos, programadores, testadores e produtores. 

Novas possibilidades

O Marco Legal dos Jogos Eletrônicos também impacta a educação. Isso porque valoriza as profissões no setor de jogos, dando mais reconhecimento a essas carreiras. Portanto, é um setor que tem tudo para crescer nos próximos anos e ser uma ótima possibilidade para quem busca uma profissão. 

De acordo com a Pesquisa da Indústria Brasileira de Games 2022, existem mais de mil estúdios de desenvolvimento de jogos. Esse número é 169% maior que em 2018, quando o Brasil possuía 375 empresas na área. Ou seja, as oportunidades na área são grandes. 

Sabendo disso, o Instituto Ramacrisna, em parceria com a Hotmart e a prefeitura de Betim, oferta o curso de Desenvolvimento de Jogos e AutoCAD. Nas aulas, os alunos aprendem lógica e programação. Usando uma ferramenta em HTML5, eles criam personagens, adicionam movimentos e comportamentos e desenvolvem o visual do jogo de forma acessível.

Além disso, o curso também contém lições sobre o AutoCAD, software que elabora desenhos técnicos em duas dimensões e cria modelos tridimensionais. A ferramenta é muito importante em  áreas como engenharia e arquitetura. No curso os alunos aprendem a usar o programa, desde salvar arquivos até trabalhar com geometria e projeções.

As aulas são presenciais e acontecem na sede do Ramacrisna, em Betim, na Grande BH. Ao todo, são 135 horas/aula. Para participar, o aluno tem que ter pelo menos 16 anos e estar cursando o ensino médio.

Essa é uma nova maneira de transformar vidas. Se você também acredita na mudança por meio da educação, entre em contato conosco e faça parte de nossa corrente do bem.

compartilhar:

Receba nossas notícias