De acordo com a Organização Internacional do Trabalho, justiça social diz respeito à promoção da justiça e do valor da igualdade material, eliminando barreiras sociais. Ou seja, quando falamos de justiça social nos referimos a ações que de combate à pobreza, à exclusão, ao preconceito, ao desemprego e a outros estigmas de segregação social.
É um tema muito importante e que se torna cada vez mais relevante no mundo todo, com o aumento da concentração de renda e, portanto, da pobreza e da desigualdade. Por isso, desde 2009, o dia 20 de fevereiro reafirma, em todo o mundo, o compromisso dos países em gerar políticas nacionais e internacionais de trabalho decente para todos, além de políticas para a redução da pobreza.
Além disso, o Dia Mundial da Justiça Social destaca a importância da igualdade para o alcance e a manutenção da paz e da segurança dentro das nações. Assim, a promoção da justiça social exige um trabalho conjunto de governos, empresas e sociedades de todo o mundo.
Agenda 2030, desenvolvimento sustentável e justiça social
A Agenda 2030 é um pacto global entre os países-membros da ONU. Trata-se de um plano de ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade. Ou seja, a Agenda 2030 é uma proposta para promover a justiça social e o desenvolvimento sustentável nos aspectos econômicos, sociais e ambientais, baseada na cooperação e na colaboração.
Para isso, a Agenda 2030 estabeleceu 169 metas e 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) a serem desenvolvidos nos próximos anos. A finalidade é incentivar os países a adotarem ações efetivas para a melhoria da vida das pessoas.
Assim, o Estado é o principal responsável pela justiça social e pela garantia dos direitos básicos para a população. Mas acaba encontrando limitações na criação e execução de políticas públicas. Por isso, também é dever do Estado garantir à iniciativa privada e à sociedade civil o direito e o dever de contribuir para a justiça social.
Na prática, o Terceiro Setor é um elo entre governos e empresas, buscando preencher as lacunas existentes, chamando o Estado para cumprir seus deveres, orientando o cidadão e apoiando a iniciativa privada a cumprir sua responsabilidade social.
O Instituto Ramacrisna tem afinidade com 10 das 17 ODS, trabalhando ativamente para sua implementação:
- 1 – Erradicação da Pobreza;
- 3 – Saúde e Bem Estar;
- 4 – Educação de Qualidade;
- 5 – Igualdade de Gênero;
- 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico;
- 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura;
- 10 – Redução das Desigualdades;
- 12 – Consumo e Produção Responsáveis;
- 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes.
Trabalho do Terceiro Setor
O Terceiro Setor desenvolve projetos que contribuem para uma sociedade mais justa, igualitária e com justiça social. O Instituto Ramacrisna é uma dessas organizações, que trabalham beneficiando pessoas excluídas de políticas governamentais, proporcionando acesso a serviços como educação e alimentação.
Além disso, o Terceiro Setor trabalha como ativador de empreendedores interessados em contribuir para um mundo melhor e acompanham as ações do governo para garantir a justiça social.
Como ajudamos a promover a Justiça Social
O Instituto Ramacrisna possui diversos projetos relacionados à justiça social. Desde a sua fundação, há 63 anos, já contribuiu para a transformação da vida de quase 2 milhões de pessoas.
O Ramacrisna atua na promoção da educação, da capacitação profissional e da aprendizagem para jovens e adultos em vulnerabilidade social. É o caso dos cursos profissionalizantes e do programa Adolescente Aprendiz.
Também oferece oficinas e atividades artísticas, culturais e esportivas para crianças e adolescentes. É o que acontece, por exemplo, por meio do Centro de Apoio Educacional Ramacrisna, Biblioteca Arlindo Corrêa da Silva e da Orquestra Jovem Ramacrisna.
Apesar de não ser a atividade principal do Instituto, também ocorrem doações de alimentos, brinquedos, materiais de higiene e limpeza e a distribuição de refeições, ajudando no combate à fome e garantindo condições básicas de vida.
Para realizar nossos projetos, dependemos do apoio e patrocínio de instituições parceiras. Você pode ser um dos nossos apoiadores. Saiba como nos ajudar.