Notícias

8 de abril de 2021

Adolescente Aprendiz|Jovem Aprendiz|Notícias

Quem pode dar cursos para jovem aprendiz

Muita gente ainda associa a contratação de aprendizes a uma mão de obra barata, desqualificada, que vai ter que ser formada pela empresa. No entanto, quando você contrata um adolescente,  além do conhecimento prático que ele vai ter na empresa,  vai receber também um suporte teórico através de cursos para jovem aprendiz

Essa formação é dividida em duas partes, prática e teórica. Além das atividades que vai aprender no dia a dia, dentro do trabalho, na parte teórica o aluno recebe informações voltadas para a área em que está atuando. Os cursos são escolhidos pelas empresas que os contratam com base nas atividades que o jovem vai desempenhar.

Se você tem dúvidas sobre como escolher a melhor instituição para ser sua parceira na contratação de aprendizes, preste atenção às informações sobre os cursos que vamos passar neste artigo.

Entidades que oferecem os cursos

De acordo com o que determina o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)., Entidades sem Fins Lucrativos (ESFL), de assistência ao adolescente ou voltadas para a educação profissional podem oferecer os cursos. 

Para treinar adolescentes entre 14 e 18 anos, essas entidades também precisam do registro no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Critérios para oferecer a capacitação para jovem aprendiz

Para ministrar cursos para jovem aprendiz é preciso contar com uma estrutura adequada ao desenvolvimento dos programas, para que a qualidade do processo de ensino seja mantida. Além de acompanhar e avaliar os resultados de cada jovem. 

Veja todos os pré-requisitos que as entidades devem seguir:

  • oferecer instalações físicas em condições adequadas de habitabilidade, higiene, salubridade e segurança;
  • apresentar plano de trabalho compatível com os princípios do ECA;
  • estar regularmente constituída para ministrar a aprendizagem; 
  • ter em seus quadros pessoas idôneas, com reconhecida habilidade profissional para tratar de assuntos relacionados à aprendizagem.

Todos esses critérios são acompanhados e fiscalizados pelos Conselhos Tutelares.

Cadastro Nacional de Aprendizagem

Além de ter registro no CMDCA, para oferecer os cursos para jovem aprendiz, a instituição precisa estar no Cadastro Nacional de Aprendizagem, do Ministério do Trabalho. Esse cadastro funciona como um banco de dados nacional. Nele ficam registradas todas as entidades de formação técnico-profissional do país. 

Cada instituição, ao se inscrever, precisa informar os cursos oferecidos e passar por uma validação feita pela Secretaria de Políticas Públicas de Emprego (SPPE). 

O curso para jovem aprendiz no Instituto Ramacrisna

O Instituto Ramacrisna atende a todos esses critérios e, por isso, é autorizado a oferecer cursos para jovem aprendiz. Na instituição os cursos são voltados para auxiliar administrativo, assistente de logística, auxiliar de serviços bancários, auxiliar de audiovisual, aprendiz no desporto, auxiliar de comércio e serviços e aprendiz na música.

Mas o Ramacrisna oferece ainda um diferencial, um curso preparatório para jovens, o programa Jovens de Futuro

O objetivo desse curso é estimular o desenvolvimento de valores éticos e profissionais de adolescentes em situação de risco social e pessoal. Conseguindo, dessa forma, promover inclusão e o primeiro contato com o mercado de trabalho.

A carga horária desse projeto é de 80 horas e, nele, os alunos aprendem conceitos importantes para começar a caminhada profissional como: falar em público, orientações para entrevista de emprego, ética, atendimento ao cliente e relacionamento interpessoal.

As aulas são voltadas para adolescentes entre 14 e 20 anos. A cada ano é feito um processo seletivo para novos alunos, que podem escolher entre os turnos da manhã (7h às 10h45) ou tarde (13h às 16h45) para cursar as aulas que acontecem às segundas, quintas e sextas. Atualmente, devido a pandemia do Coronavírus, as aulas estão sendo realizadas de forma on-line.

De acordo com a demanda, a análise de perfil e o desempenho do adolescente durante o curso, os Jovens de Futuro são indicados às empresas para concorrerem às vagas como aprendizes.

Assim, quando uma instituição faz uma parceria para contratar um  aprendiz pelo Ramacrisna, ela recebe , na verdade, adolescentes mais preparados, que já tem noções importantes sobre como agir na vida profissional. 

O Ramacrisna tem 60 anos de atuação atendendo pessoas em situação de vulnerabilidade social. Nossos cursos e nossa atuação são reconhecidos pelo mercado e atraem parceiros como: Petrobrás, Localiza e Banco do Brasil. Se você quer contratar um aprendiz, saiba mais detalhes sobre o processo ou fale conosco.

 

compartilhar:

Receba nossas notícias