Notícias

29 de dezembro de 2023

Cases|Notícias|ONG's

Retrospectiva: confira os principais momentos do Ramacrisna em 2023

Mais um ano chega ao fim e o Ramacrisna pode comemorar as conquistas dos últimos 12 meses. Foram diversos momentos marcantes, entre expansão de projetos, consolidação de programas e premiações. 

Por isso, antes de começar uma nova etapa, com novas iniciativas que podem transformar vidas, o Ramacrisna relembra os principais momentos de 2023:

O ano do Ramacrisna

Logo em janeiro, o Instituto inaugurou um novo polo do programa Adolescente Aprendiz em Igarapé, em parceria com a prefeitura da cidade. Foi a segunda unidade inaugurada em parceria com os municípios. A primeira foi em Juatuba, em setembro de 2022.

O Adolescente Aprendiz busca capacitar e encaminhar jovens de 14 a 21 anos para o mercado de trabalho. O projeto oferece formação teórica nas seguintes áreas: auxiliar administrativo, assistente de logística, auxiliar de serviços bancários, auxiliar de audiovisual, auxiliar de comércio e serviços, aprendiz na música, aprendiz em automação industrial, aprendiz em solda e aprendiz em mecânica de automóveis.

Em março, o Ramacrisna lançou o seu segundo Relatório de Impacto. Com foco em ESG, o documento significa consolidar toda uma atuação pautada por ações de Compliance, Ética e de Conduta, gestão criteriosa no uso dos recursos e prestação de contas impecáveis. Muito além disso, através do Relatório apresentamos aos parceiros e à sociedade os resultados, incluindo números, indicadores e impactos socioeconômicos obtidos junto ao público atendido.

O relatório mostrou, por exemplo, que, a cada R$ 1,00 investido nos cursos profissionalizantes oferecidos pelo Ramacrisna, R$ 6,81 retornam à sociedade. 

Em maio, o Ramacrisna comemorou 18 anos de um dos seus principais projetos, o Adolescente Aprendiz. Ao longo destes anos de atuação, mais de quatro mil adolescentes em vulnerabilidade social receberam capacitação se se inseriram no mercado de trabalho. O programa é uma ferramenta fundamental para dar novas oportunidades e propósitos para os jovens.

Além da sede em Betim e das unidades em Belo Horizonte, Juatuba e Igarapé, outras oito cidades são atendidas: Contagem, Esmeraldas, Ibirité, Mateus Leme, Nova Lima, Ribeirão das Neves, São Joaquim de Bicas e Sarzedo.

Segundo semestre movimentado

Agosto foi um mês de muito trabalho, especialmente para a Belgo Cercas, franquia especializada em cercamentos urbanos do Ramacrisna. A unidade foi a primeira do país a receber o rebranding da marca. 

A ideia era unir a marca à força da Belgo Arames, maior produtora de arames de aço da América Latina e franqueadora do negócio. A identidade visual da Belgo Cercas seguirá a evolução de marca da Belgo Arames, que foi atualizada em dezembro do ano passado para refletir seu desenvolvimento estratégico no país.

A Belgo Cercas  – unidade da Av. Nossa Senhora do Carmo, em Belo Horizonte – tem todo o seu lucro revertido para a manutenção dos projetos do Ramacrisna. 

No mesmo mês a Orquestra Filarmônica Jovem Ramacrisna completou 18 anos. O projeto  transforma vidas por meio da música e contou com uma apresentação especial em comemoração ao aniversário. 

Ao todo, 40 músicos que frequentam as aulas de teoria musical e prática, em instrumentos de cordas, sopro e percussão, regidos pelo maestro Eliseu Martins de Barros e os professores Alexandre, Elias e Lucas, apresentaram um repertório que contou com canções como ‘Cor de Rosa Choque’, ‘Menino da Porteira’ e ‘I Feel Good’

Visitas ilustres 

Ainda em agosto, professores e alunos da Liverpool Hope University desembarcaram no Instituto Ramacrisna para colocarem em ação mais uma edição do projeto Solidariedade Globalizada. A parceria existe desde 2004 e o Ramacrisna é a única instituição de língua não inglesa a participar do projeto.

Ao todo, foram 27 dias de intercâmbio, em que grupo pôde realizar uma enriquecedora troca cultural e de conhecimentos, desenvolvendo atividades artísticas, esportivas e educacionais com os alunos dos diversos núcleos do Instituto, como o Centro de Apoio Educacional Ramacrisna – CAER, Orquestra Filarmônica Jovem Ramacrisna, FabLab (Fabrication Laboratory), entre outros.

Foi também no segundo semestre de 2023 que se iniciou a 6ª edição do projeto Construindo o Futuro. Ao todo, 17 mil pessoas serão impactadas pela iniciativa, que oferece cursos de qualificação profissional, atividades esportivas e reforço escolar, sendo 4.362 pessoas beneficiadas diretamente, incluindo crianças, jovens e adultos com idade entre 6 e 45 anos. 

O projeto é destinado a moradores dos bairros Imbiruçu e Petrovale, em Betim, e das cidades de Ibirité e Sarzedo – regiões vizinhas à Refinaria Gabriel Passos (REGAP) e tem patrocínio da Petrobras. 

Premiação para o Ramacrisna

Pelo sétimo ano seguido, o Ramacrisna foi eleito uma das 100 melhores ONGs brasileiras. O prêmio reconhece organizações com excelência em quesitos como governança, transparência, comunicação e prestação de contas. 

A premiação é uma realização conjunta do Instituto O Mundo que Queremos (IOMQQ) e do Instituto Doar, com o patrocínio da Ambev VOA e o apoio do Instituto Humanize, Prosas e Toyota do Brasil. 

Planejamento para 2024

Antes mesmo da chegada de 2024, o Ramacrisna já se prepara para transformar a vida de mais pessoas. Nos próximos 12 meses, novos projetos serão implementados e outros expandidos. Além disso, o Instituto seguirá o propósito de oferecer opções de educação, lazer, cultura e profissionalização para pessoas em vulnerabilidade social moradoras de 12 cidades da Grande BH.

Acompanhe as notícias para saber mais sobre nossa atuação e contribua para permitir o crescimento de nossas ações. 

compartilhar:

Receba nossas notícias