Notícias

15 de setembro de 2023

Apoio pedagógico|Jovem Aprendiz|Notícias|ONG's

Setembro amarelo: depressão em jovens é preocupante

Quase 16 milhões de jovens na América Latina têm algum transtorno mental, como ansiedade e depressão. Durante o Setembro amarelo, Ramacrisna acolhe seus alunos

 

 

A campanha Setembro amarelo busca conscientizar as pessoas sobre saúde mental e a prevenção ao suicídio. Ao contrário do que muitas pessoas acham, o tema atinge um grande número de pessoas. 

Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), somente na América Latina quase 16 milhões de jovens entre 10 e 19 anos têm o diagnóstico de algum transtorno mental. Isso quer dizer que, a cada 100 pessoas nessa faixa etária, 15 têm doenças, como a depressão, por exemplo. 

Já sobre o suicídio, o órgão da ONU aponta que mais de 10 adolescentes latino-americanos tiram a vida, todos os dias. Por isso, o autoextermínio é a terceira principal causa de mortes entre jovens.  

Segundo os últimos dados divulgados pelo Ministério da Saúde, entre 2016 e 2021 houve um aumento de 49,3% nas taxas de mortalidade de adolescentes de 15 a 19 anos por suicídio, chegando a 6,6 por 100 mil, e de 45% entre adolescentes de 10 a 14 anos, chegando a 1,33 por 100 mil. 

Esses dados mostram que esse é um caso de saúde pública e, para mudar a realidade, é preciso agir, especialmente em um grupo considerado de risco, como os jovens. Em primeiro lugar, quando falamos de saúde mental, a forma mais eficaz de fortalecer o jovem é promovendo acesso e inclusão à rede de apoio psicossocial. 

O Instituto Ramacrisna sabe da importância da campanha e desenvolveu atividades específicas para os jovens participantes do projeto Adolescente Aprendiz. Confira a seguir:

Setembro amarelo: ‘Se cuida, jovem’

Em todo o ano, o Ramacrisna oferece suporte para jovens do programa Adolescente Aprendiz. A iniciativa, chamada de Se Cuida Jovem, oferece acolhimento psicossocial para os adolescentes e jovens do Instituto. 

As ações começaram no último dia 11, com palestras que abordam o tema de forma leve, para quebrar tabus, reduzir estigmas e estimular os aprendizes a buscar e oferecer ajuda. Também são realizadas atividades em sala de aula, apresentando dados e pesquisas sobre o suicídio, principalmente entre o público jovem. 

“Também algumas dicas foram apresentadas, a fim de evitar que pensamentos suicidas se tornem realidade entre os nossos adolescentes e jovens. Além disso, preparamos alguns curtas metragens do CVV (Centro de Valorização da Vida), canais onde poderão buscar ajuda e principalmente falamos sobre a importância de desenvolverem a empatia e solidariedade para com os outros”, detalhou Janara Gomes, coordenadora pedagógica do projeto de aprendizagem.

As ações do Setembro Amarelo incluem ainda a confecção de um varal de cartas,  em que cada aprendiz pode tirar uma mensagem de motivação e apoio, e também deixar a sua mensagem para que outra pessoa possa pegar. 

Amigo anjo 

Outra iniciativa é o Amigo anjo, voltada para os colaboradores do Instituto Ramacrisna, especialmente os que fazem parte do programa Adolescente Aprendiz. Os funcionários escolhem se querem ou não participar da ação. 

Os nomes são sorteados e cada colaborador recebe um nome. Cada um deve tirar um tempo para se dedicar ao próximo, cuidar e proteger seu amigo. Para isso, ele pode, por exemplo, deixar mensagens, cartas, mimos ou presentes, sem se identificar. As atividades vão durar por uma semana. No último dia da iniciativa, o Amigo Anjo é revelado. 

Para além de setembro

Você sabia que os transtornos mentais são multifatoriais? Além da convivência social, questões como a pobreza e falta de acesso ao mercado de trabalho podem impactar a saúde mental de pessoas. 

Por isso, há mais de 60 anos, o Ramacrisna acolhe pessoas em situação de vulnerabilidade social. Ao todo, mais de 2 milhões de pessoas já tiveram suas vidas transformadas por pelo menos um de nossos projetos. 

Você pode contribuir para nossa corrente do bem. Conheça nosso trabalho e saiba como ajudar. 

compartilhar:

Receba nossas notícias