Oito a cada dez consumidores brasileiros tomam decisões de compra com base na qualidade do atendimento ao cliente que recebem, segundo relatório da Zendesk. A pesquisa também revela que 89% das empresas analisadas no Brasil concordam sobre a existência de uma relação direta entre o atendimento ao cliente e o desempenho dos negócios. Porém, 43% dos brasileiros sentem que o atendimento ao cliente é deixado em segundo plano pelas empresas.
Quando se trata de um bom atendimento ao cliente, as marcas devem se preocupar em ir além do básico, não se resumindo tão somente a responder perguntas ou resolver problemas no ato da compra. É algo que envolve todos os momentos do chamado funil de vendas. Ou seja, envolve todo o processo de decisão de compra e o pós-vendas.
Assim, essas empresas podem conquistar maior sucesso junto a seu público. Confira os principais benefícios do atendimento ao cliente.
Um atendimento ao cliente de alta qualidade consiste, em primeiro lugar, em uma escuta ativa. Para compreender as necessidades do consumidor, a empresa deve não só prestar atenção ao que o cliente está dizendo, mas também fazer perguntas para garantir que compreenda completamente suas necessidades e preocupações. Isso requer muita empatia, ou seja, mostrar que você entende e se preocupa com a situação do cliente.
Também é fundamental pontos como cortesia e respeito. O cliente deve ser tratado com paciência e uma atitude positiva, mesmo aqueles mais difíceis ou frustrados.
Outro ponto importante é a comunicação clara e eficaz. A empresa deve fornecer informações claras e precisas, com atualizações regulares sobre suas questões ou pedidos. Mas não basta ser claro. A rapidez também é importante. Por isso, vale a regra de resolver problemas na primeira interação, sempre que possível.
Guias empresariais também chamam a atenção para a personalização. Isso exige conhecer o cliente, utilizar o histórico dele para personalizar o atendimento e oferecer soluções adaptadas às necessidades específicas de cada cliente.
Bem como é importante antecipar problemas ou necessidades dos clientes antes que eles surjam. Por meio de feedbacks, uma empresa consegue avaliar cenários, fazer melhorias e evitar problemas futuros.
Para isso, o cliente deve conseguir contatar a empresa. Uma boa dica é manter vários canais de comunicação, como telefone, e-mail, chat online e redes sociais, em horários que sejam convenientes para os clientes.
Por fim, a empresa deve criar uma cultura organizacional que valorize o cliente em todas as interações. Isso inclui dar autonomia aos funcionários para tomar decisões que beneficiem o consumidor.
O Instituto Ramacrisna pode te ajudar a desenvolver essa expertise. A Instituição oferta, por meio do projeto Construindo o Futuro VI, realizado em parceria com a Petrobras através do programa Petrobras Socioambiental, o curso de Recepção e Atendimento. As aulas, capacitam pessoas entre 16 a 45 anos a atenderem o público em geral, comunicando-se por meio da linguagem oral e escrita, considerando o contexto, a cultura organizacional e as regras básicas de etiqueta empresarial.
Os alunos aprendem técnicas de atendimento presencial e telefônico, conceitos de comunicação e de relacionamento interpessoal, entendendo a importância do bom atendimento presencial e telefônico, conceitos de comunicação. Situações práticas, estudo de casos, utilização de tom de voz, compreensão de vocabulário são alguns dos temas abordados no curso.
Outra importante capacitação ofertada pelo Ramacrisna é o Circuito Empreender, realizado em parceria com a Weg. No curso, os alunos passam por um percurso de formação empreendedora. Os trabalhos são voltados para moradores dos bairros Vianópolis, Granjas Reunidas Califórnia, Santo Afonso e Marimbá, em Betim, entre 18 e 40 anos.
Os trabalhos são divididos em duas frentes: uma de instrutoria, destinada a atender 30 participantes e outra de consultorias, destinada a atender 5 participantes que forem selecionados na primeira etapa do curso.
A primeira etapa contempla o curso Bootcamp – Empreendedorismo em ação, destinado a quem quer começar ou redesenhar seu modelo de negócios e que acelera a estruturação de uma ideia, projeto ou negócio a partir de ferramentas e métodos ágeis aplicados pelas empresas mais inovadoras do mercado. Já na Oficina Atendimento focado nas Pessoas, o participante exercita suas habilidades e seus conhecimentos sobre decisões financeiras, estratégias de crescimento, compras, estoques, investimento e análise de mercado.
Na oficina Como Ser MEI na Prática, o empreendedor pode esclarecer dúvidas de como trabalhar por conta própria, as principais obrigações e benefícios de se tornar um microempreendedor individual. Enquanto que, na oficina Criatividade, o empreendedor conhece métodos e ferramentas para desenvolver o potencial criativo para resolver problemas e explorar novas possibilidades e oportunidades.
Os alunos também participam do Curso Gestão Financeira, da Oficina Funil de Vendas, da Gestão de Redes Sociais e de um pitch ao final. Conheça mais sobre o Ramacrisna e seja parte dessa corrente do bem. Entre em contato e saiba como colaborar.