Desde o dia 8 de agosto, o grupo, composto por professores e alunos da Liverpool Hope University realiza ações na região de Vianópolis
Aprender, brincando! É com esse clima que o grupo composto por professores e alunos da Liverpool Hope University, da Inglaterra, têm realizado trabalhos culturais e educacionais no Instituto Ramacrisna, em Betim. As ações, fazem parte do projeto Solidariedade Inclusiva, realizada pela universidade inglesa em parceria com a Instituição brasileira – a única de língua não inglesa a participar do projeto. Este é o 20º ano do projeto no Brasil.
Desde o dia 8, os participantes do intercâmbio estão imersos em uma variedade de atividades enriquecedoras, interagindo com alunos dos diversos programas do Instituto, incluindo o Centro de Apoio Educacional Ramacrisna – CAER, a Orquestra Filarmônica Ramacrisna, o projeto Adolescentes Aprendizes, o FabLab, entre outros.
As atividades deste ano são lideradas pelas professoras Pinar Oztop e Simona Palladino, junto os alunos William James, Phoebe Kate Chapman e Chloe Jynx Greenlay. Pinar Oztop, coordenadora da comitiva, destacou a experiência de trabalhar com as crianças do CAER: “O programa internacional de voluntariado da universidade, oferece a oportunidade de participarmos de projetos que abordam o desenvolvimento de crianças e adolescentes em diversos países ao redor do mundo. Trabalhar com estas crianças tem sido muito gratificante e um grande aprendizado para nós. O Ramacrisna possui uma pedagogia muito eficaz, as crianças são incentivadas a aprender aqui por meio do brincar, isso nos encantou.”, relata Pinar.
Além das atividades educativas, o grupo está desenvolvendo em conjunto com os profissionais do Instituto, um documentário mostrando a cultura do Ramacrisna através de uma perspectiva ítalo-brasileira. A ação visa colocar em prática as oficinas de produção de filmes ministradas pelo grupo aos alunos da Antenados Produtora – uma produtora de vídeo do Instituto Ramacrisna que oferta formação em audiovisual para a comunidade.
O intercâmbio continuará até a primeira semana de setembro, com uma programação diversificada que inclui teatro, esportes, aulas de inglês e artesanato lideradas pelos estudantes da Liverpool Hope University.
A vice-presidente do Instituto Ramacrisna, Solange Bottaro, ressaltou a importância do projeto. “Esta parceria não apenas fortalece os laços entre as instituições, mas também enriquece o nosso ambiente educacional, proporcionando novas perspectivas e experiências que contribuem para o desenvolvimento integral dos alunos. ”, disse.
Sobre a Liverpool Hope University
A Liverpool Hope University tem uma história de mais de 175 anos. Foi classificada como a melhor universidade do Reino Unido em Liverpool (The Complete University Guide 2022) e possui altos padrões acadêmicos e ensino baseado em pesquisa. Um dos principais objetivos da Universidade é proporcionar uma experiência de transformação para os alunos e desenvolvimento pessoal ao longo do curso. Ela procura estudantes brilhantes e promissores, independentemente dos antecedentes, para abrir oportunidades para aqueles tradicionalmente excluídos do ensino superior.