Notícias

4 de maio de 2021

Notícias|Qualificação Profissional|Tecnologia e Inovação

Veja os cursos gratuitos de tecnologia que o Ramacrisna oferece

Você sabia que 85% das formas de trabalho que existirão em 2030 ainda não foram criadas? É isso que mostra uma pesquisa do Institute For The Future, encomendada pela Dell Technologies. O motivo é que cada vez mais as funções serão automatizadas, sendo feitas totalmente por robôs ou integradas à força humana. Pensando nisso, o Instituto Ramacrisna oferece cursos gratuitos de tecnologia em várias áreas de atuação.

De acordo com um estudo feito pela Dimensional Research em 17 países, incluindo o Brasil, os jovens acreditam que os novos recursos tecnológicos vão permitir ambientes de trabalho mais justos e igualitários, que poderão prevenir a discriminação de sexo, raça ou idade. Mas como garantir acesso a esse conhecimento tecnológico para todos?

A resposta, muitas vezes, está em organizações do Terceiro Setor, como o Ramacrisna, que oferecem cursos gratuitos para jovens em situação de vulnerabilidade social. Confira neste artigo, todos os projetos e oportunidades que o instituto tem  nesta área!

Cursos gratuitos de tecnologia no Ramacrisna

FabLab Ramacrisna

O FabLab (Fabrication Laboratory) é um laboratório de inovação criado para estimular a criatividade e o conhecimento por meio da prática. O objetivo é promover a qualificação profissional de jovens e adultos e a inclusão digital de crianças e adolescentes pelo aprendizado de robótica, programação, impressão 3D, corte a laser e conhecimentos básico e intermediário nas áreas da tecnologia.

O FabLab Ramacrisna tem área de 500m² e conta com ferramentas e materiais para a produção rápida de objetos por meio da prototipagem. O espaço conta com 6 impressoras 3D, 5 óculos de realidade virtual, 8 kits lego para a prática da Robótica Educacional, uma Router CNC Corte a Laser, 18 tablets, além de computadores e notebooks . Esses equipamentos possibilitaram a abertura de novos cursos gratuitos de tecnologia.

Modelagem e Impressão 3D

E quando se fala em tecnologia, uma das ferramentas que pode gerar muitas oportunidades de trabalho é a impressora 3D. Isso porque, cada vez mais, as empresas estão à procura de profissionais que entendam o equipamento. 

Por isso, o projeto começa com as crianças em um processo mais lúdico, no qual elas passam a compreender  como a impressora funciona. Para elas, o equipamento é uma caixa mágica, onde tudo que se imagina pode se tornar real.

Já para os adolescentes, o processo de contato com a impressora é diferente, mais avançado, focado na indústria 4.0, e em como eles podem atuar no mercado de trabalho por meio dessa  tecnologia.

No curso de Modelagem e Impressão 3D, o aluno aprende as técnicas para criar e modelar desenhos tridimensionais em programas modeladores. Além disso, ele também irá aprender como preparar e fatiar o desenho criado para que possa ganhar vida através da impressora 3D.

Mas não é só isso: o estudante aprende como configurar a impressora para realizar a impressão de forma ágil, econômica e com alta qualidade. Além também, de aprender as técnicas de montagem, manutenção, limpeza e alinhamento da impressora para que a impressão ocorra de forma correta.

Robótica Educacional 

Desde 2015, o Instituto Ramacrisna conta com o curso de robótica educacional, que agora é realizado no FabLab Ramacrisna.

No curso, os alunos realizam atividades de inventar, programar, montar e movimentar um robozinho. Exercitando, assim, o raciocínio lógico, melhorando o trabalho em equipe, estimulando o compartilhamento de dados e promovendo a interdisciplinariedade.

Além disso, ao divertirem-se com kits programáveis, softwares, protoboards, fios, sensores, placas, motores, os estudantes dão início, de uma forma divertida, a uma virada importante para o futuro. Ou seja, ao se interessarem pelo estudo de programação, eles preparam o terreno para a futura inserção no mercado de trabalho, que cada vez mais exige essas competências.

 O curso de Robótica Educacional é para alunos de 10 a 16 anos e tem duração de um mês. A oficina funciona, então, como uma introdução à tecnologia da robótica e, caso o aluno se interesse, há um curso profissionalizante na área, como você verá mais adiante.

Óculos de realidade virtual

Além dos cursos gratuitos de tecnologia, o espaço oferece ainda oficinas como realidade virtual. O objetivo é simular uma realidade que não existe de fato.  Dessa forma, a tecnologia possibilita aos alunos a interação com objetos e cenários tridimensionais.

Os óculos permitem que um professor com um tablet guie seus alunos para áreas inóspitas do mundo real, como nadar com tubarões, por exemplo. Com essa tecnologia é possível colocar o aluno no papel principal, potencializando seu aprendizado de maneira intensa e mais próxima da realidade.

AutoCAD

O AutoCAD é um software utilizado em áreas como engenharia mecânica e civil. Ele é utilizado no  desenvolvimento de projetos e desenhos técnicos. Por isso, no curso, o aluno aprende a elaborar peças de desenho técnico em duas dimensões. Além disso, as aulas ensinam a criar modelos tridimensionais utilizando técnicas para salvar, abrir e nomear arquivos.

Para isso, eles têm contato com noções de geometria, plano cartesiano, ângulo, projeção ortogonal, apresentação da interface do programa, diferenças entre interfaces em 2D e 3D. É uma ferramenta amplamente utilizada em arquitetura, design de interiores, engenharia mecânica e em vários outros ramos da indústria.

Meninas em rede

Apesar de já ofertar cursos gratuitos de tecnologia há alguns anos, o Ramacrisna percebeu uma falha no mercado: a falta de mulheres atuando na área de tecnologia de informação. Foi assim que nasceu o Projeto “Meninas em Rede”, apoiado pelo Criança Esperança. A ideia é potencializar a educação de meninas em ciências, tecnologia, engenharia e matemática. Preparando-as, dessa forma, para os desafios em uma área predominantemente masculina.

Na oficina de Tecnologia e Programação, que já formou duas turmas, as alunas aprendem os processos de desenvolvimento de aplicativos. Bem como a incorporação das interfaces e a experiência do usuário nas plataformas nos dispositivos móveis, aprendendo a linguagem da programação para criar os aplicativos, com formulários e interfaces interativas, armazenamento de dados e comunicação com outros dispositivos.

Além disso, ao longo do projeto, as alunas conhecem referências femininas na área de tecnologia que sirvam de exemplos e de inspiração. Por fim, ao final do projeto, elas desenvolvem um aplicativo mobile.

Robótica industrial

O curso de robótica industrial prepara profissionais para atuar em diversas áreas da indústria da automação, como programador PLC, programador de robô e eletricista industrial, por exemplo. Nas aulas, são aplicados conceitos de eficiência e segurança para desenvolvimento de programação, lógica de controle de processo industrial e também manipulação e programação de robô industrial.

Operador de computador

O curso de Operador de Computador é outro curso gratuito de tecnologia que o Ramacrisna oferece. Por meio dele, os alunos são preparados para montar, instalar e reparar microcomputadores, identificando problemas de software e hardware. Além disso, eles também estão aptos a oferecer suporte a redes de computadores locais no uso e na configuração de equipamentos e dos softwares.

Instalação de usina fotovoltaica

A energia fotovoltaica, obtida por meio da conversão da luz solar em eletricidade, é uma das tecnologias sustentáveis que mais crescem. Em 2019, o número de usinas fotovoltaicas aumentou 56,4%, segundo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica. E, para isso, o Instituto Ramacrisna oferece também o curso de Eletricista de Instalações e Instalação e Manutenção de Usinas Fotovoltaicas. 

O objetivo é formar profissionais, de 18 a 40 anos, em diversos processos da elétrica, inclusive a execução de projetos, e capacitar os alunos para atuar nos diversos processos de montagem e manutenção de uma usina fotovoltaica. 

Se você também acredita que a tecnologia é o futuro das profissões e quer nos ajudar a continuar proporcionando esses cursos no Instituto Ramacrisna, nos entre em contato e veja como colaborar!
compartilhar:

Receba nossas notícias