Notícias

16 de fevereiro de 2024

Apoio pedagógico|Notícias|ONG's

Volta às aulas: como acompanhar os filhos na escola

Desde o dia 5 de fevereiro, as crianças voltaram para a rotina das salas de aula. E, com isso, pais e mães estão cheios de dúvidas de como acompanhar o desempenho dos filhos na escola. 

Isso porque muitas pessoas têm dúvidas do que devem ou não fazer. Além disso, muitas famílias têm uma rotina corrida e acabam não tendo tempo suficiente para se dedicar a ver de perto cada passo da rotina escolar. 

Confira algumas dicas para ficar mais próximo das crianças no dia a dia da escola.

Dicas para acompanhar o desempenho dos filhos na escola

Em primeiro lugar, pergunte à criança sobre o que ele aprendeu no dia. Demonstrar interesse nas atividades dos filhos na escola é uma forma de valorizar cada passo dado na jornada de aprendizado.

Além disso, também é importante verificar cadernos e agendas, para ver trabalhos feitos, recados e até reclamações. Isso vai fazer com que você fique em dia do que ocorreu com seus filhos na escola. 

Outra dica é estabelecer uma rotina, incluindo um horário para estudar. Lembre-se de incluir atividades de cultura, lazer e brincadeiras. Aulas de reforços ou de cursos extracurriculares também devem ter seu espaço. 

Na hora do estudo, tente ajudar a criança a fazer o dever de casa, buscando sanar dúvidas e até ajudar a apontar questões que podem ser levadas para os professores. Além de se fazer presente, o momento pode ajudar a identificar as dificuldades da criança e desenvolver sua autonomia.

Outra forma de acompanhar de perto o desempenho escolar dos filhos é participar das reuniões escolares. O momento é ideal para esclarecer dúvidas sobre o desenvolvimento da criança e pontos a serem melhorados. 

Entenda que, conforme os anos passam, os pais devem incentivar o aprendizado dos filhos, estimulando a aquisição de conhecimentos diversos e buscando aptidões que podem ser úteis no mercado de trabalho futuramente. 

Aprendizado fora da escola

O que muitos pais não sabem é que as atividades extracurriculares executadas no contraturno escolar podem ajudar não somente no desenvolvimento da criança, mas também deixá-las em opções saudáveis de lazer no contraturno escolar, quando os adultos estão no trabalho, por exemplo. Além disso, essas atividades podem expandir a mentalidade da criança, empoderando-a e até as aproximando das relações familiares. 

Sabendo disso, o Instituto Ramacrisna conta com diversos projetos voltados para esse público. Um deles é o Centro de Apoio Educacional Ramacrisna (CAER). Nele, os alunos participam de diversas oficinas voltadas ao saber e ao esporte. Além disso, as crianças recebem almoço e lanche diariamente, inclusive nas férias, além de vestuário, como incentivo à família para mantê-las frequentes na escola. 

Já no projeto Viva o Esporte, realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Betim, as crianças participam de diversas atividades esportivas, práticas corporais e esporte de rendimento. A ideia é promover, gratuitamente e com apoio de profissionais especializados, saúde, qualidade de vida, bem estar físico e psíquico dos atendidos, contribuindo para o exercício da cidadania e transformação humana. 

Também focado nas atividades físicas, o Esporte em Movimento, que tem patrocínio da Vale, Goldman Sachs Banco, Goldman Sachs Corretora e  Rede Itaú por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, beneficia 120 pessoas diretamente e 480 indiretamente na regional Vianópolis, em Betim. O projeto trabalha  atividades como futebol, vôlei, peteca e basquete. 

Já o  Tatame Cidadão, é voltado para crianças a partir dos oito anos de idade e oferece aulas de judô. Além do caráter esportivo, o projeto compreende o Desporto Educacional: praticado em formas assistemáticas de educação, evitando-se a seletividade, a hipercompetitividade de seus praticantes.

Unindo tecnologia, esporte e educação, o projeto Xeque Mate, que tem  patrocínio da Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, busca promover para crianças e adolescentes a vivência esportiva por meio da realização de oficinas de robótica e xadrez, beneficiando 448 crianças e jovens entre 6 a 18 anos, em situação de vulnerabilidades social, estudantes de escola pública e residentes em Betim.  

Esses são só alguns dos projetos que podem auxiliar no desenvolvimento dos seus filhos da escola. E cada atividade tem o poder de transformar famílias inteiras. 

Ao todo, mais de dois milhões de pessoas já foram diretamente beneficiadas pelo Ramacrisna. Conheça as formas de ajudar e faça parte da corrente do bem.

 

compartilhar:

Receba nossas notícias