nosso trabalho projetos

Antenados Produtora


Sobre o Projeto

A Produtora Antenados surgiu no Projeto Jovens Comunicadores Antenados, criado em 2007 pelo Instituto Ramacrisna, com o patrocínio da Petrobras, com o objetivo é oferecer aos jovens a possibilidade de se tornarem produtores de conteúdo e agentes transformadores da sociedade.

Os Antenados participaram de cursos e seminários, programas televisivos e eventos como: Favela É Isso Aí, Encontro Marcado com Fernando Sabino, Fórum Internacional de Dança (FID) e Programa Ação, com Serginho Groisman. Eles já fizeram oficinas de audiovisual para mais de 5 mil pessoas, entre alunos de escola pública e privada, professores e educadores.

Os Antenados foram responsáveis pelo CRIARTE, único ponto de cultura da cidade de Betim, em parceria com o Governo de Minas, e produziram 15 shows no município entre 2011 e 2013.

Nesses 13 anos, o projeto contou com vários parceiros: Petrobras, Fiat, Teksid, Consulado dos Estados Unidos no Braisl, Fundação Banco do Brasil, Oi Futuro, Jornal Hoje em Dia, Centro Mineiro de Referência em Resíduos, Servas, Fundação Estadual do Meio Ambiente, Sebrae, Cemig, Rotary Clube Belo Horizonte Liberdade, Fundamig, Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Betim, Apae BH, Partage Shopping Betim, Cemais, Melt Comunicação, Pessoa Comunicação e Relacionamento, Porto Seguro, AIC Jovem, entre outros.

Em 2014, o projeto se transformou na Produtora Antenados. Com um novo espaço de aproximadamente 200 m², além de formar jovens, o Antenados passou a prestar serviços de audiovisual para organizações sociais e empresas. Entre os serviços oferecidos, vale destacar: produção de vídeo institucional, registro de eventos, vídeos para internet, fotografia institucional, registro fotográfico de eventos, entre outros.

Já em 2015, a Produtora Antenados foi certificada como “Tecnologia Social”, pela Fundação Banco do Brasil. A tecnologia visa oferecer novas perspectivas de vida e promover o empoderamento de jovens acima de 16 anos, em situação de vulnerabilidade social, moradores em área rural e/ou periferia de cidades do interior, por meio da qualificação profissional em fotografia, cinegrafia, edição e redação.

Com os serviços prestados, o grupo pode ser autossustentável e autônomo, possibilitando a replicação da tecnologia.

Semana de Comunicação Antenados

O evento promovido pela produtora já é tradicional em Betim. Realizada pela primeira vez em 2011, a Semana de Comunicação tem como objetivo principal promover o contato dos alunos do Instituto Ramacrisna com os principais profissionais de comunicação de Minas Gerais. A cada ano, um tema é escolhido para ser discutido por meio de palestras e oficinas. Para os jovens que pretendem seguir carreira na comunicação, a Semana é uma grande oportunidade de entender melhor a área e as possibilidades de atuação no mercado.

 

Cinemateca Antenados

Com o intuito de oferecer lazer e conhecimento à comunidade do entorno do Ramacrisna, que, na maioria das vezes, não tem acesso às salas de cinema da cidade, a Cinemateca Antenados disponibiliza, gratuitamente, seis computadores para uso individual e, esporadicamente, oferece sessões coletivas comentadas, nas quais os espectadores podem participar de debates sobre o longa assistido. São mais de sessenta filmes no acervo, de gêneros variados como: clássicos, comédia, ação, drama, suspense e animação. A Cinemateca é aberta ao público, no horário de 12h às 16h.

 

Escola Multimídia Antenados

A Escola Multimídia Antenados promove a aprendizagem para jovens de 15 a 22 anos, estudantes do ensino médio, nas áreas de comunicação e audiovisual. Os alunos recebem aulas teóricas e práticas de jornalismo, fotografia, cinegrafia e edição de imagens, além de terem que desenvolver um trabalho prático para conclusão do curso. Os alunos que mais se destacaram, podem ser contratados para trabalho em meio período.

Receba nossas notícias