nosso trabalho projetos

Centro de Apoio Educacional Ramacrisna


Sobre o Projeto

Por meio do Centro de Apoio Educacional Ramacrisna (CAER), ofertamos às crianças a participação em diversas oficinas que acontecem em período complementar às aulas ministradas na escola pública. As oficinas ampliam seus horizontes, abrindo-lhes as portas de um mundo mais igualitário e justo.

As crianças recebem almoço e lanche diariamente, inclusive nas férias, além de vestuário, como incentivo à família para mantê-las frequentes na escola. Com isso, reduziram-se, significativamente, a evasão escolar e o trabalho infantil, práticas comuns na região, e houve aumento do nível de escolaridade das crianças e dos adolescentes. Para reforçar esse preceito, as crianças só podem participar das atividades no Ramacrisna se estiverem matriculadas e frequentando a escola pública.

Mesa Alfabetizadora Digital

Com a Mesa Alfabetizadora Digital os alunos se familiarizaram com a linguagem escrita, encaixando blocos coloridos em um grande painel eletrônico. À medida que são encaixadas, as letras são reconhecidas por um software especial e aparecem na tela do computador. Dessa forma, as crianças participam de atividades interativas, aprendendo a reconhecer o alfabeto, construir palavras, encontrar significados, descobrir acentos e interpretar textos. A Mesa auxilia os alunos nas disciplinas de português e matemática, além de atividades que incluem fábulas, provérbios, cantigas de roda, trava-línguas, entre outras. Dessa forma, um dos grandes desafios da alfabetização é acelerada, a criança refaz sua autoestima e amplia o processo de aprendizagem.

Lousa Digital

O acesso à INTERNET permite aos alunos, moradores de área rural, conectarem-se ao mundo. A LOUSA DIGITAL possibilita aliar conhecimento à tecnologia, ampliando o universo do aprendizado.

Centro Esportivo e Recreativo

Possui quadra poliesportiva, campo gramado de futebol society, playground, área de lazer com quiosques, mesas e bancos que são disponibilizados à comunidade para campeonatos esportivos, festas e jogos em geral.

Nossa metodologia propõe democratizar com qualidade, a atividade física e o lazer, promovendo saúde e bem-estar. O esporte é capaz de favorecer o desenvolvimento humano, demonstrando o impacto social e o poder transformador. São práticas esportivas e pedagógicas, atividades lúdicas e culturais para a formação de valores cidadãos na quadra, na escola, na rua e na vida.

Para cada encontro, criamos um ambiente participativo, capaz de dar voz aos educandos, utilizando o diálogo como mecanismo de interação e resolução das diferenças. A negociação de regras entre pares, oferece o desenvolvimento de habilidades para a vida e incorpora a dimensão de gênero. Nossa proposta é permitir, com uma prática diferenciada do esporte, pensar e atuar nas realidades sociais que nos permeiam.

Atividades esportivas ofertadas: Futsal, futebol society, peteca, xadrez e vôlei

Judô

É uma arte marcial praticada como esporte, que tem por objetivo desenvolver técnicas de defesa pessoal, fortalecer o corpo, o físico e a mente de forma integrada. A proposta dessa atividade é desenvolver não somente as técnicas dessa modalidade esportiva, mas contribuir para o desenvolvimento social e humano, formando faixas pretas dentro e fora do tatame.

Conquistas no Judô

Os atletas de judô do Instituto Ramacrisna vêm se destacando em campeonatos nacionais, conquistando títulos diversos. Em 2023, participaram de campeonatos como os Jogos Estudantis de Minas Gerais (JEMG) – no qual competiram com mais de 7 mil atletas de 810 cidades mineiras e trouxeram para casa quatro medalhas de ouro, uma de prata e cinco de bronze. A competição rendeu ainda quatro classificações para concorrerem na etapa nacional da competição.

Na Copa Betim de judô, que contou com a presença de mais de mil atletas de todo o país, os alunos do Instituto Ramacrisna conquistaram 16 medalhas de ouro, seis medalhas de prata e quatro medalhas de bronze – se destacando na competição.

Nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), três alunos representaram Betim e conquistaram uma medalha de bronze – a primeira vitória de um atleta da cidade na competição.

Xadrez

O aprendizado e a prática do xadrez representam não apenas uma opção de lazer e cultura, mas também um meio que possibilita desenvolver capacidades fundamentais no desenvolvimento das crianças e jovens. Entre elas, está o poder de concentração e raciocínio lógico, a criação de estratégias para propor soluções inovadoras, a iniciativa para a tomada de decisões e a persistência.

Em 2023, os alunos da oficina de xadrez tiveram a oportunidade de participar de diversos campeonatos e torneios. Confira:

Festival Mineiro da Juventude de Xadrez Rápido

Promovido pela Federação Mineira de Xadrez, duas enxadristas conquistaram o título de vice-campeãs mineiras – categorias sub-10 e sub-12 feminino. Outros oito atletas do Instituto foram classificados entre os 10 primeiros colocados de suas categorias.

No Campeonato Mineiro de Xadrez Blitz

Realizado pela Federação Mineira de Xadrez em Pará de Minas, dois enxadristas conquistaram o terceiro lugar na competição que contou com representantes de diversas cidades de Minas Gerais.

Copa Regional de Xadrez

Realizada em Contagem, 14 alunos participaram da competição – que resultou em boas colocações no pódio. Quatro enxadristas conquistaram o 1º lugar, dois o 2º lugar, três 3º lugar e outros cinco atletas ocuparam as dez primeiras posições.

6ª etapa do Campeonato de Xadrez de Betim

Nove alunos do Instituto se destacaram entre os três melhores colocados de suas categorias, sendo dois deles campeões. Dois dos nossos enxadristas ocuparam o 1º lugar no pódio, quatro o 2º lugar, três o 3º lugar e outros cinco estiveram entre os seis melhores classificados.


Parceiros

Receba nossas notícias