Sobre o Projeto
Por meio do Centro de Apoio Educacional Ramacrisna (CAER), ofertamos às crianças a participação em diversas oficinas que acontecem em período complementar às aulas ministradas na escola pública. As oficinas ampliam seus horizontes, abrindo-lhes as portas de um mundo mais igualitário e justo.
As crianças recebem almoço e lanche diariamente, inclusive nas férias, além de material escolar e vestuário, como incentivo à família para mantê-las frequentes na escola. Com isso, reduziram-se, significativamente, a evasão escolar e o trabalho infantil, práticas comuns na região, e houve aumento do nível de escolaridade das crianças e dos adolescentes. Para reforçar esse preceito, as crianças só podem participar das atividades no Ramacrisna se estiverem matriculadas e frequentando a escola pública.
Mesa Alfabetizadora Digital
Com a Mesa Alfabetizadora Digital os alunos se familiarizaram com a linguagem escrita, encaixando blocos coloridos em um grande painel eletrônico. À medida que são encaixadas, as letras são reconhecidas por um software especial e aparecem na tela do computador. Dessa forma, as crianças participam de atividades interativas, aprendendo a reconhecer o alfabeto, construir palavras, encontrar significados, descobrir acentos e interpretar textos. A Mesa auxilia os alunos nas disciplinas de português e matemática, além de atividades que incluem fábulas, provérbios, cantigas de roda, trava-línguas, entre outras. Dessa forma, um dos grandes desafios da alfabetização é acelerada, a criança refaz sua autoestima e amplia o processo de aprendizagem.
Lousa Digital
O acesso à INTERNET permite aos alunos, moradores de área rural, conectarem-se ao mundo. A LOUSA DIGITAL possibilita aliar conhecimento à tecnologia, ampliando o universo do aprendizado.
Informática Educacional
O uso de programas como o Power Point, Word, Excel, Paintbrush, Publisher etc., possibilita expandir a capacidade inventiva e recreativa da criança e do adolescente. Softwares educativos e de pesquisa são utilizados para enriquecimento dos conteúdos e processos didáticos. O videogame como ferramenta de aprendizagem foi adotado, pois os jogos apresentam uma série de desafios ao praticante que a todo o momento, é desafiado a avaliar, organizar, priorizar informações e baseado nelas, tomar decisões estratégicas a curto e longo prazo.