Educação para o trabalho
São oferecidos cursos de formação profissional para jovens e adultos, de 16 a 45 anos, nas três regiões contemplados pelo projeto. A escolha dos cursos partiu da demanda dos moradores das comunidades selecionadas. Levou-se em conta cursos que atendessem a jovens dos anos finais da escola fundamental e adultos sem qualificação e pouca escolaridade, que precisam de ocupação para melhorar as condições de vida da família. Serão realizados cursos de barbeiro, manicure, cabelereiro, trancista, desing de sobrancelha, mecânica de autos e motos, robótica industrial, elétrica/fotovoltaica, recepção e atendimento e empreendedorismo.
Vivências esportivas e culturais
No caso do esporte, vamos trabalhar com o método recreativo, que promove maior interação dos participantes e, destes, com o instrutor, pois objetiva a abordagem lúdica das atividades e propicia aos alunos prazer, criatividade, motivação, reduzindo o nível de ansiedade e de estresse, promovendo melhor aprendizado e interesse pelo esporte.
Atividades esportivas: Basquete, Futsal, Vôlei, handbol e Capoeira.
Núcleos:
Imbiruçu
Rua Luzia de Jesus Barbosa nº 20, Bairro Imbiruçu, Betim
Telefone: 3544-9886
Petrovale
Rua Espanha, 31, loja 3 – Bairro Petrovale, Betim/MG
Telefone: 97147-4992
Ibirité
Avenida Babaçu, 450, Palmeiras – Ibirité/MG
Telefone: 97203-1443
Vigência: 01/08/2023 a 01/08/2027
Construindo o Futuro V
Com patrocínio da Petrobras, o Instituto Ramacrisna realizou entre 2020 e 2022 o projeto Construindo o Futuro, nos bairros Imbiruçu, Colônia Santa Isabel e Petrovale, vizinhos à REGAP, em Betim-MG. O público-alvo das ações foram crianças, adolescentes e jovens, moradores dos 3 bairros.
Foram beneficiadas 3.240 pessoas, diretamente, e 16.200 pessoas, indiretamente, incluindo familiares e participantes dos eventos e torneios. Todas as atividades foram fornecidas de forma gratuita.
O projeto promoveu ações de qualificação profissional, oficinas de promoção integral e formação humana e atividades esportivas, culturais e de conscientização ambiental, voltadas para crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social, com idade entre 3 e 40 anos, como forma de inclusão social e de protagonismo da população, contribuindo para um processo socioeducativo transformador do indivíduo e de toda a sociedade, assim como promovendo o desenvolvimento sustentável da comunidade onde estão inseridos.