nosso trabalho projetos

Construindo o Futuro VI


Sobre o Projeto

Com parceria da Petrobras, o Instituto Ramacrisna deu início em 2023 ao projeto Construindo o Futuro VI, nos bairros Imbiruçu e Petrovale, em Betim, e nas cidades de Ibirité e Sarzedo – regiões vizinhas à REGAP. O público-alvo das ações são crianças, adolescentes e jovens, em situação de vulnerabilidade social, com idades entre 6 a 45 anos, moradores dessas regiões.

Serão beneficiadas 4.362 pessoas, diretamente, e 17.448 pessoas, indiretamente, incluindo familiares e participantes dos eventos e torneios. Todas as atividades são totalmente gratuitas.

O objetivo do projeto é promover a qualificação profissional e educacional para gerar a autonomia de adolescentes, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade e garantir condições para transformar sua realidade através do trabalho, promover atividades esportivas/culturais, além de fomentar o empreendedorismo e autonomia das comunidades.

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCACIONAL

Tem por objetivo melhorar a condição socioeconômica de adolescentes, jovens e adultos, com idade entre 16 e 45 anos, em situação de vulnerabilidade social, por meio da realização de cursos de Qualificação Profissional, visando à preparação para o mercado de trabalho, o aumento da renda familiar, o protagonismo e o efetivo alcance dos direitos humanos.
Cursos: Reforço em matemática e português, barbeiro, manicure e pedicure, cabeleireiro, trancista, design de sobrancelha, mecânica de autos e motos, robótica industrial, elétrica/fotovoltaica, recepção e atendimento.

 

ATIVIDADES ESPORTIVAS

Contribuir para o desenvolvimento integral, ampliação de habilidades e competências diversas de crianças e adolescentes, de 6 a 17 anos, por meio da oferta de vivências esportivas e culturais. Será trabalhado o método recreativo, que objetiva a abordagem lúdica das atividades e propicia aos alunos prazer, criatividade, motivação, reduzindo o nível de ansiedade e de estresse.
Atividades esportivas: basquete, futsal, vôlei, handebol e capoeira.

 

FOMENTO AO EMPREENDEDORISMO

Tem por objetivo promover a inclusão social, fomentar o protagonismo da população assistida e a autonomia das comunidades, possibilitando aos participantes, reflexões acerca do potencial empreendedor e as oportunidades existentes no mundo dos negócios, por meio da oferta de cursos de empreendedorismo e consultoria de modelagem de negócios para jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social, com idade entre 18 e 45 anos.

 

NÚCLEOS:

 

Ibirité
Avenida Babaçu, 450, Palmeiras – Ibirité/MG
Telefone: (31) 9 7203-1443

Imbiruçu
Rua Luzia de Jesus Barbosa nº 20, Bairro Imbiruçu, Betim/MG
Telefone: (31) 3544-9886

Petrovale
Rua Espanha, 31, loja 3 – Bairro Petrovale, Betim/MG
Telefone: (31) 97147-4992

 

Construindo o Futuro V

Com patrocínio da Petrobras, o Instituto Ramacrisna realizou entre 2020 e 2022 o projeto Construindo o Futuro, nos bairros Imbiruçu, Colônia Santa Isabel e Petrovale, vizinhos à REGAP, em Betim-MG. O público-alvo das ações foram crianças, adolescentes e jovens, moradores dos 3 bairros.

Foram beneficiadas 3.414 pessoas diretamente. Todas as atividades foram fornecidas de forma gratuita.

O projeto promoveu ações de qualificação profissional, oficinas de promoção integral e formação humana e atividades esportivas, culturais e de conscientização ambiental, voltadas para crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social, com idade entre 3 e 40 anos, como forma de inclusão social e de protagonismo da população, contribuindo para um processo socioeducativo transformador do indivíduo e de toda a sociedade, assim como promovendo o desenvolvimento sustentável da comunidade onde estão inseridos.


Parceiros

Receba nossas notícias