Atividades oferecidas aos participantes do projeto
Atenção à Primeira Infância
Visando atender à importante demanda das comunidades dos três bairros, no que diz respeito às crianças na primeira infância, na faixa de 3 a 5 anos de idade, são desenvolvidas atividades lúdicas e divertidas para promover a integração desses pequenos na escola pública municipal, para quando atingirem a idade de 6 anos.
É instalada uma Mala de Leitura nas creches, favorecendo desenvolver numerosas atividades como contação de histórias, leitura, recitais poesias, dramatizações, conto e reconto (a criança lê, conta a história e o coleguinha reconta, segundo seu entendimento).
Essas atividades ampliam o vocabulário, desenvolvem a sociabilidade, a criatividade e incentivam a leitura. Outros brinquedos educativos na área de matemática, geometria, cores etc. são levados às creches, enriquecendo a educação dos pequenos.
Educação para o trabalho
São oferecidos cursos de formação profissional para jovens e adultos, de 16 a 40 anos, nos três bairros contemplados pelo projeto. A escolha dos cursos partiu da demanda dos moradores das comunidades selecionadas. Levou-se em conta cursos que atendessem a jovens dos anos finais da escola fundamental e adultos sem qualificação e pouca escolaridade, que precisam de ocupação para melhorar as condições de vida da família. Serão qualificados, profissionalmente, ao longo dos dois anos, 1.230 jovens e adultos.
Formação Humana
Todos os inscritos no projeto participarão de oficinas para desenvolver competências e habilidades e perceberem seu próprio valor. Oficinas lúdicas, interativas, desafiadoras, às vezes, mas envolventes sempre, para apresentar assuntos áridos, mas fundamentais na formação das pessoas, incluídas no tema “Respeito aos direitos humanos e combate à discriminação”. Serão oficinas de: Informática Educacional, Reciclagem e Conscientização Ambiental, Fanzine, Como usar as Redes Sociais, Fotografia e Vídeo pelo Celular, promovendo a troca de ideias e a participação em excursões.
Os temas abordados serão: Equidade de gênero; Igualdade étnico-racial; Promoção da Ética, Integridade e Transparência e Disseminação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
Essas oficinas serão direcionadas para todos os participantes das atividades esportivas, culturais e os alunos da capacitação profissional com carga horária de uma hora/aula, totalizando cinco horas/aula por aluno. Participarão dessa atividade 2.936 crianças, adolescentes, jovens e adultos ao longo de dois anos.
Vivências esportivas e culturais
No caso do esporte, vamos trabalhar com o método recreativo, que promove maior interação dos participantes e, destes, com o instrutor, pois objetiva a abordagem lúdica das atividades e propicia aos alunos prazer, criatividade, motivação, reduzindo o nível de ansiedade e de estresse, promovendo melhor aprendizado e interesse pelo esporte.
Atividades esportivas: basquete, futebol de campo, futsal, vôlei, peteca, capoeira e zumba.
Atividades culturais: balé, Folia de Reis e congado.
Endereços dos Núcleos do Projeto Construindo o Futuro
Imbiruçu
Telefone: 3544-9886
Rua Luzia de Jesus Barbosa nº 20 – Bairro Imbiruçu
Betim/MG – CEP: 32677-480
Petrovale
Telefone: 3596-3588
Rua Espanha, 31, lojas 2 e 3 – Bairro Petrovale
Betim/MG – CEP: 32668-050
Colônia Santa Isabel
Telefone: 3531-5585
Rua Ana Neri, 151 – Colônia Santa Isabel
Betim/MG – CEP: CEP 32641-278