nosso trabalho projetos

Profissionalização de adolescentes em vulnerabilidade social (MSE)


O Instituto Ramacrisna desenvolveu uma metodologia especifica para trabalhar com esse público de alta vulnerabilidade e, ao mesmo tempo, ansioso por oportunidades de mudança e crescimento profissional e pessoal. Atuando com duas turmas de alunos, desde 2019, em sua sede, em Betim, o instituto iniciou mais duas turmas no Núcleo Belo Horizonte, todas em parceria com o Ministério Público do Trabalho.

O objetivo é, por meio da qualificação profissional, possibilitar aos adolescentes o seu desenvolvimento pessoal; acesso ao conhecimento profissional conciliando teoria e prática; orientação e acompanhamento nas atividades escolares, promovendo a permanência na escola. Paralelamente, insere esses adolescentes no mundo da tecnologia, iniciando-os na Programação e Robótica Educacional e Óculos de Realidade Virtual, vislumbrando um mundo novo ao qual eles têm direito de acesso.

São disponibilizadas atividades culturais e de lazer, visando o desenvolvimento pessoal e a integração social pela circulação em ambientes diversificados.

Ao final, o programa incentiva a inserção no mercado de trabalho formal, criando e/ou ampliando boas práticas de condutas comportamentais, realizando análises, problematizações e simulações de protagonismo diante de novas situações, e/ou de dificuldades, seja na vida pessoal, social, política, econômica e cultural.

As atividades são desenvolvidas na sede do Instituto Ramacrisna, em Betim, e no Núcleo Belo Horizonte.

Receba nossas notícias