nosso trabalho projetos

Tatame Cidadão


Sobre o Projeto

Realizado pelo Instituto Ramacrisna, com o patrocínio da Vale e da WEG, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, o projeto Tatame Cidadão irá beneficiar 50 pessoas diretamente e 250 pessoas, indiretamente.

Crianças e adolescentes a partir dos oito anos de idade, participam das atividades de judô que para além do caráter esportivo, auxilia ainda no desenvolvimento integral do indivíduo e a sua formação para o exercício da cidadania e a prática do lazer. As atividades são gratuitas.

O Projeto compreende o Desporto Educacional: praticado em formas assistemáticas de educação, evitando-se a seletividade, a hipercompetitividade de seus praticantes.

As aulas ocorrerão três vezes por semana, com duração de 1h.

Vigência: 07/03/2023 a 07/03/2024

O judô no desenvolvimento do cidadão

Esporte centenário, o judô vai além da autodefesa e do desenvolvimento físico. Ele auxilia no desenvolvimento intelectual, autoconfiança, da paciência, autocontrole, sociabilidade, respeito ao próximo, responsabilidade com os bens materiais e não materiais.

O acesso gratuito às atividades esportivas, proporcionam a inclusão social, a democratização e gera oportunidade aos participantes de descobrirem suas habilidades e aptidões até então desconhecidas ou não valorizadas e consequentemente a sua autovalorização, reconhecendo-se como sujeitos ativos e participantes dentro de seu grupo social.

Além de fomentar a pratica esportiva, integrar, inserir e socializar pessoas, descobrir novos talentos, o projeto irá contribuir no combate ao uso de drogas, consumo de bebida alcoólica e a violência.

Conquistas no Judô

Os atletas de judô do Instituto Ramacrisna vêm se destacando em campeonatos nacionais, conquistando títulos diversos. Em 2023, participaram de campeonatos como os Jogos Estudantis de Minas Gerais (JEMG) – no qual competiram com mais de 7 mil atletas de 810 cidades mineiras e trouxeram para casa quatro medalhas de ouro, uma de prata e cinco de bronze. A competição rendeu ainda quatro classificações para concorrerem na etapa nacional da competição.

Na Copa Betim de judô, que contou com a presença de mais de mil atletas de todo o país, os alunos do Instituto Ramacrisna conquistaram 16 medalhas de ouro, seis medalhas de prata e quatro medalhas de bronze – se destacando na competição.

Nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), três alunos representaram Betim e conquistaram uma medalha de bronze – a primeira vitória de um atleta da cidade na competição.


Parceiros

Receba nossas notícias