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Tecnologia e Inovação


Espaço de Inovação

 

Oficina de Robótica Educacional

A perfeita combinação entre tecnologia e programação está colocando a robótica em foco na preparação das crianças e adolescentes para a vida.

A atividade de inventar, programar, montar e movimentar um robozinho exercita o raciocínio lógico, propicia o trabalho colaborativo, compartilhamento de dados e promove a interdisciplinaridade, para citar só alguns, entre uma infinidade de ganhos pedagógicos. E vai muito, além disso. Divertindo-se com kits programáveis, softwares, protoboards, fios, sensores, placas, motores, esta geração de estudantes nem desconfia, mas dá início a uma virada importante para o futuro. Ao se interessar pelo estudo de programação, essa meninada prepara o terreno para sua futura inserção no mercado de trabalho, que cada vez mais exige essas competências.

 

Óculos de Realidade Virtual

O objetivo da realidade virtual é simular uma realidade que não existe de fato. Ela possibilita aos alunos a interação com objetos e cenários tridimensionais. A tecnologia permite, por exemplo, que um professor com um tablet guie seus alunos para áreas inóspitas do mundo real, como nadar com tubarões, visitar o espaço, transformar a sala de aula em um museu, e muito mais, sem sair do lugar. Com essa tecnologia é possível colocar o aluno no papel principal, potencializando seu aprendizado de maneira intensa e mais próxima da realidade.

 

Impressora 3D

A impressora 3D promove atividades que estimulam a colaboração, a criatividade e o compartilhamento entre os estudantes. Para o desenvolvimento do uso dessa tecnologia, eles modelam peças no Paint3D do próprio Sistema Operacional Windows e utilizam o software Simplify3D para traduzir modelos 3D em instruções que a Impressora 3D entende.

Mesa Alfabetizadora Digital

Com a Mesa Alfabetizadora Digital os alunos se familiarizaram com a linguagem escrita, encaixando blocos coloridos em um grande painel eletrônico. À medida que são encaixadas, as letras são reconhecidas por um software especial e aparecem na tela do computador. Dessa forma, as crianças participam de atividades interativas, aprendendo a reconhecer o alfabeto, construir palavras, encontrar significados, descobrir acentos e interpretar textos. A Mesa auxilia os alunos nas disciplinas de português e matemática, além de atividades que incluem fábulas, provérbios, cantigas de roda, trava-línguas, entre outras. Dessa forma, um dos grandes desafios da alfabetização é acelerada, a criança refaz sua autoestima e amplia o processo de aprendizagem.

 

Lousa Digital

O acesso à INTERNET permite aos alunos, moradores de área rural, conectarem-se ao mundo. A LOUSA DIGITAL possibilita aliar conhecimento à tecnologia, ampliando o universo do aprendizado.

 

Informática Educacional

Um dos preceitos básicos no Ramacrisna é possibilitar a crianças e jovens, pertencentes a famílias de baixa renda, moradoras de periferias e áreas rurais de Betim, o acesso à tecnologia de ponta com equipamentos inovadores.

Estamos abrindo um mundo novo, no qual a tecnologia facilita o aprendizado, trabalhando com o lúdico, o desenvolvimento do raciocínio rápido que leva a tomadas de decisões com agilidade, aumentando, assim, a autoconfiança e competência dos alunos, ampliando suas possibilidades de inserção no mercado de trabalho em igualdade de condições, quando se fizer necessário.

O uso de programas como o Power Point, Word, Excel, Paintbrush, Publisher etc., possibilita expandir a capacidade inventiva e recreativa da criança e do adolescente. Softwares educativos e de pesquisa são utilizados para enriquecimento dos conteúdos e processos didáticos. O videogame como ferramenta de aprendizagem foi adotado, pois os jogos apresentam uma série de desafios ao praticante que a todo o momento, é desafiado a avaliar, organizar, priorizar informações e baseado nelas, tomar decisões estratégicas a curto e longo prazo.

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