nosso trabalho projetos

Xeque Mate


Sobre o Projeto

Preparar crianças, adolescentes e jovens para a vida, por meio de práticas que unem tecnologia, esporte e educação. Este é o foco do projeto Xeque Mate, realizado pelo Instituto Ramacrisna, com patrocínio da Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. O objetivo é promover a vivência esportiva por meio da realização de oficinas de robótica e xadrez, beneficiando 448 crianças e jovens entre 6 a 18 anos, em situação de vulnerabilidades social, estudantes de escola pública e residentes em Betim.  A duração do projeto é de 2 anos.

O Projeto Xeque Mate foi pensado com o objetivo de proporcionar aos alunos acesso ao Desporto Educacional, praticado nos melhores sistemas de ensino e em formas assistemáticas de educação, evitando assim que jovens de menor renda sejam excluídos do mercado por falta de oportunidade. A finalidade é alcançar o desenvolvimento integral do indivíduo e a sua formação para o exercício da cidadania e do lazer.

Vigência: 10/05/2023 a 10/05/2024

Na oficina de Robótica Educacional a atividade de inventar, programar, montar e movimentar um robozinho exercita o raciocínio lógico, propicia o trabalho colaborativo, o compartilhamento de dados e promove a interdisciplinaridade.

A oficina de xadrez também têm um papel importantíssimo na preparação para o futuro, o aprendizado e a prática do xadrez representam não apenas uma opção de lazer e esporte, mas também um meio que possibilita desenvolver capacidades fundamentais no desenvolvimento das crianças e jovens, entre elas, o poder de concentração e raciocínio lógico, a criação de estratégias para propor soluções inovadoras, a iniciativa para a tomada de decisões e a persistência. Estas são algumas dentre uma infinidade de ganhos pedagógicos promovidos pelas oficinas.

Em 2023, os alunos da oficina de xadrez tiveram a oportunidade de participar de diversos campeonatos e torneios. Confira:

Festival Mineiro da Juventude de Xadrez Rápido

Promovido pela Federação Mineira de Xadrez, duas enxadristas conquistaram o título de vice-campeãs mineiras – categorias sub-10 e sub-12 feminino. Outros oito atletas do Instituto foram classificados entre os 10 primeiros colocados de suas categorias.

No Campeonato Mineiro de Xadrez Blitz

Realizado pela Federação Mineira de Xadrez em Pará de Minas, dois enxadristas conquistaram o terceiro lugar na competição que contou com representantes de diversas cidades de Minas Gerais.

Na Copa Regional de Xadrez

Realizada em Contagem, 14 alunos participaram da competição – que resultou em boas colocações no pódio. Quatro enxadristas conquistaram o 1º lugar, dois o 2º lugar, três 3º lugar e outros cinco atletas ocuparam as dez primeiras posições.

6ª etapa do Campeonato de Xadrez de Betim

Nove alunos do Instituto se destacaram entre os três melhores colocados de suas categorias, sendo dois deles campeões. Dois dos nossos enxadristas ocuparam o 1º lugar no pódio, quatro o 2º lugar, três o 3º lugar e outros cinco estiveram entre os seis melhores classificados.


Parceiros

Receba nossas notícias