Notícias

11 de janeiro de 2016

Notícias|Sustentabilidade

Ramacrisna acaba de receber o Certificado de Neutrocarbonização da “Respira Mais Consultoria Ambiental”

A certificação é pela compensação da redução de CO2 por meio de plantio de árvores

Comprometida com um modelo de gestão que se preocupa com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente, em benefício dos colaboradores, e da comunidade, a Instituição Social Ramacrisna acaba de receber o Certificado de Neutrocarbonização da “Respira Mais Consultoria Ambiental”, pela compensação de 76,109 toneladas de CO2, referente às emissões naturais, no período de um ano. O cálculo foi baseado na metodologia GHG Protocol e a neutralização das emissões calculadas através do direito ao crédito de compensação de CO2, por meio do Plantio Confiável de 361 árvores, em fazenda localizada em Minas Gerais.

A Respira Mais, como parte de seu projeto “Respira Carbono Neutro”, desenvolveu uma calculadora baseada exclusivamente em critérios internacionais padronizados para inventários de emissões de gases de efeito estufa. A empresa adota o “Plantio Confiável” de árvores para compensar as emissões dos seus clientes, lembrando que a árvore é um meio extremamente eficaz de sequestro de CO2 e a Respira Mais pode viabilizar esse plantio de forma transparente e segura.

Segundo a vice-presidente da Ramacrisna, Solange Bottaro, receber o Certificado é uma forma de mostrar a contribuição com a sustentabilidade, incentivando cada vez mais as pessoas a terem iniciativas que favoreçam o meio ambiente.

Dentre os diversos projetos desenvolvidos pela Ramacrisna que primam pela sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente, destacam-se a “Cooperativa de Artesanato Futurarte”, que prioriza o reaproveitamento de materiais como jornais, sacos de cimento, retalhos de tecidos e outros; “Oficina de Artes”, onde os alunos criam, recriam e tecem transformando sucata em arte, reaproveitando o lixo; “Oficina de Brinquedos”, local onde os alunos constroem os brinquedos reaproveitando paletas de madeiras; “Centro Cultural”, prédio sustentável, com iluminação de LED, forro constituído de material mineral e forração das paredes em material reaproveitado contribuindo para a acústica do espaço. A Ramacrisna possui ainda Licença Ambiental, concedida pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Betim, em outubro de 2014.

certificado Respira Mais

Sobre a Ramacrisna

Criada pelo jornalista paraibano Arlindo Corrêa da Silva, a Ramacrisna desenvolve, há 56 anos, projetos culturais, educacionais, profissionalizantes, de lazer, entre outros, voltados para comunidade em situação de vulnerabilidade social de Betim e 8 cidades do entorno. O nome da instituição é em homenagem ao filósofo indiano Sri Ramakrishna, ecumenista que viveu no século 19 e pregava o trabalho social como forma de transformação do ser humano. Ela se tornou conhecida em todo o Brasil como instituição do Terceiro Setor referência em projetos de autossustentabilidade por possuir uma Fábrica de Telas de Arame. O lucro obtido com as vendas é destinado ao setor social da Ramacrisna, garantindo mais autonomia e uniformidade no atendimento às pessoas amparadas pelos projetos. Visando potencializar as estratégias de gestão da instituição, em 2008, uniu-se a FDC – Fundação Dom Cabral, que está entre as melhores escolas de negócios do mundo pelo ranking da Financial Times. A Ramacrisna ainda coleciona, desde sua fundação, diversas premiações renomadas, como o Prêmio Mineiro de Excelência da Gestão das Entidades do Terceiro Setor, promovido pela SEPLAG – Secretaria de Planejamento e Gestão de MG e o 1º lugar do Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – Educação de Qualidade para todos, do Governo de Minas. Somente em 2014, a instituição atendeu 132.015 pessoas em sua sede e em parceria com o Poder Público.

compartilhar:

Receba nossas notícias