Notícias

24 de março de 2016

Apoio pedagógico|Esportes|Eventos|Notícias

Ramacrisna em parceria com o CREA Cultural e a Federação Mineira de Xadrez desenvolvem o projeto “Xadrez Solidário”

A Instituição Ramacrisna oferece mais uma Oficina para os seus alunos.  Em parceria com o CREA Cultural e a Federação Mineira de Xadrez, desenvolveram o projeto “Xadrez Solidário”. Lançado dia 23 de março, o projeto irá beneficiar duas turmas de 25 alunos cada, que já fazem parte do Centro de Apoio Educacional Ramacrisna (CAER). O “Xadrez Solidário” será mais uma oficina agregada ao CAER e, objetiva introduzir o ensino de xadrez em comunidades de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, com realização de campeonatos e competições.

IMG_2669

Solange Bottaro, vice presidente, Éderson Bustamante, presidente do CREA Cultural e Luciane Sepúlveda, presidente da Federação Mineira De Xadrez.

O CREA Cultural, ao propor o projeto “Xadrez Solidário” tem a convicção de que ele poderá ampliar nos participantes desejos de progresso que poderão ajudá-los em uma efetiva integração social e fazer deles cidadãos mais participativos da nossa sociedade.

O jogo de xadrez é um esporte de forte viés cultural e desenvolvimento pessoal, pois desenvolvimento nas pessoas que o praticam a capacidade de raciocínio, o controle emocional, a concentração para análise de problemas e a persistência no planejamento, como atestam diversos estudos de especialistas.

Sobre o CREA Cultural

A Associação Cultural dos Profissionais do CREA-MG, também designada Crea Cultural, constituída em 16 de setembro de 2008, é uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins econômicos, com sede no município de Belo Horizonte que tem por finalidade promover de moto próprio ou em parcerias com organizações da sociedade civil, eventos e projetos para a promoção da cultura, do conhecimento científico, da defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico no Estado de Minas Gerais para usufruto não apenas de seus associados, mas de toda a sociedade em seu entorno.

Sobre o CAER

Um dos valores máximos que levaram o fundador da Ramacrisna a iniciar sua obra meritória foi acreditar que somente através da educação é possível mudar um país. Por meio do CAER – Centro de Apoio Educacional Ramacrisna, ofertamos às crianças uma educação de qualidade, ampliando seus horizontes, abrindo-lhes as portas de um mundo mais igualitário e justo, através da participação em diversas oficinas. Desenvolvida por uma equipe multidisciplinar de professores habilitados, cedidos pela Secretaria de Educação de Betim e instrutores da Ramacrisna, as oficinas são realizadas em período complementar às aulas ministradas na escola pública. As crianças recebem almoço e lanche diariamente, inclusive nas férias, além de material escolar e vestuário, como incentivo à família para mantê-las frequentes na escola. Com isso, reduziram-se significativamente a evasão escolar e o trabalho infantil, práticas comuns na região e houve aumento do nível de escolaridade das crianças e dos adolescentes. Para reforçar esse preceito, as crianças só podem participar das atividades na Ramacrisna se estiverem matriculadas e frequentes em escola pública.

compartilhar:

Receba nossas notícias