Notícias

18 de abril de 2016

Arte e Cultura|Eventos|Notícias

Ramacrisna realiza bate-papo com a escritora Lavínia Rocha

Evento acontece em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil e ao Dia Mundial do Livro

A Ramacrisna, que há 57 anos atua em Betim e 8 cidades do entorno, comemora neste mês de abril duas importantes datas para os apaixonados por literatura, o “Dia Nacional do Livro Infantil” (18/04) e o “Dia Mundial do Livro” (23/04). No dia 29 de abril a Ramacrisna vai receber a jovem escritora Lavínia Rocha para um bate papo. Nascida em Belo Horizonte, em 1997, Lavínia publicou seu primeiro livro, “Um amor em Barcelona, em 2010. Em 2014, ano em que concluiu o ensino médio, publicou a obra “De olhos fechados”. Criou “Entre três mundos” quando tinha doze anos e reescreveu aos dezessete.  

No Dia Nacional da Literatura Infantil, 18 de abril, será dia de receber presente na Ramacrisna. Marcando a importância da leitura para o público infanto-juvenil, a Ramacrisna irá doar um kit com 6 livros, da Editora Paulos, para os alunos do (CAER), atualmente 312 crianças e adolescentes, com idade entre 6 e 15 anos. O amor ao mundo da literatura e dos livros não é assunto novo para a Ramacrisna. Mesmo com as diversas redes sociais, que ocupam o tempo e a mente do público jovem, e com a possibilidade de ler através de meios eletrônicos, a Instituição oferece, através de espaços próprios e projetos, o contato com o mundo mágico dos livros.

A Instituição oferece, na Biblioteca Prof. Arlindo Corrêa da Silva, um acervo com mais de 5.000 livros destinados a literatura infantil, infanto-juvenil e adulto. A biblioteca, que leva o nome do fundador da Instituição, atende todos os alunos matriculados na Ramacrisna, além de funcionários e toda a comunidade do entorno. De acordo com a coordenadora da biblioteca da Ramacrisna, Cleide Aparecida Moura, cerca de 480 pessoas entre alunos e comunidade, frequentam diariamente a biblioteca. Em 2015 mais de 4 mil pessoas fizeram empréstimos de livros. “Fico orgulhosa e feliz em saber que as crianças e os jovens valorizam a leitura”, ressalta.

Em 2015 a biblioteca da Ramacrisna foi inteiramente renovada, por meio de edital da Fundação Biblioteca Nacional, ligada ao Ministério da Cultura e ao Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas. A instituição teve seu projeto selecionado e patrocinado, se tornando a primeira biblioteca sustentável em uma zona rural, todo seu mobiliário foi feito a partir do reaproveitamento de pallet de madeira, garantindo um ambiente mais agradável aos frequentadores do espaço. Além disso, todo o espaço foi customizado pelas crianças, jovens e mulheres da Cooperativa Futurarte. A biblioteca da Ramacrisna também atua fora de suas paredes, através de projetos como “Mala de Leitura” e “Sexta Literária”.

Isabelle Oliveira, aluna do CAER de 8 anos, não tem medo de fantasmas e nem de livros grandes. “Eu adoro quando é dia de ir pra Biblioteca, adoro ler! Eu estou lendo um livro que é muito legal, se chama O Fantasma de Canterville, mas eu não tenho medo. Ele é tão grande que eu tive que pedir a professora pra marcar a página para eu poder continuar lendo nas próximas aulas”.

Já Caroline Silva, aprendiz de 17 anos, a leitura é um momento de descontração e relaxamento, além de ser um hábito diário. “Comecei a frequentar a biblioteca uma vez por semana quando vinha fazer aula teórica na instituição, agora que estou na carga horária final eu venho para Ramacrisna todos os dias e vou à biblioteca todos os dias. Gosto de ler nem que sejam 5 minutos por dia. A leitura me traz paz, eu consigo mergulhar em um ambiente totalmente diferente do nosso, um mundo novo. O livro tem tantos detalhes que a gente consegue imaginar completamente todo o ambiente, a gente se coloca no lugar do personagem, fica feliz, triste e sofre junto com eles. É o meu momento de relaxar, esquecer um pouco o estudo e o trabalho e mergulhar no universo daquela história”.

Serviço
Bate papo com a escritora Lavínia Rocha

Dia: 29 de abril, sexta-feira
Hora: 14h
Local: Centro Cultural Ramacrisna
Endereço: Rua Mestre Ramacrisna, 379 – Santo Afonso – Betim
Telefone: (31) 3438-5500

compartilhar:

Receba nossas notícias