Notícias

23 de outubro de 2017

Notícias|Prêmios

RAMACRISNA RECEBE PREMIAÇÃO ITAÚ-UNICEF

O projeto ganhador é o Escola Integral, uma parceria da instituição com a Escola Municipal Desembargador Souza Lima

 A Ramacrisna, Instituição Social de Betim, é uma das vencedoras da 12ª edição do Prêmio Itaú-Unicef na categoria Grande Porte Regional Belo Horizonte. O projeto vencedor é o Escola Integral, uma parceria da Instituição com a Escola Municipal Desembargador Souza Lima, no Bairro Açude. O prêmio é considerado o maior do Brasil no campo da educação, com chancela da UNICEF – Fundo das Nações Unidas para a Infância. A vice-presidente da Ramacrisna, Solange Bottaro, comemora a conquista. “Essa premiação tem tudo a ver com a missão e os valores que carregamos. É o reconhecimento do trabalho que fazemos e mostra que estamos no caminho certo. É um orgulho ganhar uma premiação com a chancela da Unicef”.

No Projeto Escola Integral, a Ramacrisna e a Escolar Municipal Desembargador Souza Lima buscam o desenvolvimento integral dos alunos, acreditando na educação como uma ferramenta de transformação. “A grande motivação é proporcionar um trabalho diferenciado aos estudantes, contribuindo para o desenvolvimento global das crianças e especialmente para a melhoria da aprendizagem utilizando ferramentas diferenciadas, atividades que envolvem arte, artesanato, cultural tecnologia, descortinando um novo horizonte para alunos e sua família”, destaca Bottaro.

Todas as 182 crianças, de 6 a 13 anos, matriculadas e frequentes na Escola Desembargador Souza Lima, participam das atividades da Escola Integral na Ramacrisna. Duas vezes por semana, os alunos têm acesso à internet, biblioteca, mesa alfabetizadora digital, oficinas de informática, dança, artes e artesanato. Já as oficinas de letramento de português e letramento de matemática, acontecem quatro vezes por semana. E duas turmas participam da oficina de xadrez que é realizada uma vez por semana.

Além dessas atividades, são disponibilizadas oficinas de comunicação (iniciação a fotografia), sessão de cinema comentada na cinemateca, encontro com escritores e contadores de história na biblioteca, palestras de prevenção ao uso de drogas, oficina de robótica e atividades culturais como apresentação da Orquestra Jovem Ramacrisna, grupos de dança e outros.

A premiação

Este ano, o Prêmio Itaú-Unicef tem como tema “Educação Integral: Parcerias em Construção”. Ao todo, foram selecionadas 96 instituições em todo o país, sendo 12 por cada regional. Na última sexta-feira, 20, foram anunciadas os vencedores das regionais Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Foram selecionadas 4 projetos por estado nas categorias microporte, pequeno porte, médio porte e grande porte para participarem da premiação nacional, que está prevista para o dia 11 de dezembro, no auditório Ibirapuera em São Paulo. As finalistas foram escolhidas entre mais de 1600 entidades em todo o Brasil após seis etapas de avaliações.

O Prêmio Itaú-Unicef foi criado em 1995 e busca identificar, reconhecer e estimular parcerias entre organizações e sociedade civil (OSCs) e escolas públicas no desenvolvimento de projetos sócio-educativos que contribuem com as políticas públicas de educação integral para crianças, adolescentes e jovens em condições de vulnerabilidade socioeconômica. O objetivo da premiação é reconhecer, estimular e dar visibilidade ao trabalho de OSCs e escolas públicas. Desde a criação, o Prêmio já recebeu mais de 17 mil inscrições, premiando iniciativas em 1.752 cidades.

compartilhar:

Receba nossas notícias