Relatório de Impacto

Instituto Ramacrisna

Relatório Completo

DOWNLOAD

POR QUÊ MENSURAR E GERIR O IMPACTO?

“A mensuração e gestão dos impactos socioambientais gerados por projetos e negócios são pilares fundamentais para a potencialização dos seus resultados positivos e mitigação das externalidades negativas para a sociedade e o meio
ambiente. Esses processos permitem uma maior transparência e confiabilidade da atuação organizacional, com ampliação da comunicação e envolvimento dos stakeholders em sua operação. O Relatório de Impacto é uma materialização desse movimento institucional, constituindo-se em ativo para as organizações ampliarem a sua ação transformadora.”

Gabriela Ferola

Gabriela Ferolla

Solange Bottaro

Solange Bottaro

Vice-Presidente

Vice-Presidente

"Esse conhecimento nos ajudará a planejar os próximos anos, definir as ações a serem realizadas, que público atender e que objetivos alcançar. O legado deixado por nosso fundador, Arlindo Corrêa da Silva, seus valores e princípios, tem propiciado a todo o grupo de conselheiros, dirigentes, gestores e colaboradores uma direção onde ética e transparência norteiam nossos passos e promovem a consolidação de nossa metodologia."

Neste trabalho utilizamos 3 matrizes globais como referência para traduzir os impactos do Instituto Ramacrisna

Os Objetivos de
Desenvolvimento Sustentável
da ONU - Agenda 2030

Materializam o estudo
feito por 193 países
sobre as principais
problemáticas socioambientais
do mundo

GRI (Global Reporting
Initiative)

Pioneira em relatórios
de sustentabilidade
desde 1997

IRIS (Impact Reporting and
Investment Standards)

Catálogo de métricas de
performance amplamente
aceitas e usadas por
investidores de impacto

NOSSO

impacto

113.5MIL

É A MÉDIA ANUAL DE ATENDIMENTOS
REALIZADOS PELA INSTITUIÇÃO

Atendimentos
realizados em parceria
com o Poder Público

Atendimentos
Realizados
na Sede

R$ 26.7 milhões

é a média anual das despesas

Tabela de Média de Aplicação de Receitas
Tabela de Média de Aplicação de Despesas

R$ 226,50 é o custo médio por atendimento

74% Ação Social

19% Administrativo

7% Fábrica de Telas

55%

são mulheres

45%

são homens

Dos funcionários que atuam na sede:

29.5%

já foram participantes
de algum projeto do
Ramacrisna

36,07%

Algum familiar já
participou de
algum projeto do
Ramacrisna

7 anos e 11 meses

é o tempo médio que os funcionários
permanecem na instituição

"Educar é crescer. Educar é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra."

Anísio Teixeira

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO

Sustentável

Em 25 de setembro de 2015, líderes dos 193 Estados-membros das Nações Unidas aprovaram, por consenso, em Nova Iorque, a adoção da Agenda 2030 e dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O novo marco da comunidade internacional foi o resultado de um processo que teve início na Conferência Rio+20, em 2012. No cerne do documento está a preocupação em integrar os três pilares do desenvolvimento — social, econômico e ambiental.

Os ODS que mais se relacionam com a atuação do Instituto Ramacrisna:

O Mapa de Afinidades possui como objetivo permitir uma análise estratégica do impacto gerado pelo evento por cada problemática traduzida pelos ODS. Essa análise possibilita o alinhamento da estratégia do Mapa de ODS com as diretrizes e tendências globais de impacto e inovação.

ADOLESCENTE

Aprendiz

O projeto estimula o desenvolvimento de valores éticos e profissionais de adolescentes em situação de risco social e pessoal, promovendo a inclusão e o primeiro contato desses jovens de 14 a 18 anos com o mercado de trabalho.

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL MAIS ALINHADOS COM A ATUAÇÃO DO PROJETO

+3.6

milhões é a média
anual investida
no programa

IMPACTO PARA O ADOLESCENTE

461

média anual de novos
participantes

R$ 2. 300
Valor médio da renda
 

declarada das pessoas que conseguiram emprego após sair do programa

IMPACTO PARA EMPRESA

100

Empresas participantes

R$ 7.624,96

É o investimento anual médio por adolescente aprendiz

R$ 834,00

É o valor médio economizado nas empresas com recrutamento, treinamento e adaptação, devido a contratação de um profissional que já atuou na Empresa como Adolescente Aprendiz

6 em 10 gestores

afirmam que:

“Ter a presença dos adolescentes na empresa melhora o clima e ambiente organizacional”

Ícone de pessoas

A cada 10 adolescentes que participam do programa, 2 são contratados após o término do contrato e 1 permanece na empresa por mais de 4 anos

CAER

Centro de Apoio Educacional

Oferta às crianças a participação em diversas oficinas que são realizadas em período complementar às aulas ministradas na escola pública.

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL MAIS ALINHADOS COM A ATUAÇÃO DO PROJETO

+R$ 672 mil

é a média de investimento anual do projeto

477

média anual de crianças atendidas

R$ 1.044 é a renda média mensal do principal responsável do lar

68%

Dos responsáveis que trabalham afirmam que: “Se as crianças não estivessem nas atividades do CAER, o responsável e outras pessoas do grupo familiar não conseguiriam trabalhar.

CURSOS

Profissionalizantes

Qualificar jovens e adultos para inserção no mercado de trabalho.

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL MAIS ALINHADOS COM A ATUAÇÃO DO PROJETO

249 mil

é a média anual investida no projeto

51%

estão empregados atualmente

475

é média anual de atendimentos de adultos de 16 até 50 anos

R$ 1.853,00

é o valor médio mensal da renda declarada das pessoas que conseguiram emprego após sair dos cursos de capacitação do Ramacrisna

Desenvolvimento profissional e
pessoal

Minha carreira como eletricista começou após participar do Curso de Eletricista e Padronista do Instituto Ramacrisna no primeiro semestre de 2014.

Logo após o término do curso consegui emprego em uma empresa como ajudante de eletricista, 3 meses depois conquistei minha primeira classificação (1/2 oficial de eletricista) e 1 ano mais tarde já havia me tornado eletricista nessa empresa.

Tive a oportunidade de fazer um curso técnico e me tornei técnico nesta mesma empresa, permanecendo nela num total de 4 anos e meio.

Hoje estou começando uma nova jornada na minha carreira profissional, fui aprovado em um concurso público no cargo de eletricista de linhas e redes da CEMIG.

Todas essas minha conquistas foram cercadas de muito esforço e dedicação. Alguns anjos apareceram no meu caminho durante esse percurso, como é o caso do Instituto Ramacrisna, foi através da oportunidade que me deram que eu pude trilhar o meu caminho e chegar onde eu estou hoje.

Após minha passagem pelo ramacrisna também melhorei muito meus relacionamentos interpessoais, e é impossível mensurar o impacto positivo que o IR causou na minha vida. Agradeço a toda equipe do IR e em especial ao Sr. Ricardo Mota que foi meu instrutor no curso e a coordenadora do curso Sra. Berenice.

Luiz Fernando

ELETRICISTA CEMIG

TELAS RAMACRISNA

Desde 1975

É um negócio de impacto onde todos os resultados positivos obtidos na fábrica de Telas são utilizados para manter um atendimento de qualidade, de forma continuada e segura.

A cada R$ 100,00 em compras na fábrica, o cliente
reverte R$ 16,23 em ações sociais na comunidade

A Fábrica de Telas é responsável por aproximadamente

22.425
atendimentos anuais realizados

ANTENADOS

Oferecer conhecimento em audiovisual por meio de atividades de produção e edição de textos, imagens, vídeos e áudios, aos jovens da zona rural de Betim dando a possibilidade de se tornarem potenciais produtores de conteúdo e agentes transformadores da sociedade em que vivem.

710 mil

De 2013 a 2018 foram
aproximadamente investidos

28

é a média anual de comunicadores antenados impactados

180

é a média anual de jovens capacitados em oficinas e cursos audiovisual

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL MAIS ALINHADOS COM A ATUAÇÃO DO PROJETO

Crescimento,
aprendizado e oportunidades

“Minha história com o Instituto Ramacrisna começou a exatos 18 anos atrás. Os amigos da escola indicaram um lugar diferente, onde as crianças aprendiam e também brincavam. Participei de quase todas as oficinas e atividades, desde o artesanato até a oficina de esportes. A minha infância foi marcada por diversos momentos de brincadeira e aprendizado. O primeiro contato com a tecnologia também foi no Ramacrisna, fiz aula de informática e posteriormente na adolescência conheci o Projeto Antenados. Nesse projeto descobri minha profissão, ser comunicador. Me formei em jornalismo graças ao experiência que tive no Ramacrisna.

Retornei depois de formado como instrutor do Antenados e atualmente coordeno as atividades da agora Produtora Antenados.

Pela Produtora e pelo Instituto tive a oportunidade de viajar para a Inglaterra e representar o Brasil no Big Hope 2, um congresso organizado pela Liverpool Hope University.

Com certeza, a palavra que define o Instituto Ramacrisna é oportunidade. Sou grato por todas as oportunidades que tive e por tantas outras pessoas que já passaram por aqui.

Cledemar Duarte

COORDENADOR DO ANTENADOS

BIBLIOTECA

Arlindo Corrêa da Silva

A Biblioteca Prof. Arlindo Corrêa da Silva recebeu esse nome como homenagem ao fundador do Ramacrisna. Atende todos os alunos matriculados no Ramacrisna, funcionários e toda a comunidade do entorno da Instituição.

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL MAIS ALINHADOS COM A ATUAÇÃO DO PROJETO

+5000

Livros de literatura
infanto-juvenil e adulto

4377

Média anual de atendimentos
realizados na Biblioteca

ORQUESTRA

Jovem

Trazer para a realidade das crianças e jovens com idades entre 9 e 25 anos a beleza do universo da música instrumental.

65

é a média de jovens atendidos anualmente pela Orquestra

4. 500

é a média anual do público externo que assistiram as apresentações da Orquestra

23

é a média de apresentações realizadas anualmente pela Orquestra

CONTATO

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco.