Notícias

14 de dezembro de 2016

Arte e Cultura|Jovem Aprendiz|Notícias

RESPONSABILIDADE SOCIAL ATRAVÉS DA MUSICA

Projeto inovador no Brasil, o Aprendiz na Música, realizado pela Instituição Social Ramacrisna, oferece oportunidade para que jovens possam ingressar no mercado de trabalho se aperfeiçoando musicalmente

Para contribuir com o desenvolvimento profissional e cidadão dos jovens o Governo Federal criou em 2.000, a partir da Lei da Aprendizagem, o programa Adolescente Aprendiz. Dessa forma, empresas de médio e grande porte são obrigadas por lei a terem uma cota do quadro de funcionários para a contratação de adolescentes. De acordo com a regra as empresas precisam admitir aprendizes, com idades entre 14 e 24 anos, em número equivalente entre 5% e 15% dos colaboradores registrados cujas funções demandem formação profissional. Mesmo com a obrigatoriedade, algumas empresas não conseguem absorver a mão de obra juvenil por não possuir funções adequadas ao jovem em suas atividades.

Para solucionar este problema a Instituição Social Ramacrisna, em parceria com a Superintendência Regional do Trabalho, desenvolveu uma solução inovadora: através do Programa Adolescente Aprendiz, foi criado uma nova modalidade de curso, o Aprendiz na Música. Através do programa, empresas que precisam contratar jovens mas não tem onde absorvê-los em seu quadro funcional; podem inscrevê-los na Orquestra Jovem Ramacrisna, introduzindo-os no universo da música instrumental.

A vice-presidente da Ramacrisna, Solange Bottaro explica que a oportunidade surgiu para suprir uma demanda destas empresas que, em muitos casos não dispõe de um espaço físico para abrigar estes jovens. “Se a empresa precisa contratar para cumprir a lei, mas ao mesmo tempo não tem onde inserir este jovem, nós, trouxemos a solução ao transformar estas vagas em oportunidade de profissionalizar musicalmente este adolescente que é inserido no  universo da música e passa aprender um instrumento e ampliar o seu horizonte cultural”, diz Solange, que ainda completa: “Este é o sonho de muitas pessoas: poder receber salário para poder estudar música. O que estas empresas estão gerando de oportunidade é algo único”.

Por meio do programa, estes jovens, além dos cursos obrigatórios do Programa Adolescente Aprendiz do Governo Federal, participam de aulas teóricas e práticas de música em instrumentos de corda e sopro; e, ainda, fazem parte da Orquestra Jovem Ramacrisna, fundada há 11 anos, e que conta com a regência do maestro Eliseu Barros, profissional experiente e reconhecido no cenário musical. A Orquestra conta também com os professores Elias Barros (violino), Alexandre Barros (flauta e oboé) e Willian Barros (clarinete, viola e aulas teóricas), integrantes da Família Barros, com quatro gerações dedicadas à musica.

Solange Bottaro ainda ressalta outro benefício do projeto: as empresas que encaminham seus Jovens Aprendizes ao Aprendiz na Música além de estarem valorizando a música instrumental e formando novos profissionais da música; tem como contrapartida uma cota de Concertos para serem utilizados institucionalmente, seja durante algum momento festivo; tanto para colaboradores, quanto para clientes; mostrando a importância da atuação de responsabilidade da empresa na transformação da vida destes adolescentes.

Ramacrisna gera diferencial de aprendizagem para Projeto Adolescente Aprendiz

A Instituição Social Ramacrisna esta inovando ao desenvolver opções de atuação para o Programa Adolescente Aprendiz do Governo Federal. Para aquelas empresas que são obrigadas pela legislação a contratar adolescentes do Programa mas não tem onde absorvê-los, a instituição desenvolveu duas categorias de atuação: o Aprendiz na Música (que oferece as aulas de teoria e prática em instrumentos de corda e sopro – Orquestra) e o Aprendiz de Audiovisual (oferece aulas de audiovisual para jovens comunicadores – fotografia, produção de vídeo).

Empresas da região metropolitana de Belo Horizonte, inclusive a capital mineira, podem ser parceiras da Ramacrisna. As aulas teóricas do Programa Adolescente Aprendiz acontecem em Betim e em Belo Horizonte (MG).

Sobre o Programa Adolescente Aprendiz na Ramacrisna

A Instituição Social Ramacrisna foi autorizada a capacitar e encaminhar jovens em sua primeira oportunidade no mercado de trabalho, direcionando-os às empresas. O projeto estimula o desenvolvimento de valores éticos e profissionais de adolescentes em situação de risco social e pessoal, promovendo a inclusão e o primeiro contato desses jovens de 14 a 24 anos com o mercado de trabalho. Através do Programa, jovens podem atuar nas áreas de Auxiliar Administrativo, Assistente de Logística, Auxiliar de Serviços Bancários, Auxiliar de Audiovisual, Aprendiz no Desporto, Auxiliar de Comércio e Serviços. Um dos diferenciais da Ramacrisna é a capacitação preparatória, ministrado antes da aprendizagem, de orientação profissional com formação em finanças, administração e economia básica, de 100h.

Atualmente, centenas de jovens aprendizes estão inseridos em dezenas de empresas nas cidades da região Metropolitana de Belo Horizonte e outras centenas já concluíram seu aprendizado, sendo efetivados na empresa ou admitidos em outra. Muitos estão cursando ou já concluíram a faculdade, sonho impensável há alguns anos.

Essas ações, apoiadas pelas empresas, são extremamente importantes nesse momento crítico crucial da vida dos adolescentes, e contribuem para a construção de um futuro digno e produtivo destes jovens. Dessa forma, diminui-se a violência, o tráfico e o uso de drogas, a gravidez na adolescência, entre outros elementos profundamente danosos para toda a sociedade. Assim, lentamente, através da redução desses elementos, ocorrem transformações nas comunidades, nos municípios, nos estados e em todo o nosso país.

O que é o Programa Jovem Aprendiz do Governo Federal

O decreto federal do ano 2000, determinou que empresas de médio e grande porte contratassem um número de aprendizes igual ou equivalente a pelo menos 5% de seu quadro de funcionários (a porcentagem pode chegar até 15%), o calculo leva em consideração também o total de empregados cujas funções demandem formação profissional.

O projeto funciona da seguinte forma, a Aprendizagem é realizada durante 4 dias na empresa e 1 dia na Ramacrisna, sendo os primeiros vinte dias do contrato destinado à aula teórica na Instituição. Os contratos podem variar entre 11 e 23 meses e a jornada de aprendizagem diária entre 4 e 6 horas. Entre as vantagens para os empresários estão: dispensa de aviso prévio remunerado, isenção de multa rescisória e apenas 2% de FGTS.

compartilhar:

Receba nossas notícias