Apresentação acontece no Grande Theatro Unimed/BH e marca os 65 anos de história do Instituto Ramacrisna
No dia 22 de outubro a capital mineira será palco de um emocionante show que unirá a o clássico à irreverência de um dos maiores artistas da música popular brasileira. Seu Jorge se une à Orquestra Filarmônica Ramacrisna em uma apresentação única em comemoração aos 65 anos do Instituto Ramacrisna, organização que dá o nome à Orquestra.
O evento trará grandes sucessos do cantor em arranjos especiais preparados especialmente para a ocasião pelo maestro Eliseu Barros, regente da Orquestra Filarmônica Ramacrisna. “A parceria com Seu Jorge nos permitiu criar algo verdadeiramente único, onde o clássico e o popular se encontram em uma sinfonia que homenageia esses 65 anos de dedicação ao impacto social. Cada nota foi pensada para traduzir a emoção e a energia que essa data representa, e tenho certeza de que será um momento inesquecível para todos que estarão presentes”, explica o maestro.
Solange Bottaro, vice-presidente do Ramacrisna, conta que o evento é uma forma de agradecer a cada um que de alguma forma contribui com a Instituição para os resultados alcançados nestes 65 anos de história. “Ao longo desta jornada muitas pessoas e empresas passaram pela história do Ramacrisna. O Instituto começou pequeno, a partir do sonho do jornalista Arlindo Corrêa em transformar a realidade de crianças da sua comunidade e, foi graças aos parceiros que acreditaram e abraçaram este sonho, que hoje nos consolidamos e carregamos em nossa história a transformação na vida de mais de 2 milhões de pessoas. Não chegaríamos até aqui sem a contribuição de cada um deles”, conta emocionada.
Embaixador da Cultura Brasileira pelo Ministério da Cultura, Seu Jorge é um grande defensor de causas sociais e conta como foi este encontro com o Ramacrisna e o que o público pode esperar do show. “Eu tive uma experiência maravilhosa tocando com eles em Minas Gerais no show As Cores do Clube da Esquina, e a atuação da Orquestra foi impecável, a dedicação dos meninos nos ensaios, na execução. Foi uma experiência divina e surpreendente, então estou muito ansioso em poder fazer esse encontro novamente, da gente poder fazer música, e agora com esse repertório deles, participando integralmente e ativamente do show da orquestra, é bastante especial para mim”, contou emocionado.
Para Seu Jorge, projetos como o do Ramacrisna, são a porta de entrada para transformar a vida de muitos jovens. “Projetos como esse criam a oportunidade de a gente estar sempre revelando novos talentos, além de fomentar o desejo do jovem em alcançar uma vida melhor através da música e a especialização e profissão através da arte. É sempre gratificante e emocionante para mim participar de projetos ou de eventos que venham abraçar projetos como este. Só tenho a agradecer pela oportunidade e pelo privilégio”, finalizou.
O show beneficente, já está com ingressos disponíveis para venda através da plataforma Eventim e custam entre R$40 (meia entrada) e R$100. Todo o recurso obtido será destinado para manutenção dos projetos sociais desenvolvidos pelo Ramacrisna.
Sobre a Orquestra
A Orquestra Filarmônica Ramacrisna nasceu em 2005 com o objetivo de trazer para a realidade das crianças e jovens em situação de risco pessoal e social da comunidade de Vianópolis, em Betim, a beleza do universo da música clássica. Atualmente, conta com 40 alunos em sua composição.
Ao longo dos seus 19 anos de formação, a Orquestra Filarmônica Ramacrisna já se apresentou nos principais espaços culturais da região metropolitana de Belo Horizonte entre eles: CCBB, Teatro Bradesco, Cine Theatro Brasil Vallourec, Palácio das Artes, Museu de Ciências Naturais da Puc, entre outros. Seu repertório diversificado e de alta qualidade artística atraiu parcerias com renomados artistas, incluindo os tenores italianos Claudio Mattioli e Massimiliano Barbolini, o tenor lírico Felipe Peletta, Saulo Laranjeira, Trio Amaranto, DoContra, a banda Tianastacia, a violinista norte americana Elizabeth Fayette, Spala da Filarmônica de Minas Gerais, e grandes artistas nacionais como Céu, Fernanda Takai, Mônica Salmaso, Joyce Moreno, Lô Borges, Beto Guedes, Flávio Venturine, Toninho Horta entre outros.
Sobre Seu Jorge
Seu Jorge é um artista multifacetado com uma carreira global de sucesso que transita entre a MPB, R&B e samba, e é amplamente reconhecido como responsável pela popularização do samba-pop. Iniciou sua trajetória no musical “A Saga da Farinha” e, após passagem pela banda Farofa Carioca, lançou álbuns solo aclamados, como “Samba Esporte Fino” e “Cru”. Seu Jorge também se destacou como ator em filmes como “Cidade de Deus” e “Marighella”, e séries como “Irmandade”. Em 2023, foi nomeado Embaixador da Cultura Brasileira pelo Ministério da Cultura. Recentemente, ele lançou o espaço de produção cultural Black Service.