Por Dentro do Ramacrisna|Qualificação Profissional
Bruno começou o curso sem pretensões, descobriu uma profissão e hoje tem a própria barbearia
Bruno Brasil da Silva não imaginava que um curso de barbeiro gratuito mudaria os planos profissionais. Morador da região onde fica o núcleo do Ramacrisna, em Ibirité, ele passava frequentemente em frente ao local e soube, por meio das tias, que havia uma formação na área. Foi então que ele resolveu se inscrever, por curiosidade e sem grandes expectativas. Dois anos depois, transformou o aprendizado em uma nova fonte de renda e abriu a própria barbearia em casa.
O interesse em fazer o novo conhecimento se tornar de fato sua profissão surgiu durante as aulas, com o incentivo do professor Guilherme, que se tornou uma referência para Bruno. A atenção individualizada e o apoio para superar dificuldades ajudaram o aluno a desenvolver habilidades e descobrir uma atividade que despertou sua vontade de continuar aprendendo.
“Eu entrei no curso sem pretensões. Nem tinha passado pela minha cabeça que eu ia seguir a profissão”, conta.
A formação oferecida pelo Ramacrisna prepara jovens e adultos para atuar no mercado de trabalho como barbeiros. Com carga horária de 80 horas presenciais, o curso aborda técnicas de corte de cabelo e barba, higienização, modelagem, cuidados com os fios e organização do ambiente profissional.
Para Bruno, as aulas foram importantes não apenas para aprender as técnicas, mas também para perceber que poderia transformar aquele conhecimento em trabalho. O que começou como curiosidade se tornou um interesse que ele passou a alimentar com estudos, prática e novas referências da área.
“Eu entrei no curso assim sem pretensões, não tinha nem passado pela minha cabeça que eu ia seguir a profissão. Foi no decorrer das aulas que eu desenvolvi um interesse, você sempre tem um alguma coisa que tem que melhorar e você vai buscando, buscando, buscando, e aprende. E uma coisa que era difícil na época, hoje em dia você aplica ela no seu dia a dia para você trabalhar, ganhar um dinheiro, comprar um equipamento novo”, conta.
Depois de concluir o curso, ele teve a oportunidade de trabalhar em uma barbearia, onde vivenciou a rotina profissional e continuou aprendendo. Mas, como também tinha outro trabalho, precisou interromper essa experiência. Porém, ele não abandonou a barbearia.
“Eu fui fazendo uns cortes a domicílio e aí já comecei a tirar dessa renda um troco para comprar um material, um creme de cabelo, uma navalha, complementos diferentes e de qualidade, sabe?”, narra.
A ideia de ter um espaço próprio surgiu ainda durante o curso, mas a falta de recursos financeiros fez Bruno adiar o plano. Aos poucos, com os atendimentos particulares e a compra de materiais, ele ganhou experiência e confiança para dar o próximo passo.
Há cerca de dois meses, no entanto, decidiu dar um importante passo em sua carreira como barbeiro e reservar um espaço em sua casa para receber os clientes com hora marcada. A mudança também trouxe mais praticidade: em vez de se deslocar até a casa de cada pessoa, ele passou a organizar os atendimentos em um endereço fixo. “Eu não tenho uma cadeira excelente, não tenho o melhor material, mas o que eu tenho atende super bem. E, em nome de Jesus, eu vou melhorar”, deseja.
Um dos principais desafios foi perder o medo de errar e lidar com a reação dos clientes. Com a prática, Bruno aprendeu a receber opiniões e a enxergar os comentários como oportunidades de melhorar. Hoje, concilia a barbearia com outro trabalho e segue investindo na profissão.
“Até hoje eu tenho cortes que eu não fiz ainda, tenho um pouco de medo, confesso, mas é quando você pega assim já para fazer o corte assim você já vai perdendo o medo e pensa no que você tem que fazer ali e é isso que vai acabando com o medo da gente”, diz, dizendo que o grande segredo para o sucesso é estudar.
A experiência também trouxe mudanças para além da técnica. Bruno conta que desenvolveu mais disciplina, persistência e facilidade para conversar com pessoas diferentes. Essas habilidades passaram a contribuir inclusive para sua rotina no outro trabalho.
“A barbearia te ensina a persistir. Quando eu comecei o curso, eu era meio preguiçoso, só que, depois que eu saí do curso e fui trabalhar na área, vi que uma máquina com o fio já não era uma opção muito viável, me ensinou a querer mais as coisas. Então, acabou que aquela preguiça virou motivação para eu poder trabalhar e comprar equipamento”, explica.
Os planos agora incluem melhorar a estrutura da barbearia, investir em uma cadeira profissional, espelhos e iluminação e, futuramente, ampliar o espaço para trabalhar ao lado do irmão, a quem já começou a ensinar o que aprendeu. “O plano é esse. Sempre querendo melhorar e empreender também”, acredita.
A história de Bruno mostra como o curso gratuito de barbeiro pode abrir caminhos que vão além da entrada no mercado de trabalho. Você pode contribuir para a transformação de vidas de mais jovens. Conheça nosso trabalho e saiba como contribuir.