Com o objetivo de mapear o perfil das mulheres à frente do Terceiro Setor de Minas Gerais, o movimento “A Força das Mulheres no Terceiro Setor – FM3S” lança sua pesquisa no Dia Internacional da Mulher, 8 de março. O estudo investiga as necessidades, cargos ocupados, participação e poder de decisão das mulheres nas Organizações da Sociedade Civil (OSC).
Vale lembrar que o Terceiro Setor é formado por entidades de direito privado e sem fins lucrativos, que visam a promoção do bem comum e o desenvolvimento social, ambiental, cultural e econômico, atuando em parceria com o Estado e a iniciativa privada. Além disso, organizações religiosas também são reconhecidas como parte do Terceiro Setor.
Os resultados vão embasar a construção de um relatório e um guia com propostas para que as organizações do Terceiro Setor fomentem a qualificação das mulheres e planos de equidade de gênero, trabalhando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e criando espaços de diálogo para concretizar caminhos de representatividade e protagonismo feminino.
A pesquisa FM3S é uma iniciativa do Movimento A Força das Mulheres do Terceiro Setor, idealizada pela Conectidea e FUNDAMIG (signatárias da Estratégia ODS), que busca promover a equidade de gênero e o empoderamento feminino na gestão e liderança das organizações do Terceiro Setor. Fazem parte do Grupo de Trabalho mulheres atuantes nos três setores da sociedade, concretizando uma aliança intersetorial pelo desenvolvimento do projeto. O GT é composto por representantes das organizações parceiras: Fundação Dom Cabral, Ministério Público de Minas Gerais, CeMAIS, Instituto Ramacrisna e Diário do Comércio (Movimento Minas 2032).
Para a presidente da Fundamig e vice-presidente do Ramacrisna, Solange Bottaro, o Movimento a Força das Mulheres no Terceiro Setor será determinante para a valorização do rico potencial presente em cada participante e ao mesmo tempo incentivar outras mulheres a se envolverem e construírem juntas um futuro com igualdade de oportunidades.
Para fins de produção de conhecimento e divulgação dos resultados, a pesquisa será anonimizada. Os agentes de tratamento de dados serão a FUNDAMIG e a Fundação Dom Cabral.
Durante o ano, o FM3S trabalha conteúdos relacionados ao tema definido pela ONU para o Dia Internacional das Mulheres. Em 2023, a temática é “Por um mundo digital inclusivo: inovação e tecnologia para a igualdade de gênero”, em alinhamento com o tema prioritário da 67ª sessão da Comissão da ONU sobre a Situação das Mulheres (CSW): “Inovação, mudança tecnológica e educação na era digital para alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas”, marcada para acontecer entre os dias 6 e 17 de março de 2023.
Para responder a pesquisa, acesse: https://pt.surveymonkey.com/r/46190-PesquisaAforcadasmulheresnoterceirosetor
Para saber mais sobre o manifesto das Mulheres no Terceiro Setor, acesse o link https://conteudos.fundamig.org.br/manifesto-mulheres-no-terceiro-setor .