Notícias

19 de setembro de 2023

Notícias|ONG's|Qualificação Profissional

A importância das bibliotecas para crianças e adultos

No mundo atual, as bibliotecas são cada vez mais importantes, já que os livros têm um papel único para melhorar a criatividade e o conhecimento das pessoas

 

Além das salas de aulas, as bibliotecas são locais de extrema importância para a formação de crianças e adultos. Esses espaços reúnem livros para todas as idades, voltados para o desenvolvimento artístico, científico e cultural. 

As bibliotecas públicas são importantes fontes de informação para estudos, criação de trabalhos escolares, e para a tomada de decisões de caráter pessoal e social. Tudo isso por meio de seu acervo de livros, jornais, revistas e apostilas. 

Além disso, as bibliotecas impulsionam a criatividade, permitindo um contato direto com o mundo da imaginação e da ficção. Por meio da leitura, experimentamos novas experiências, conhecemos mais do mundo em que vivemos e também sobre nós mesmos, já que ela nos leva à reflexão.

A seguir, conheça mais sobre a importância das bibliotecas e projetos práticos que transformam a vida de milhares de pessoas todos os anos.

Importância das bibliotecas reconhecida

A importância das bibliotecas vai além disso. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), esses espaços têm algumas missões-chave, que norteiam a sua atuação:

  • Criar e fortalecer os hábitos de leitura nas crianças, desde a primeira infância;
  • Apoiar a educação individual e a autoformação, assim como a educação formal a todos os níveis;
  • Assegurar a cada pessoa os meios para evoluir de forma criativa;
  • Estimular a imaginação e criatividade das crianças e dos jovens;
  • Promover o conhecimento sobre a herança cultural, o apreço pelas artes e pelas realizações e inovações científicas;
  • Possibilitar o acesso a todas as formas de expressão cultural das artes; 
  • Fomentar o diálogo intercultural e a diversidade cultural;
  • Apoiar a tradição oral;
  • Assegurar o acesso dos cidadãos a todos os tipos de informação da comunidade local;
  • Proporcionar serviços de informação adequados às empresas locais, associações e grupos de interesse;
  • Facilitar o desenvolvimento da capacidade de utilizar a informação e a informática;
  • Apoiar, participar e, se necessário, criar programas e atividades de alfabetização para os diferentes grupos etários.

Biblioteca do Ramacrisna 

Um dos projetos do Ramacrisna é justamente a Biblioteca Professor Arlindo Corrêa da Silva, que recebeu esse nome em homenagem ao fundador do Instituto. Ao todo, o espaço, localizado na sede da organização, em Betim, tem 194 m² e um acervo de mais de 10 mil livros. Com títulos voltados para crianças, adolescentes e adultos, a biblioteca atende a todos os alunos do Ramacrisna, funcionários e toda a comunidade de 13 municípios da região metropolitana de Belo Horizonte.  

Para conquistar ainda mais os leitores, a Biblioteca não se restringe a paredes: existem vários projetos de incentivo à leitura itinerantes, além de usar todo espaço da instituição. Isso possibilita que as pessoas tenham uma relação mais próxima, agradável, confortável e prazerosa com a leitura. 

Dentro do espaço, acontecem diversas atividades, como contação de história e apresentações artísticas. Por fim, desde 2020, a Biblioteca do Ramacrisna possui a Ludoteca, com um acervo de jogos, com o objetivo de estimular habilidades dos leitores e proporcionar socialização e interação entre os frequentadores do local. 

Mala de Leitura

A Mala de Leitura é uma das iniciativas da Biblioteca Professor Arlindo Corrêa da Silva, que busca incentivar a leitura em instituições que não possuem acervo literário, como escolas, creches e Unidades Básicas de Saúde, por exemplo. 

O Instituto promove a entrega de uma mala em cada um desses locais selecionados. Ao todo, ela comporta 40 livros e se transforma em uma “estante expositora” quando é aberta. Isso porque as instituições atendidas geralmente não possuem um local adequado para a exposição dos exemplares.

Além dos livros, o projeto também conta com apresentações de peças de teatro, feitas durante a entrega da Mala. A cada mês, os livros do projeto são renovados. 

Sexta Literária

Já o projeto Sexta Literária é voltado para a comunidade impactada por outros projetos do Instituto. A ideia surgiu pelo conhecimento de que as crianças e jovens da comunidade têm pouco contato com a leitura no ambiente familiar, o que pode levar a uma dificuldade no ambiente escolar.

Por isso, foi criada uma ação que envolve toda a família. O participante recebe uma bolsa confeccionada em material reciclado para transportar o livro de modo seguro até a casa, podendo levar opções para todos os membros da família. É o próprio leitor que escolhe os livros na estante da Biblioteca e pode ficar com eles por uma semana, antes de fazer a devolução.

Para manter esses e outros projetos, o Instituto Ramacrisna precisa de você. Colabore com a doação de livros ou de recursos para a aquisição de novos exemplares. Entre em contato para saber mais. 

compartilhar:

Receba nossas notícias