Notícias

8 de janeiro de 2021

Educação / Profissionalização|Notícias|ONG's

A importância das ONGs no mercado de trabalho

Você sabe qual a importância das ONGs no mercado de trabalho? Além de terem um impacto relevante para a sociedade em causas sociais e ambientais e serem parceiras de empresas e de governos, as organizações sociais ajudam a gerar empregos em diversas áreas.

Além de fazerem ponte entre empresas e aprendizes, existem outras oportunidades. Segundo o último levantamento publicado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), relativo ao ano de 2016, existem 237 mil ONGs no Brasil. De acordo com a pesquisa, a maior parte dessas entidades está localizada nas regiões Sudeste (48,3%) e Sul (22,2%). Em seguida aparecem Nordeste (18,8%), Centro-Oeste (6,8%) e Norte (3,9%).

Apesar dos números, muitos profissionais em busca de oportunidades ou realocação não pensam no Terceiro Setor como opção de carreira e remuneração. Ainda acreditam no mito de que só existe espaço nesse mercado para voluntariado ou prestação de serviço.

Entretanto, o Terceiro Setor fomenta milhares de empregos em diversas áreas, que são fundamentais no processo de profissionalização dessas instituições, que é, cada vez mais importante, para o sucesso das atividades que prestam.

Veja que tipo de vagas você pode ocupar em ONGs de todo o país e até do exterior:

Administração

Assim como uma empresa, as ONGs precisam ser administradas com muito rigor, responsabilidade e transparência. Gerir doações, investimento de parceiros e os gastos da instituição, seja com atividades sociais e manutenção da sede, é fundamental para que ela continue existindo.

Além disso, as entidades do Terceiro Setor precisam prestar contas à sociedade, uma vez que são mantidas financeiramente por pessoas físicas, empresas privadas, fundações e em alguns casos com a colaboração do próprio Estado.

Jurídico

Toda empresa precisa estar com a documentação em ordem e o mesmo vale para as instituições. O setor jurídico atua desde a abertura de uma ONG até o seu encerramento, garantindo seu funcionamento nas normas de cada estado e município.

Advogados são cargos essenciais. São eles que orientam os administradores e mediam os processos jurídicos e burocráticos.

Educação

Não é de se espantar que a área da educação seja uma das mais importantes e mais geradoras de emprego. Ao trabalhar promovendo transformação social e formação, é preciso contar com pedagogos e professores.

Profissionais que ensinam as matérias tradicionais ou de áreas como tecnologia, artes ou idiomas também encontram muitas oportunidades neste mercado. No Instituto Ramacrisna, por exemplo, há vários projetos e cursos que estão sempre precisando de formadores.

Leia mais >>> Antenados Produtora dá cursos gratuitos de audiovisual

Comunicação

A cada dia que passa o mundo está mais conectado e as ONGs também precisam acompanhar esse ritmo. É importante manter uma presença forte no mundo digital, promover boas ações, saber se comunicar com seu público interno e externo, além de parceiros.

Uma organização que não está presente nas redes sociais, não mantém contato ativo com a imprensa e com o público, não cria estratégias para atrair apoio e novos investimentos.

Sendo assim, jornalistas, produtores de conteúdo, profissionais de marketing e relações públicas são essenciais para ampliar o alcance e solidificar a imagem dessas instituições.

A importância das ONGs no mercado de trabalho em números

Os números mostram claramente como as ONGs são uma ferramenta potente no mercado de trabalho. Ainda segundo o estudo do IBGE, em 2016, foram contabilizadas 44.519.619 pessoas ocupando cargos assalariados em ONGs.

Se você sonha em ter um emprego com propósito social, saiba que ele pode estar muito mais próximo do que parece.

 

compartilhar:

Receba nossas notícias