Notícias

14 de março de 2023

Apoio pedagógico|Qualificação Profissional

Alfabetização e cultura: a importância das bibliotecas na era digital

Mesmo com a chegada de novas tecnologias a todo instante, o papel das bibliotecas na era digital é imprescindível para a disseminação do conhecimento e da informação.

Além de auxiliar na alfabetização, na biblioteca é possível ter acesso aos recursos necessários para a pesquisa e o descobrimento de novas ideias, realidades, culturas e perspectivas.

No Instituto Ramacrisna nós sabemos o papel transformador que as bibliotecas têm. Há 48 anos, a Biblioteca do Ramacrisna ajuda a ampliar o universo de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, abrindo as portas do mundo literário para eles. Continue a leitura para saber mais. 

Bibliotecas na era digital: o acesso ao conhecimento transforma vidas 

Do grego, biblioteca significa depósito de livros. O termo define um espaço que promove conhecimento e cultura. Apesar da rapidez e da troca de informações que a era digital permite, as bibliotecas são fundamentais para que as pessoas tenham melhor acesso à literatura. 

Hoje em dia, é possível ler através de plataformas online, porém nada substitui o livro físico. É mais fácil se concentrar para ler um livro de papel, já que ao iniciar um capítulo, não existe nenhuma outra distração para que você interrompa a leitura.

Segundo uma pesquisa realizada pelo IBGE, no Brasil, 44% da população não lê e 30% nunca comprou um livro na vida. E o pior: o país vem perdendo leitores a cada nova pesquisa.

Esses números são alarmantes, pois a leitura aprimora o desenvolvimento humano. Através dos livros, é possível estimular o raciocínio, exercitar a criatividade, melhorar o vocabulário, além de proporcionar ao leitor um conhecimento amplo e diversificado sobre vários assuntos.

A literatura é essencial, principalmente quando pensamos nas crianças. Quem tem o hábito da leitura, escreve e interpreta melhor durante toda a vida. 

Outro ponto de destaque é que para aprender a ler, etapa considerada decisiva no processo de alfabetização, é preciso uma prática constante de leitura de textos diversificados. 

Biblioteca Ramacrisna 

O Ramacrisna valoriza a literatura em todos os aspectos. O Instituto conta com um ambiente dedicado à literatura: a Biblioteca Prof. Arlindo Corrêa da Silva. 

O espaço recebeu esse nome em homenagem ao fundador do Ramacrisna. Com 194 m², possui um acervo de literatura infantojuvenil e adulta com mais de 9 mil livros catalogados. 

O espaço atende todos os alunos matriculados no Instituto Ramacrisna, funcionários, toda a comunidade e jovens de 11 municípios da região metropolitana de Belo Horizonte.

A principal característica da Biblioteca do Ramacrisna é que ela não se restringe a paredes, uma vez que possui vários projetos de incentivo à leitura itinerantes. Além disso, utiliza todo espaço da instituição, o que possibilita exercer a prática da leitura de forma agradável, confortável e prazerosa, em jardins, gramados, debaixo das árvores ou nos quiosques.

Outro diferencial da biblioteca é que, em 2020, com o apoio da Fundação Dorina Nowill, começou a ser montado um espaço com acervo em braile e audiolivros para atender os leitores com deficiência.

Se você quer saber mais sobre a biblioteca, leia mais sobre o nosso projeto em nosso site. Para colaborar com os nossos programas, entre em contato conosco. 

compartilhar:

Receba nossas notícias